BrasileirasPeloMundo.com
5 Motivos Noruega

5 motivos para não morar na Noruega

5 motivos para não morar na Noruega

A Noruega (Norge), ou melhor, o Reino da Noruega tem nos últimos anos chamado atenção de muitos por liderar o rakning do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por ser um país muito pacífico alem ter paisagens encanadoras. Em 2017 estudos feitos por peritos internacionais e com apoio da ONU classificou a Noruega como o país mais feliz do mundo. Muita gente tem interesse e sonha em se mudar para essas bandas. Mas será que vale a pena? Como minha avó dizia “rapadura é doce, mas não é mole não”. Hoje eu vou mostrar 5 motivos para não morar na Noruega.

Idioma

Muita gente reclama de como o norueguês é difícil, e eu não estou aqui pra enganar ninguém: é difícil, mas tendo foco e dedicação, qualquer um consegue aprender qualquer coisa nessa vida, não é? Uns usam mais tempos que os outros, mas nessa brincadeira, você vai demorar, no mínimo, um ano e isso se dedicando muito, mas muito mesmo. Para ser sincera, o idioma em si pode até não ser tão ruim quanto os dialetos que se escutam Noruega afora. Quando você acha que venceu a barreira do idioma, descobre os dialetos!

Um detalhe cômico do idioma norueguês são as faltas de ar ou mini paradas cardio- respiratórias que certos noruegueses têm ao se comunicar. Eles dão uns suspiros do nada! Sério, tem gente que é hilário de ser ver! Quem mora aqui sabe bem do que eu estou falando.

Vindo com o inglês é bom, vai te ajudar, mas para viver e trabalhar tem de se aprender o norueguês. Agora é lei e as autoridades estão pedindo comprovação de que a pessoa tenha o curso de norueguês para receber o tão sonhado visto permanente.

Tempo

As estações do ano são super definidas na Noruega, um ponto positivo, certo? Mas não espere um super verão por essas bandas. Sol e calor raramente aparecem por aqui! Muitos noruegueses viajam no verão garantir pelo menos uma semana de sol em qualquer lugar do mundo.

A neve é linda, não? Linda até você mudar-se para cá e ter de acordar cedinho no frio de -20 graus para trabalhar, levar filhos para a creche, escola, etc. Só pra você sair de casa pela manhã você terá de sair pelo menos uns 15 minutos antes. Isso só para retirar a neve da calçada ou até mesmo desenterrar seu carro da neve; bom, isso se você não tiver garagem coberta. Mesmo com a garagem, muita gente tem certas áreas da sua casa coberta por neve que tem de ser retirada de uma forma ou outra. Muitos idosos pagam pessoas para fazer esse serviço. Meus meninos mesmo ganham uns trocados quando o fazem. Pesado é, mas é uma ótima forma de exercício físico carregar pás e mais pás de neve.

O inverno é muito cruel, pois está sempre escuro, acordamos no escuro e quando saimos do trabalho, já esta tudo escuro de novo. Temos poucas horas de luz do dia. O índice de pessoas que sofrem de depressão é alto e o fato do longo e escuro inverno também influencia bastante nisso.

Alto custo de vida

A Noruega é um país muito caro de se viver. Desde o aluguel, à compra de imóveis, compras em supermercados ou até mesmo uma visita a um restaurante. Qualquer coisa pode sair bem caro por aqui. Para se comer em restaurantes todo santo dia, só sendo rico! O salário aqui, comparando com o Brasil, é alto, mas nós pagamos impostos bem altos também. E com tudo tendo um valor tão alto, sobra-se pouco para gastar.

O fato é que quanto mais trabalhamos, mais impostos pagamos e a taxa de imposto varia muito de acordo com cada salário. Um médico, por exemplo, pode pagar até 50% de imposto, levando em conta que esse mesmo médico receba um salário anual super alto.

Para se comprar um imóvel temos de ter, no mínimo, 15% de egenkapital, que seria um valor de entrada para o banco liberar o empréstimo. Quando você vê o valor da casa em um anúncio, vamos dizer 3 milhões de coroas norueguesas, ela dificilmente será vendida a esse valor porque aqui leva quem paga mais! Eles têm o budrunde, que fica sendo um leilão entre os interessados. E isso pode fazer o valor de um imóvel aumentar bastante.

Alimentação

Esqueça o almoço e o jantar como os do Brasil: aqui o povo vive na base de pão. O almoço é a mesma coisa que um café da manhã. Você até pode comer um almoço tipo o do Brasil, mas isso se as suas sobras da janta tiverem sido grandes e você esquentá-las para o almoço no dia seguinte. No trabalho, todo mundo leva o seu matpakke (marmita de pão) pra todo canto, alguns têm até seus pães e frios em geladeiras no próprio trabalho.

Algumas pessoas até têm o costume de comprar uma salada no mercado para comer, mas comida quente só se for um noodle ou uma sopa de copo; esta é a mais dura realidade.

A janta em si é servida entre às 16-18 horas, mas isso varia muito, depende do costume de cada família. Muitas pessoas terminam seu trabalho entre às 15-16 horas, então quando a família está reunida no fim da tarde, eles jantam a única refeição quente do dia.

Leia também: Diferenças entre o Norte e o Sul da Noruega

Se você gosta de feijão, traga a sua panela de pressão ou então você levará horas para cozinhar seu feijão. Moro há quase 14 anos por aqui e nunca vi uma panela de pressão à venda. Feijão você acha tanto em lata como o comum, em várias lojas. O norueguês adora uma batata cozida, pão e suas pålegg (que seriam os frios para colocar no pão) todo santo dia. O pessoal não come mal não, os pães são ricos em fibras e bem saudáveis, mas quem vem do Brasil para cá estranha bastante no começo.

Saudades de quem ficou no Brasil

Nem tenho muito que escrever nesse ponto. A saudade sempre estará presente e essa sempre será uma consequência das escolhas que tomamos em nossas vidas! Em época de Natal sempre dá aquele saudade forte de quem ficou lá no Brasil, ainda bem que temos varias formas para nos comunicarmos hoje em dia! Não ter a minha família sempre presente no crescimento dos meus filhos e uma coisa bem chata mas que aprendi a lidar com o tempo. Aproveitando o post para mandar um feliz natal e ótimo ano novo a todos, principalmente quem eu deixei no Rio!

(Todas fotos foram retiradas do pixabay.com)

Related posts

Machismo na Noruega

Júlia Baldanza

5 razões para não morar nos EUA

Liliane Oliveira

5 motivos para não morar em Victoria, no Canadá

Priscila Carda

26 comentários

Julieny Camile Dezembro 27, 2017 at 1:11 am

Amo seus posts
Você se comunica muito bem. OBRIGADA PELAS DICAS ❤

Resposta
Michele Silva Dezembro 27, 2017 at 6:23 pm

Muito obrigada pelo elogio e carinho!!

Resposta
Maria Dezembro 28, 2017 at 10:08 am

Gostei muito da forma como você escreve. Feliz ano novo!

Resposta
Solange Dezembro 28, 2017 at 8:07 pm

Gostei muito do seu site. Quando eu falo dos pontos negativos da Noruega as pessoas dizem que estou reclamando de barriga cheia!
Temos dois pontos em comum… Eu tenho meninos gêmeos e tb trabalho com idosos(amooo).
Olha, panela de pressão tem sim, mas custa em média de 600-1000nok. São do tipo francesa.
Caso queira uma estilo brasileira, tem a venda em Londres. Eu viajo sempre a Londres para comprar produtos brasileiros e ir nos salões de beleza com profissionais brasileiros.
Fui passar o natal lá e voltei o tem a noite. Muito agito( levei as crianças) muita coisa para fazer com crianças lá!
Uma diversificação de restaurante brasileiros por toda Londres!
http://www.casadobrasil.org.uk/
http://fundacaobrasil.org.uk/ads/cabeleireiro-brasileiro-em-stratford-shopping-centre/
Tem uma churrascaria ( Piccadilly)
Preto rodízio SoHo.
Tem muitas outras tb, desde a mais simples até a mais sofisticada.
Um paraíso pra matar a saudades da feijoada e farofinha!

Resposta
Michele Silva Janeiro 26, 2018 at 6:40 pm

Vou anotar as dicas!! pois quero muito levar os meninos a Londres esse ano 🙂

Resposta
Solange Dezembro 28, 2017 at 8:11 pm

Esqueci… Sou carioca também!
Moro em Oslo desde 2009, mas na Noruega ja moro desde 2005.
Morei em Bergen, Bodø e agora Oslo.
Bjs e fique na paz;-)

Resposta
LEONARDO DALASUANNA Janeiro 26, 2018 at 12:34 pm

oi tudo bem
GOSTARIA DE IR MORAR AI
MAS VI Q É CARO
E EU NAO FALO INGLES NEM NORUEGUES

Resposta
Michele Silva Janeiro 26, 2018 at 6:44 pm

Pois e Leonardo sem inglês ja é dificil, sem norueguês fica mais complicado ainda!! você estuda?! tente um intercâmbio invista em si!! Estudando inglês fora você aprende super rápido e no futuro quem sabe ?!

Resposta
Michele Silva Janeiro 26, 2018 at 6:39 pm

Muito obrigada pelo carinho!! estava sem internet, depois viajando, doente de influesa em fim finamente respondendo e dando atencao aos leitores 🙂 eu tenho uma panela velha de pressao mas quase nao uso pois o costume de comer feijao foi ficando p/ tras. Espero q goste dos proximos posts!

Resposta
Thiana Martins Janeiro 31, 2019 at 4:10 pm

Ola Solange tudo bem com vc? Estou para me mudar para Oslo em Março, Mas tenho muito medo receio, duvidas, pois meu inglês e basicamente zero.Estou indo com um casal de amigos e 2 filhas terei casa e ajuda de custo por um tempo. Mas pretendo trabalhar e fazer um poupança.

Resposta
Alexandre Esposito Abril 3, 2018 at 2:58 pm

Bom dia, Michele. As pessoas falam inglês? Estava pensando em mandar um projeto para fazer parte da minha pesquisa na Noruega. Mas meu supervisor/orientador daí teria que ter o mínimo de diálogo plausível comigo hahahaha.

Resposta
Flavia Abril 16, 2018 at 10:27 pm

Para validar um diploma você sabe dizer se é muita burocracia?

Resposta
Leticia Raquel Maio 10, 2018 at 2:32 pm

Adorei o seu post! <3
Mas me resta mais uma dúvida de morar na Noruega, em questão de imigrantes, são bem recebidos? Ainda mais nós brasileiros de raça negra?
Abs.

Resposta
Brunada Silva Junho 1, 2018 at 11:33 am

Oi linda me fala como eh o processo com as crianças aí. as serão bilingues ou só falarão a língua dai

Resposta
Amanda Junho 12, 2018 at 8:48 pm

Na Ikea tem panela de pressão 🙂
Por mais que não esteja comendo feijão, é bem prática ainda pra carne etc

Resposta
Giulia Julho 30, 2018 at 3:52 pm

Oi Michele, adorei o post!

Me diz uma coisa, como que é pra conseguir trabalho por aí? Estou indo morar aí em Trondheim este ano com meu namorado que é norueguês 🙂 eu sou designer e falo inglês, estou aprendendo norueguês. Tens alguma dica?

Muito obrigada!!

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 1, 2018 at 2:09 pm

Olá Giulia,
A Michele Silva parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
arthur Agosto 12, 2018 at 1:36 pm

Ola michele, sou urologista no Brasil e quero muito me mudar. um dos países que cogitei foi a Noruega. vi que e enfermeira, sabe me dizer como e a revalidação de diploma na Noruega e como e a área de saúde.
grato

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 13, 2018 at 4:21 pm

Olá Arthur,
A Michele Silva parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Polyana Nielsen Outubro 31, 2018 at 1:14 pm

O coracao de qualquer idioma e o seu sistema verbal. A conjugacao de verbos em Noruegues e facilima. Em 3 meses se a pessoa memorizar as desinencias modo temporais, que por sinal nao mudam para cada pronome, a pessoa aprende o presente simples, passado simples e o futuro simples e com estes tres tempos verbais se comunica sem problemas. As pessoas que dizem que e dificil estao com certeza se referindo aos substantivos que possuem 3 generos. Mas assim como os gringos vao para o Brasil e de vez em quando mesmo depois de aprenderem o Portugues falam O MESA, A CABELO, etc, nao e anormal e nem um grande faux pas errar um artigo aqui e ali. O noruegues nao e tao dificil quanto o PORTUGUES, ESPANHOL, ITALIANO, FRANCES… e o seu sistema verbal ainda consegue ser mais facil que o sistema verbal do ingles. Discordo desta parte da lista. Com o resto eu concordei sem problemas. Eu sei que como professora de idiomas e mais facil para alguem como eu aprender um novo idioma, mas ainda assim, eu dou aula para brasileiras ha anos e elas aprendem os verbos rapidinho e se comunicam bem. Fazer uma lista de substantivos e saber mais de 800 palavras onde juntas elas ficam sem nexo nao adianta nada, a pessoa tem que aprender a usar os verbos pois com eles a comunicacao e promovida com sucesso.

Resposta
Rebeka Novembro 16, 2018 at 5:51 pm

“Moro há quase 14 anos por aqui e nunca vi uma panela de pressão à venda.” Em que parte da Noruega vice vive?! Você está precisando ir no IKEA, Kitchn, coop obs etc… o que mais tem é panela de pressão aqui! E bemmmm mais moderna e segura que as comuns no Brasil!

Resposta
Fernando Fevereiro 1, 2019 at 3:21 am

Olá, tenho muita vontade de morar na Noruega.
Estou em formação para ser professor/pesquisador de química. Você acha que é difícil conseguir emprego na Noruega como professor ou pesquisador?
O que devo fazer para conseguir um emprego na minha área, sabes dizer?

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 2, 2019 at 12:13 am

Olá Fernando,
A Michele Silva parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Noruega chamada Júlia Bandanza que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Daniela Fevereiro 24, 2019 at 1:50 am

@Poliana Nielsen você indicaria alguma escola para fazer intercâmbio ?

Resposta
Carlos Rubiano Abril 19, 2019 at 5:28 pm

Olá, Michele. Tudo bom ?

Parabéns pelo post. Completo de informações úteis que realmente me ajudaram. Obrigado pelo carinho com a gente, seus leitores.

Escuta, fiquei muito curioso para ter uma ideia do que se vende nos supermercados daí. Talvez seja uma boa alternativa para ajudar nos custos da alimentação pra quem curte cozinhar, ainda até pra quem pretende ir pra Noruega e economizar até se adequar ao padrão de alimentação daí. Como você disse do feijão, dos pães e até mesmo dos tipos de refeição você conseguiria fazer uma matéria mostrando o que se vende nos mercados daí inclusive comparando com o que é vendido aqui? Falando sobre verduras e legumes locais, tipos de enlatados, qual produto específico é mais consumido e o que todos ou a maioria mais gosta e sempre come. Que tal?

Obrigado mais uma vez pela sua dedicação nos posts pra mostrar um pouco mais daí pra nós!

Curti demais seus posts! Parabéns!

Até mais!

Resposta
Liliane Oliveira Abril 20, 2019 at 2:20 pm

Olá Carlos,
A Michele Silva parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação