Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»A Mulher na Sociedade Pelo Mundo»De profissional a dona de casa na Suíça
    A Mulher na Sociedade Pelo Mundo

    De profissional a dona de casa na Suíça

    Silvia MarquesBy Silvia MarquesFebruary 16, 2016Updated:November 22, 20175 Comments4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De profissional a dona de casa na Suíça.

    No post de hoje, falarei sobre um tema bastante importante para as mulheres que estão realmente dispostas a se mudar para a Suíça, principalmente aquelas que não dominam bem o idioma do cantão para onde vão ou que pretendem ter filhos.

    A mulher suíça é educada da mesma forma que os garotos são educados. Enfim, as mulheres são preparadas e recebem as condições necessárias para se tornarem profissionais tão capacitadas, respeitadas e bem remuneradas quanto os homens. Porém, quando uma mulher se casa e tem um filho, a coisa muda um pouco de figura, para não dizer muito.

    O governo suíço incentiva que as mulheres casadas e mães de crianças pequenas não trabalhem fora, cobrando menos impostos da família. Algumas trabalham meio período, ou dois ou três dias por semana. A prioridade se torna o lar e a criação dos filhos.

    Podemos ver muitas mulheres empurrando seu carrinho de bebê com outra criança dando seus trôpegos passinhos no meio da manhã ou da tarde. A grande vantagem deste tipo de incentivo é propiciar as condições para uma infância mais feliz. As crianças são cuidadas por suas mães e isso é um investimento para o próprio país.

    100_0867
    Rio Limmat em Zurique.

    Por outro lado, muitas mulheres altamente competentes e apaixonadas por sua profissão precisam ou pelo menos são induzidas a deixar de lado sua carreira.

    Falar o idioma local do país para onde se muda é fundamental em vários aspectos. No dia a dia até que dá para se virar com um conhecimento básico. Entretanto, em se tratando de carreira profissional, a coisa é mais séria, ainda mais num país com 3 idiomas oficiais, como é o caso da Suíça. Para as mulheres estrangeiras que não dominam com maestria o idioma do cantão onde moram, o drama pode ser muito mais complexo. Dependendo da área de atuação, falar extremamente bem o idioma é fundamental. Professoras, terapeutas e médicas necessitam ter um entendimento profundo do idioma para exercerem sua profissão. Em suma: muitas vezes é a própria dificuldade linguística que impede mulheres brasileiras de obterem boas colocações no mercado de trabalho suíço, sem falar que muitos de nossos diplomas não são considerados na Confederação Helvética.

    Em um país onde os serviços são muito caros e a maioria das pessoas precisa tomar conta da casa sozinha, ter alguém sem trabalhar fora pode ser muito útil para a família, mas ao mesmo tempo, frustrante para a mulher que abre mão de exercer a sua profissão, ganhar o seu dinheiro e manter uma maior autonomia.

    Se você faz o tipo hiperativo, que leva a carreira bem a sério, que ama trabalhar e não abre mão da sua independência financeira, pense bem antes de ser mãe na Suíça. Na verdade, toda mulher deveria pensar muito bem antes de ter um filho em qualquer país.

    Se por um lado viver na Suíça parece um sonho, é muito importante manter os pés bem fincados no chão pois apesar de todas as belezas que o país oferece, talvez não seja a melhor opção para quem deseja crescer profissionalmente. A não ser que você atue no setor bancário, a menina dos olhos da Confederação Helvética. Inclusive, os bancos suíços são lindos!

    Enfim, antes de tomar qualquer decisão, pense bastante e pese prós e contras para fazer ou pelo menos tentar fazer a escolha mais acertada, levando em conta os seus projetos pessoais, aspirações, temperamento etc. E claro, leia os demais artigos sobre a Suíça aqui no blog para saber mais a respeito do país e de suas nuances!

    Você mora na Suíça, é profissional e é mãe? Então deixe pra gente um comentário a respeito de como é a sua vida por aí.

    Até a próxima!

    Textos relacionados

    • O lado B da Suíça
    • Curiosidades sobre a Suíça
    • Aproveitando a Suíça no inverno
    • Dicas para quem vai visitar a Suíça
    • Dicas de turismo na Suíça
    • O custo para montar a sua casa na Suíça
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    como é a vida na suíça morar na Suíça suica
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Silvia Marques
    • Website

    Sílvia é paulistana, escritora, professora universitária e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Está preparando as malas para viver em Baden, Suíça.

    Related Posts

    Sobre ser mulher no Egito

    April 27, 2021

    Enfermeira Imigrante em Nova Iorque

    March 13, 2021

    Mulher americana: ontem e hoje

    March 8, 2021

    5 Comments

    1. Bianca on March 20, 2016 5:57 pm

      ótimo texto…. eu estou me preparando para encarar a vida de dona de casa na Inglaterra. Embora fale o inglês fluentemente e não tenha ficado sem trabalhar e ser independente nos últimos 10 anos, vou pelo menos tentar me adaptar a nova vida.
      Sempre bom saber que não estamos sozinhas e que esse é um desafio em qualquer lugar do mundo. 🙂

      Reply
    2. Sil on July 5, 2017 9:01 pm

      Óptimo texto mesmo. Estou a morar na Suíça há 1 ano e 3 meses. Tenho duas filhas, 4 anos q nasceu em Portugal e outra com 1 ano e 1 mês que nasceu aqui na Suíça na parte Romande.
      Morei em Portugal 9 anos e trabalhei na minha profissão, a qual amo muito muito. Mas, aqui é difícil conciliar maternidade e profissão. Tenho francês de compreensão ainda…
      Mas, o pior é que deixar minhas filhas com quem? Aonde? As creches públicas aqui onde moro não existem e as particulares são caríssimas . Não compensa trabalhar fora e pagar uma diária dee, aproximadamente, 120,00 Francos (para mim seria 2X120 =240) por DIA. Sem falar na perda dos benefícios que ocorre quando uma mãe trabalha a 100% – existe uma reportagem sobre isso: Valores e decisões para mães que trabalham fora. No resumo desta, o estudo diz que não compensava. Claro que vai variar o valor que se ganha … mas no geral não compensa realmente.
      Eu AMO a Suíça. Mas, é algo acri-doce.
      Para quem quer conciliar profissão e maternidade… tem mesmo que pensar muito.
      Bom, falo por mim: Amo minhas filhas e este sacrifício é por elas. Eu fico no segundo plano. No futuro quero trabalhar a 50%. O difícil vai ser deixá-las com alguém. ..

      Reply
    3. Pingback: Mudar para a China – recomeçar ou reinventar a vida? – Huawen

    4. Marina Lepiane on September 4, 2019 4:16 pm

      E a questão de locais como brinquedotecas, serviço de recreação, escolas de idiomas e entretenimento infantil, alguém que more na Suiça, em especial em Zurique, saberia contar como funciona? Outra dúvida que tenho e que gostaria que o “Brasileiras pelo mundo” abordasse seria sobre a questão de validação de diplomas e m países como a Alemanha, Suiça, Itália. Em especial, gostaria de mais informações sobre diplomas de licenciatura. Obrigada!!

      Reply
      • Liliane Oliveira on September 6, 2019 6:09 pm

        Olá Marina,
        A Silvia Marques parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Suíça chamada Lucia Bastos que talvez possa te ajudar.
        Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
        Quando ao tema validação de diplomas, tudo vai depender da área de atuação. De qualquer maneira, aproveitamos para encaminhar abaixo um link com artigos já publicados sobre o assunto.
        https://brasileiraspelomundo.com/?s=Valida%C3%A7%C3%A3o+de+diploma
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.