BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra

7 vantagens e 6 desvantagens de morar na Inglaterra

7 Vantagens e 6 Desvantagens de morar na Inglaterra.

Eu moro em Londres há 12 anos e durante esse tempo eu pude observar e vivenciar muitas coisas boas e não tão boas por aqui. Eu consolidei neste post as minhas experiências próprias com intuito de ajudar a quem gostaria de morar aqui ou quem tem curiosidade de saber como é a vida na Inglaterra. Tendo nascido e crescido no Brasil, é inevitável que o meu referencial de comparação seja o Brasil.

Vantagens:

  1. Segurança: não há violência por aqui como há no Brasil. Podemos sair na rua tranquilamente sem medo de ser assaltado, sem medo de sermos abordados no trânsito, podemos ir à praia sem nos preocuparmos com arrastões. Existe violência aqui? Sim. Existem vizinhanças mais perigosas que outras? Sim. Mas não é no mesmo nível como no Brasil. Eu me sinto muito segura andando pelas ruas aqui a qualquer hora.
  2. Impostos: pagamos impostos altos, mas vemos para onde o dinheiro vai. Ruas asfaltadas sem buracos e com iluminação adequada, um sistema de saúde público (gratuito para residentes legais) que é eficiente e organizado (National Health System, ou NHS), policiamento e ordem nas ruas, serviços sociais para pessoas desprivilegiadas, estradas e ruas bem sinalizadas, escolas públicas com ensino de qualidade, etc.
  3. Custo de vida: toda vez que vou ao Brasil fico horrorizada com o custo altíssimo de tudo: alimentação, moradia, roupas, sapatos, lazer, impostos, etc. Aqui, o nosso dinheiro vale mais, principalmente porque a inflação é baixa. Além disso, como eu falei no ponto anterior, temos mais retorno em relação aos impostos que pagamos. Outro ponto importante é que o custo de vida depende de onde você mora. Em Londres, por exemplo, é bem alto em comparação com outras cidades daqui.
  4. Cultura: há muitas opções de eventos culturais e para todos os gostos. Castelos, museus, shows, peças de teatro, festivais de dança, música e cinema, etc. Além disso, é claro, a própria história e ícones da história nos oferece infinitas opções de passeios. Por exemplo, um passeio super agradável é visitar a cidade onde Shakespeare nasceu, Stratford-upon-Avon.
  5. Organização: eu vejo que as coisas funcionam aqui. Transporte, serviços, públicos, trânsito, até passeatas e movimentos de greves são organizados! Existe ordem e não só em instituições públicas, mas também na maneira como os cidadãos gostam de ordem e fazem de tudo para mantê-la.
  6. Transporte público: aqui dá para viver tranquilamente sem ter carro. Os meios de transporte são eficientes, seguros e conectados. Ou seja, você consegue chegar a qualquer lugar pegando trem, metrô e ônibus. Sem contar que muita gente usa bicicleta aqui também – acaba sendo uma opção barata e saudável.
  7. Economia forte e estável: apesar da insegurança e dúvidas que a saída da União Europeia possa estar causando economicamente, o país está bem. Investimentos continuam sendo feitos – o que gera empregos, crescimento e outros benefícios para o país que afetam diretamente à população.

Leia também: Cinco cidades para morar fora de Londres e Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra.

Desvantagens:

  1. Clima: a maior parte do ano faz frio e o céu cinzento. A princípio, é tranquilo para se adaptar a isso, mas com o passar do tempo, aprendemos o quanto é importante ver a luz do sol e um céu azul para o nosso bem-estar e felicidade. Sem falar no frio que impera de novembro até o final de março.
  2. Custo de moradia: se você escolher morar em Londres, seus custos vão aumentar significativamente. Para te dar uma ideia, o preço que você pagaria por um quarto e sala em Londres, seria o mesmo que você pagaria em um apartamento de 2 quartos em outra cidade um pouco mais afastada.
  3. Validação do diploma: muitas profissões requerem que estrangeiros que se formaram fora daqui revalidem seus diplomas para que possam trabalhar aqui. Por exemplo, médicos, dentistas, advogados, engenheiros, etc. Isso leva tempo e custa caro.
  4. Mercado de trabalho: a grande concentração de empregos está em Londres. Os salários lá também são melhores, porém o custo de vida é mais alto. Existem muitas vagas em Londres, mas a competição é acirrada, pois há muitos imigrantes de todo o mundo tentando conseguir um emprego além dos próprios ingleses. Fora de Londres, a competição também ocorre, no entanto, é um pouco menor. O outro lado é que há menos vagas.  
  5. Regras: eu falei lá em cima sobre à ordem por aqui que é incrível. O lado negativo disso é que há muita burocracia, regras leis para estabelecer tal organização. Isso tudo muitas vezes nos tira a liberdade. Há câmeras de velocidade e câmeras de segurança em todo lugar – parece que estamos no Big Brother – leis que nos proíbem de construir qualquer coisa em terrenos nos quais somos donos sem termos autorização e por aí vai. Não há flexibilidade ou jeitinho em nada.
  6. Solidão: Os ingleses não são calorosos ou abertos como os brasileiros e fazer amizades por aqui pode levar muito tempo. Isso nos deixa de certa forma isolados e sozinhos quando nos mudamos para cá. Com o tempo, acabamos formando círculos de amigos com outros brasileiros ou estrangeiros. Acho isso uma vantagem, pois ampliamos nossa rede de amizades, abrimos mais a nossa mente e aprendemos muito com outras culturas.

Quer saber mais? Eu contei com detalhes como é a vida fora do Brasil e os altos e baixos de morar no Reino Unido no vídeo abaixo:

Como vocês podem ver, há aspectos positivos e negativos de se morar na Inglaterra. Isso acontece em qualquer lugar do mundo. O mais importante é que você seja feliz onde quer que você esteja. É uma questão de gosto e de valores, ou seja, o que é importante para que você seja feliz? O país que você quer morar te proporciona o que você está procurando?  

Acho que essas são reflexões importantes para quem está considerando mudar para outro país e ser feliz onde quer que seja.

Related posts

Apoio às Manifestações no Brasil pelo Mundo

Ann Moeller

Custo de vida no interior da Inglaterra

Juliana Brandão

Os mercados natalinos na Inglaterra

Juliana Brandão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação