BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo MundoJapão

7 motivos para apreciar o outono no Japão em um momento histórico

7 motivos para apreciar o outono no Japão em um momento histórico.

O Japão está se tornando um dos destinos mais populares do mundo e não é à toa. Seja pela arquitetura dos seus templos, natureza deslumbrante e pelo seu toque de modernidade, turistas do mundo inteiro planejam conhecer o país do sol nascente na época da floração das cerejeiras e esquecem de uma estação tão especial: o outono. Considerado um dos mais bonitos do mundo, o outono do Japão têm particularidades únicas. Veja, abaixo, 7 motivos para apreciar o outono no Japão em um momento histórico.

1. O clima se torna mais agradável

No dia 23 de setembro comemorou-se o dia do equinócio de outono (Shuubun no Hi 秋分の日), ou seja, o início do outono no Japão. A data é um feriado muito aguardado pelos japoneses, pois marca o fim do calor intenso e o encerramento da temporada de tufões. Pouco a pouco o clima quente e úmido dá lugar a dias mais agradáveis e amenos. É hora de dar um descanso ao ar-condicionado, abrir as janelas e se deliciar com o frescor do vento. A temperatura vai caindo aos poucos: em Tóquio, a temperatura média varia de 11ºC a 23ºC.

Foto: arquivo pessoal – parque em Tóquio

2. As árvores ganham um colorido especial

Assim como a contemplação das flores de cerejeiras na primavera (hanami), no outono pratica-se a contemplação das folhas coloridas (koyogari), costume esse praticado desde a era Heian (794 a 1185). De setembro a dezembro, de norte a sul, o Japão ganha um colorido especial em sua paisagem: são as folhas das árvores que variam do amarelo, laranja ao vermelho e tomam conta das paisagens. 

3. É a época da colheita

Outono é uma época muito aguardada pelos produtores rurais, pois é a época da colheita. É possível encontrar locais que oferecem a oportunidade de colher e degustar produtos direto do campo. Uma grande variedade de cogumelos, frutas (maçãs, uvas, peras, laranjas), legumes, arroz novo e peixes frescos invadem as prateleiras do supermercado e das lojas selecionadas. 

Foto: arquivo pessoal – comidas típicas servidas em restaurantes japoneses.

4. Experimentar a gastronomia milenar 

O washoku (comida japonesa tradicional) consiste no preparo da comida com ingredientes sazonais. Essa prática foi classificada pela UNESCO como um patrimônio cultural do Japão. Normalmente a refeição é servida com arroz e acompanhamentos individuais, tais como carne, peixe, salada, sopa de soja e vegetais. No outono muitos restaurantes apresentam cardápios selecionados enfeitados com folhas de outono e com produtos típicos da estação. 

Foto: arquivo pessoal

5. Momento ideal para planejar passeios

O Japão possui ¾ de seu território com superfície montanhosa. Dessa forma, muitos são os destinos indicados para contemplar o fenômeno do koyo (folhas coloridas). É o momento ideal para planejar passeios, visitar templos, fazer churrasco, caminhar na montanha, fazer piqueniques ou visitar um onsem (estação de águas termais). A lista de lugares recomendados para visitar nessa época é enorme, mas o bom do outono é que não é preciso ir muito longe para apreciar a estação. Diferente da época das cerejeiras que ocorrem, em média, em 7 dias, o outono dura o mês inteiro. Então, você tem tempo de sobra para planejar sua viagem. Acompanhe a previsão, programe o seu roteiro e boa viagem!

Leia também: Sete motivos para se apaixonar pelas cerejeiras no Japão

6. Período de reflexão

Assim como as flores de cerejeiras, as folhas de outono invadem a decoração nas ruas e nas casas. Inúmeros artigos de papelaria, louças, roupas, quimonos (vestimenta tradicional japonesa) e tudo que você possa imaginar ganham variações incríveis com o tema. Além disso, a data tem, também, um significado espiritual. Nessa época, as pessoas visitam os túmulos de seus parentes, oram pela prosperidade da família, agradecem pelas colheitas e pedem proteção para proteger-se do inverno que se aproxima. 

Leia também: O início de uma nova era no Japão

7. Época de festivais e de acontecimentos históricos

Para aproveitar o clima agradável e a beleza das paisagens, muitas atividades ao ar livre são programadas nessa época. Festivais acontecem nos templos e santuários para agradecer a época da colheita. Mas um evento, com certeza, chamará a atenção de todos.  Especialmente neste ano, acontecerá a cerimônia de entronização do novo imperador Naruhito, no dia 22 de outubro, quando 2500 pessoas de 200 países estarão presentes no evento. Por conta disso, os dias 21 e 22 de outubro serão feriado em todo o Japão. Não é à toa que a data foi planejada nessa época. O casal imperial percorrerá as ruas centrais de Tóquio com as folhas de outono emoldurando esse momento histórico e inesquecível no Japão.

Related posts

Japão – Fazendo e Contando Histórias do Brasil

Emilia Hanashiro

Dicas para morar no Japão

Juliana Platero

Brasileiros no Japão

Juliana Platero

1 comentário

Fernanda November 30, 2019 at 10:02 am

Estou aqui começando a planejar minha primeira visita ao país e agora estou decidida : vou no outono ! Obrigada por compartilhar sua visão dessa estação do ano !

Resposta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação