BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Japão

7 motivos para apreciar o outono no Japão em um momento histórico

7 motivos para apreciar o outono no Japão em um momento histórico.

O Japão está se tornando um dos destinos mais populares do mundo e não é à toa. Seja pela arquitetura dos seus templos, natureza deslumbrante e pelo seu toque de modernidade, turistas do mundo inteiro planejam conhecer o país do sol nascente na época da floração das cerejeiras e esquecem de uma estação tão especial: o outono. Considerado um dos mais bonitos do mundo, o outono do Japão têm particularidades únicas. Veja, abaixo, 7 motivos para apreciar o outono no Japão em um momento histórico.

1. O clima se torna mais agradável

No dia 23 de setembro comemorou-se o dia do equinócio de outono (Shuubun no Hi 秋分の日), ou seja, o início do outono no Japão. A data é um feriado muito aguardado pelos japoneses, pois marca o fim do calor intenso e o encerramento da temporada de tufões. Pouco a pouco o clima quente e úmido dá lugar a dias mais agradáveis e amenos. É hora de dar um descanso ao ar-condicionado, abrir as janelas e se deliciar com o frescor do vento. A temperatura vai caindo aos poucos: em Tóquio, a temperatura média varia de 11ºC a 23ºC.

Foto: arquivo pessoal – parque em Tóquio

2. As árvores ganham um colorido especial

Assim como a contemplação das flores de cerejeiras na primavera (hanami), no outono pratica-se a contemplação das folhas coloridas (koyogari), costume esse praticado desde a era Heian (794 a 1185). De setembro a dezembro, de norte a sul, o Japão ganha um colorido especial em sua paisagem: são as folhas das árvores que variam do amarelo, laranja ao vermelho e tomam conta das paisagens. 

3. É a época da colheita

Outono é uma época muito aguardada pelos produtores rurais, pois é a época da colheita. É possível encontrar locais que oferecem a oportunidade de colher e degustar produtos direto do campo. Uma grande variedade de cogumelos, frutas (maçãs, uvas, peras, laranjas), legumes, arroz novo e peixes frescos invadem as prateleiras do supermercado e das lojas selecionadas. 

Foto: arquivo pessoal – comidas típicas servidas em restaurantes japoneses.

4. Experimentar a gastronomia milenar 

O washoku (comida japonesa tradicional) consiste no preparo da comida com ingredientes sazonais. Essa prática foi classificada pela UNESCO como um patrimônio cultural do Japão. Normalmente a refeição é servida com arroz e acompanhamentos individuais, tais como carne, peixe, salada, sopa de soja e vegetais. No outono muitos restaurantes apresentam cardápios selecionados enfeitados com folhas de outono e com produtos típicos da estação. 

Foto: arquivo pessoal

5. Momento ideal para planejar passeios

O Japão possui ¾ de seu território com superfície montanhosa. Dessa forma, muitos são os destinos indicados para contemplar o fenômeno do koyo (folhas coloridas). É o momento ideal para planejar passeios, visitar templos, fazer churrasco, caminhar na montanha, fazer piqueniques ou visitar um onsem (estação de águas termais). A lista de lugares recomendados para visitar nessa época é enorme, mas o bom do outono é que não é preciso ir muito longe para apreciar a estação. Diferente da época das cerejeiras que ocorrem, em média, em 7 dias, o outono dura o mês inteiro. Então, você tem tempo de sobra para planejar sua viagem. Acompanhe a previsão, programe o seu roteiro e boa viagem!

Leia também: Sete motivos para se apaixonar pelas cerejeiras no Japão

6. Período de reflexão

Assim como as flores de cerejeiras, as folhas de outono invadem a decoração nas ruas e nas casas. Inúmeros artigos de papelaria, louças, roupas, quimonos (vestimenta tradicional japonesa) e tudo que você possa imaginar ganham variações incríveis com o tema. Além disso, a data tem, também, um significado espiritual. Nessa época, as pessoas visitam os túmulos de seus parentes, oram pela prosperidade da família, agradecem pelas colheitas e pedem proteção para proteger-se do inverno que se aproxima. 

Leia também: O início de uma nova era no Japão

7. Época de festivais e de acontecimentos históricos

Para aproveitar o clima agradável e a beleza das paisagens, muitas atividades ao ar livre são programadas nessa época. Festivais acontecem nos templos e santuários para agradecer a época da colheita. Mas um evento, com certeza, chamará a atenção de todos.  Especialmente neste ano, acontecerá a cerimônia de entronização do novo imperador Naruhito, no dia 22 de outubro, quando 2500 pessoas de 200 países estarão presentes no evento. Por conta disso, os dias 21 e 22 de outubro serão feriado em todo o Japão. Não é à toa que a data foi planejada nessa época. O casal imperial percorrerá as ruas centrais de Tóquio com as folhas de outono emoldurando esse momento histórico e inesquecível no Japão.

Related posts

Os efeitos da migração internacional sobre a saúde no Japão

Hasu Kikuchi

A primavera e o verão na Suécia

Semida Silveira

Declaração de Imposto de Renda no Japão. E agora?

Hasu Kikuchi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação