Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Portugal»Dicas de passeio pelo bairro de Belém em Lisboa
    Portugal

    Dicas de passeio pelo bairro de Belém em Lisboa

    Lyria ReisBy Lyria ReisApril 24, 2015Updated:July 4, 20186 Comments4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Dicas de passeio pelo bairro de Belém em Lisboa.

    Você já foi a Belém? Há tanta coisa para ver por lá… O “Ver-o-peso”, as docas…

    Não… não é essa Belém! É Belém… mas em Lisboa!

    Nós já passeamos pela Baixa e hoje vamos passear por Belém.

    Belém é uma freguesia do concelho (município) de Lisboa. É uma das regiões mais visitadas da cidade e o local onde estão vários dos monumentos mais visitados de Portugal. Praticamente todos os turistas, mesmo o que ficam pouco tempo na cidade visitam Belém. Quem nunca viu uma foto da Torre de Belém? Quem nunca ouviu falar dos famosos pastéis de Belém?

    Então vamos lá. Se você estiver na Baixa, para chegar a Belém, você pode apanhar o elétrico 15 na Praça da Figueira. Demora uns 40 minutos. Próximo a Belém eu sugiro que você desça um pouco antes e continue a pé. Na praça Afonso de Albuquerque fica o Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República. Ao lado direito do Palácio fica o Museu dos Coches e ao lado esquerdo o Museu da Presidência da República.

    Aliás, se você gosta e tem tempo para visitar os museus, aqui tem vários! O Museu dos Coches, o Museu da Presidência da República, o Museu da Eletricidade, o Museu de Marinha, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu de Arte Popular, o Museu do Combatente e também o Centro Cultural de Belém onde está o Museu Coleção Berardo de Arte Contemporânea e um pouco mais acima, já no Restelo, o Museu de Etnologia. Em Belém também fica o Planetário Calouste Gulbenkian.

    Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

    Mas, continuando a nossa caminhada, vemos os guardas do Palácio em suas casinhas. Seguindo pela rua você já vai ver o Mosteiro dos Jerônimos.

    Continue caminhando e apreciando! Na rua de Belém fica a famosa Pastelaria de Belém. Se quiser, dê uma paradinha e coma um pastelzinho de Belém (ou mais, claro!). Continuando o passeio chegamos ao Mosteiro dos Jerônimos.

    Foi em 1496 que o rei D. Manuel I pediu à Santa Sé para construir um grande mosteiro à entrada de Lisboa e em 1501 começaram os trabalhos que só terminaram aproximadamente um século depois. Com o terremoto ocorrido em Lisboa em 1755, o mosteiro foi bastante destruído e só voltou a ser totalmente recuperado cerca de 100 anos depois. No Mosteiro você pode visitar a parte da igreja que é gratuito e a parte do claustro, paga. Para saber mais sobre o Mosteiro dos Jerônimos veja aqui.

    No mesmo edifício do Mosteiro ficam o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu de Marinha. Na praça em frente ao museu temos o jardim da Praça do Império com uma fonte luminosa e o Centro Cultural de Belém que tem sempre muitos eventos culturais.

    Leia também: como tirar o visto D7 para morar em Portugal

    Continuando o passeio atravessamos o jardim e encontraremos uma passagem subterrânea para se chegar aos outros monumentos que ficam do lado do rio Tejo. O primeiro e logo em frente é o Padrão dos Descobrimentos.

    A história desde monumento começa em 1940. O Padrão dos Descobrimentos, como o conhecemos hoje, foi inaugurado em 1985 como “Centro Cultural das Descobertas”. Tem o formato de uma caravela estilizada e nela estão esculpidas diversas figuras importantes da história portuguesa. Para saber mais informações sobre este monumento veja aqui.

    Lá de cima você tem uma grande vista sobre essa parte da cidade e pode ver também a Rosa-dos-Ventos.

    Esta Rosa-dos-Ventos foi doada pela República da África do Sul e inaugurada em agosto de 1960. É um grande mapa feito em pedra calcária preta e vermelha. Neste mapa estão representadas as principais rotas marítimas e as datas em que os portugueses chegaram àqueles destinos. Lá estou eu com meus pezinhos pertinho de Porto Seguro!

    Continuando no sentido da foz do rio Tejo vamos para a Torre de Belém! Uau, finalmente! Já que você vai ver a Torre de pertinho, vou te mostrar uma vista diferente dela.

    Gostou? Foi D. Manuel que mandou construir a Torre de Belém (sim, o mesmo do Mosteiro dos Jerônimos) em 1514. E para você não ficar com muita vontade de conhecê-la por dentro, eu mostro… só um pouquinho.

    Leia também: como abrir conta bancária em Portugal

    Para saber mais sobre a história e diversos aspectos relacionados à Torre de Belém veja aqui.

    Gostou do nosso passeio de hoje? Eu gosto sempre de andar por ali! E, se estiver cansado/a também pode simplesmente sentar-se a beira-rio e observar o seu movimento, deitar na grama para tomar um solzinho nos vários jardins que há por Belém e se estiver visitando Belém num primeiro ou terceiro domingos de cada mês, entre as 09h00 e 18h00, poderá visitar a feira de antiguidades, velharias e artesanato de Belém.

    Bom passeio!

    Textos relacionados

    • Dicas de passeio em Sintra
    • Sistema de Governo e eleições em Portugal
    • Reciclagem em Portugal é coisa séria
    • Preconceito e discriminação: você pode sofrer um dia
    • Custo de Vida em Portugal
    • Tipos de vistos para morar em Portugal
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    Belém Lisboa passear em Belém portugal Turismo em Portugal
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Lyria Reis
    • Website

    Lyria mora em Lisboa, Portugal. Tem graduação em Odontologia, especialização em Saúde Coletiva, mestrado em Comunicação em Saúde e doutorado em Psicologia. Atualmente é pesquisadora na área da Saúde Coletiva especificamente nos temas migrações e saúde. Também escreve sobre cultura portuguesa no Viver a Vida em Portugal.

    Related Posts

    Mães brasileiras em Portugal são reféns da maternidade

    October 17, 2022

    Turismo na Arábia Saudita – Roteiro em Jeddah

    September 10, 2021

    Huntington Library – Um sítio na cidade

    July 23, 2021

    6 Comments

    1. Ann Moeller on April 24, 2015 11:30 am

      Meu bairro preferido da cidade. Minha mãe nasceu e cresceu em Belém, morava em um beco perto da calçada da Ajuda e foi batizada no Mosteiro dos Jerónimos. Meu avô era fan do Belenenses e tinha a sua cadeira cativa para assistir aos jogos. Eu quando morava em Lisboa, estava sempre passeando por ai nos finais de semana e até depois das noitadas na 24 de Julho, íamos tomar o pequeno almoço em Belém, tenho fotos para provar rsrs..tive uma sessão nostalgia agora 🙂

      Reply
      • Lyria Reis on April 24, 2015 12:04 pm

        olá Ann,
        Que bom!!! 🙂
        Também gosto muito de andar por ali principalmente naqueles dias de sol e céu azul de Lisboa.

        Reply
    2. Roberta Vilaça Bordon Provenzano on April 24, 2015 11:32 pm

      Lugares maravilhosos! Obrigada por proporcionar a todos nós uma visita, mesmo que virtual. Quem sabe ainda nos encontraremos por estes lindos caminhos? Beijos mil! Saudades.

      Reply
      • Lyria Reis on April 25, 2015 11:30 am

        Olá Roberta!
        Que bom que gostou! Claro que nos encontraremos!
        E muito obrigada por comentar.
        Abraço e bjim! 🙂

        Reply
    3. Pequena Gi on May 6, 2015 7:05 pm

      Adorei o passeio. Já estive em Lisboa, mas não sabia sobre a feirinha em Belém. Vou tomar notas para preparar meu roteiro para a próxima visita 😀

      Reply
    4. Pingback: Portugal – Férias em Lisboa: Parque das Nações

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.