BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda

7 diferenças entre Limerick e Dublin

Quando eu era adolescente meu maior sonho era morar em uma capital, já que nasci em uma cidade de interior, em Santa Catarina. Curitiba, São Paulo, Londres, quanto maior a cidade melhor. Fui parar em Dublin, que nem se compara com uma São Paulo, por exemplo, mas para mim já era cidade grande e capital. Lá não durei nem 2 anos! Não sei explicar o motivo, mas nunca me senti 100% bem por lá e decidi voltar para o interior e estou mais feliz do que nunca.

Vou listar 7 diferenças entre a capital Dublin e Limerick, uma cidade do interior da Irlanda

1. A principal diferença, obviamente, é a tranquilidade que só quem mora em interior conhece. A minha cidade hoje é Limerick, a terceira maior do país, com 100.000 habitantes mas que ainda preserva traços de cidade pequena. Andar no centro, comer em restaurantes e participar das festas da cidade (Riverfest Limerick 2017) sem mil pessoas esbarrando em você é ótimo!

2. A segunda diferença é o valor dos aluguéis. Aqui na Irlanda o mercado imobiliário está em crise, temos muitas pessoas vindo e poucas casas disponíveis, o que torna o preço dos aluguéis extremamente alto. Em Dublin, um apartamento de 2 quartos em uma boa região não sai por menos de €1.500, segundo o www.daft.ie, já aqui em Limerick com esse mesmo valor conseguimos alugar uma casa de 6 quartos. Em cidades ou vilas menores o valor cai ainda mais. Uma coisa que acho legal aqui é que como o país é pequeno em área territorial torna-se completamente possível, para quem tem carro, trabalhar em uma cidade maior e morar nas vilas próximas e dirigir 30/40min até o trabalho, visto que a diferença no valor dos aluguéis é bem grande.

3. A terceira diferença é em relação a empregos. A região de Dublin é o pólo tecnológico do país, se você é da área de TI, Marketing e Tecnologia não vão faltar empregos por lá. Já a região de Limerick é mais industrial, tem várias empresas de máquinas farmacêuticas, pesquisa de materiais, etc, então se você for da área de engenharias talvez tenha maiores chances por aqui.

4. A quarta diferença, e essa é negativa, é a questão do transporte público. Em Dublin o sistema funciona muito bem, existe o Dublin Bus e também o LUAS (metrô de superfície) para dentro da cidade, e, além desses, tem o DART (trem) para as vilas próximas. Não existem linhas 24h, mas os horários são ótimos, com uma grande disponibilidade de linhas e horários. Já aqui em Limerick não temos a mesma sorte. O sistema de ônibus é bem precário, tanto em estrutura quanto em horários. Aqui perto da minha casa, por exemplo, temos ônibus apenas de 30 em 30 minutos. Então torna-se necessário ter um carro, ou morar perto do trabalho e ir a pé.

5. A quinta diferença, e essa é a minha preferida, é que estamos em uma região lindíssima, com fácil acesso a várias das paisagens mais lindas da Irlanda. Morar aqui é sinônimo de aproveitar o final de semana em vilas próximas, fazer trilhas, ir visitar o litoral, sempre com paisagens incríveis. Aquele bate e volta que te renova para a próxima semana! Nos arredores de Dublin também existem lugares muito bonitos para ir visitar, mas nenhum se compara com os que temos por aqui.

6. A sexta diferença é que, apesar de estarmos só a 2h de distância, aqui chove muito mais do que em Dublin. Essa foi uma grande decepção para mim, confesso. O clima aqui na Irlanda já não é dos melhores, com muito vento e falta de sol o ano inteiro, mas em Dublin a chuva não é tão constante como aqui, posso até afirmar que em alguns meses em Limerick peguei muito mais chuva que em mais de 1 ano em Dublin.

7. A sétima diferença, e acredito que isso seja do interesse da maioria, é em relação ao lazer. Dublin conta com muitas, mas muitas mesmo, opções de restaurantes, pubs, parques, shoppings, cinemas, teatros, etc, do que Limerick, e o interior de uma forma geral. Em Dublin temos acesso a 751 pubs, é praticamente 1 pub a cada 1.695 habitantes, fora o restante das opções, então o que não falta por lá é ter o que fazer. Já aqui em Limerick as opções são bem restritas, baladas mesmo, temos 1 ou 2.

Essas foram as principais diferenças que percebi desde que vim morar no interior, é claro que tudo depende do estilo de vida de cada um e do que cada um está buscando, não tem como dizer qual é melhor ou pior. Antes de tomar uma decisão, é legal ter bem estabelecidos quais são os seus objetivos e o que está buscando para a sua vida. Eu, particularmente, me sinto muito mais feliz vivendo aqui, mas de vez em quando sinto falta das opções que Dublin me proporcionava. Se bem que a vida é assim não é mesmo?! Abrimos mão de algumas coisas para nos realizarmos em outras.

Related posts

Irlanda – Tudo o que você queria saber sobre a mulher na Irlanda

Luciana Damasceno

Conheça 18 mulheres que fizeram história na Irlanda

Viviane Miranda

Outono na Irlanda

Bárbara Hernandes

2 comentários

Ingrid Dezembro 30, 2017 at 1:39 pm

sobre a segurança? Em Limerick parece mais seguro do que Dublin?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 31, 2017 at 2:37 pm

Olá Ingrid,
A Débora Bertling parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Irlanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação