BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Curiosidades Pelo Mundo

7 Croatas inspiradores que entraram para a história

7 Croatas inspiradores que entraram para a história

A Croácia é um país relativamente pequeno, todos sabem. E novo, já que antes pertencia a Iugoslávia e só nos anos 90 se tornou independente. No entanto, vários foram os croatas que influenciaram a sociedade e se destacaram nas mais diversas áreas, entrando para a história mundial. Vou falar sobre sete deles, e tenho certeza de que você já tenha ouvido falar sobre alguns. Olha só!

Nikola Tesla

O “cara” simplesmente desenvolveu o transmissor de ampliação com três bobinas, para gerar milhões de volts de eletricidade. Criou a Bobina Tesla, hoje vista em uso para entretenimento, em museus e centros de Ciências (em Zagreb, se localiza o Museu TécnicoTesla). Há indícios de que ele tenha feito pesquisas para invenção do raio x, antes mesmo do alemão Rontgen ter descoberto tal tecnologia. E quem foi Tesla? Considerado super ambicioso, mas pouco avançado para o seu tempo, Tesla nasceu de pais sérvios, mas fez seu nome e estudos praticamente todos nos EUA. Contribuiu para outras invenções tão importantes, como as lâmpadas de neon, o rádio e o motor de indução elétrica usando corrente alternada.

Slavoljub Penkala

O nome desse é difícil de pronunciar, mas o sobrenome com certeza deixa uma dica sobre sua invenção. Penkala lembra pen, caneta. O criador, nascido na Eslováquia mas que desde cedo adotou a capital Zagreb como sua cidade para viver, é reconhecido por inventar a lapiseira (ou lápis automático) em 1906, e no ano seguinte, a caneta-tinteiro. Além de tais criações, ele também ajudou na invenção da primeira garrafa térmica e no primeiro avião a sobrevoar a Croácia. Até hoje, a fábrica criada em sociedade com Edmund Moster, a Penkala-Moster, existe sob outro nome, a TOZ Penkala.

Grgur Ninski

Quem já visitou Split alguma vez, sabe que esse é um dos símbolos mais fotografados da cidade. Localizado em uma das entradas do palácio de Diocleciano, a estátua do bispo Gregory of Nin (nome em inglês) é disputada por turistas para tirar a melhor foto sob o melhor ângulo. A lenda é a seguinte: se você esfregar o dedão do pé da estátua, acredita-se que a pessoa terá muita sorte na vida. Eu, por garantia, sempre que passo por lá dou uma passada de mão pelo dedão do bispo, só por via das dúvidas (sabe como brasileiro é, né…). Brincadeiras à parte, esse bispo em especial ficou conhecido por se impor frente ao Papa da época e a introduzir a língua local (servo-croata) nos serviços religiosos e missas. Conseguiu, dessa maneira, espalhar o Cristianismo em terras croatas.

Leia também: Oportunidades de trabalho na Croácia

Governador Josip Jelacic (ou Ban Josip Jelacic)

Já na capital croata, a estátua mais conhecida é de um sujeito montado em seu cavalo com a lança na mão, bem no coração de Zagreb, na praça principal da cidade. Por volta de 1848, o governador liderou diversas campanhas militares para liberar a Croácia do domínio austro-húngaro.

Fausto Veranzio

Conhecido como Faust Vrancic, nascido na região de Sibenik, foi um líder do período Renascentista. Escritor, cientista e engenheiro, Veranzio (natural da República de Veneziana) ficou mundialmente conhecido por sua obra-prima Machinae Novae, que dentre feitos como sugerir soluções para poluição dos mares e o desenvolvimento da energia solar, inventou o primeiro paraquedas.

Marko Marulic

Poeta da era Renascentista croata (entre os anos de 1490 e 1500), nascido em Split, onde existe uma praça com sua estátua erguida, Marulic é considerado o maior de todos os tempos, e, apesar da maioria de seus poemas estar escrito em Latim, retrata com veemência toda a história da literatura local.

Leia também: Minhas percepções sobre minorias na Croácia

Ruder Boskovic

Nascido na região de Dubrovnik, foi um importante físico, astrônomo e matemático, por volta do século 18, e, dentre suas descobertas está a afirmação de que a lua não tem atmosfera (até deram o seu nome a uma cratera lunar). Foi professor de Matemática em Roma e ficou conhecido também por estudar as órbitas dos cometas.

Eu poderia listar inúmeros outros nomes das mais diversas áreas, mas vou deixar para um texto seguinte.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Related posts

Um ciclo que se fecha na Croácia

Nathália Nascimento

Tailândia- Songkran, o Ano Novo Tailandês

Dani Vidal

Dez curiosidades sobre a Romênia

Bruna Roland

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação