Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Curiosidades Pelo Mundo»Valentine’s Day Pelo Mundo
    Curiosidades Pelo Mundo

    Valentine’s Day Pelo Mundo

    Ann MoellerBy Ann MoellerFebruary 14, 2014Updated:July 20, 20172 Comments8 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Hoje em dia, o Valentine’s Day está se tornando cada vez mais popular em vários países. A idéia está se tornando tão comercial, que o mercado para tal cresceu muitíssimo nos últimos anos. Flores, cartões e chocolates são os presentes mais populares entre os enamorados. Mas e pelo mundo, como será que o dia de hoje é celebrado?

    Inglaterra

    Aqui na Inglaterra é o típico “Dia dos Namorados” no Brasil, e é comemorado com presentes e jantares especiais, tanto que aparecer em algum restaurante sem reserva hoje à noite, a chance de conseguir uma mesa é quase nula. As vitrines das lojas se transformam nas semanas anteriores e parece competição para ver qual vitrine tem o maior “coração vermelho” . A venda de cartões também é enorme e a corrida para comprar flores, que triplicam de preço hoje, é claramente vista em qualquer lugar do país. Até algumas escolas permitem que as crianças não usem uniforme e sim roupas normais, mas com algo vermelho. Os menorzinhos que ainda estão no Jardim ou no Pré também trazem para casa algo feito por eles, como cartõezinhos e colagem muito fofos. O dia de hoje se transforma numa espécie de “sweet bubble” (bolha doce), com os casais vivendo vários momentos apaixonados. Leia mais sobre a Inglaterra!

    Dinamarca

    “Aqui o Valentine’s Day é algo muito comercial. Comercial, mesmo. Os dinamarqueses parecem dar zero importância a essa comemoração importada, que é inclusive nova por aqui – a comemoração chegou por aqui no ano 2000.  O que mais vejo são anúncios por todos os lado, tentando despertar o interesse das pessoas pelo Valentinsdag: “Husk Valentinsdag” (lembre-se do Dia dos Namorados) é o cartaz que se vê em todas as lojas, desde a semana passada. No mais, é uma data sem muita importância, mesmo porque um em cada 3 dinamarqueses são solteiros/divorciados/sem parceiro.” (Cristiane Leme). Leia mais sobre a Dinamarca!

    Bélgica

    Aqui na Bélgica a data é comemorada, os restaurantes ficam lotados, assim como os cinemas e peças de teatro. Buquês de flores e caixas de chocolates ganham suas embalagens temáticas e as lojas suas decorações com corações. Porém nenhum grande alvoroço e se você está na solterice (como eu) ou não é muito chegado nessas comemorações, dá para se passar quase desapercebido! (Bia de Noronha) Leia mais sobre a Bélgica!

    Filipinas

    O Valentine’s Day é celebrado com bastante entusiasmo na Ilha de Lost. Corações se tornam parte da decoração dos – lotados – restaurantes, as pessoas trocam presentes e frases como “sharing the love” e “love is in the air” tomam conta de vitrines. Inclusive, a gerência de muitos escritórios preparam mimos para os seus funcionários, distribuindo chocolates, rosas ou doughnuts. Quando cheguei, tinha uma caixinha de chocolates belga em cima da minha mesa – um mimo meigo. Desejo a todos um ótimo dia! Espero que esse seja apenas um dia, entre os tantos do ano, que se celebra o amor! (Tati Sato) Leia mais sobre as Filipinas!

    EUA

    Assim que entramos no Ano Novo, percebemos que a decoração nas lojas começa a mudar de cor. A cor pink e vermelha tomam conta, com milhares de cartões, corações, ursinhos, e muitos doces e chocolates! Afinal, nada como uma data comemorativa nos EUA para que se vendam muitas balas e chocolates!!! Hoje é o dia dos casais namorarem, dos restaurantes ficarem lotados, dos pedidos de casamento acontecerem –  e o motivo de muita gente fazer aniversário em novembro! Mas aqui nos EUA, diferente do Brasil, não somente os casais comemoram. Hoje é dia de celebrar seu amor pelos seus amigos também. As crianças passam dias preparando os cartões para os amiguinhos, muitos levam doces, balas e pirulitos como presentes na escola. Esta  data aqui é muito comercial. Mas é possível se distanciar um pouco da loucura do consumo e criar um momento de celebração do amor na sua família. Afinal, todos os doces, presentes e cartões desaparecem com o tempo, mas as memórias destas datas permanecem conosco! E como disse minha filha no cartão que ela escreveu para mim hoje – “Mummy, love is in the air today!” Happy Valentine’s Day!  (Mônica Bateman) Leia mais sobre os EUA!

    Holanda

    Valentine’s Day não é ainda uma data super importante ou concorrida na Holanda. Não vejo aquele bombardeio de comerciais que instigam o consumo voraz e nem ninguém correndo desesperadamente para comprar um super presente . Algumas lojas tem uma pequena seção que vende miudezas ( chocolates, cartões, etc) voltada para a data, mas nada apelativo. Para aqueles que aderiram á comemoração, ainda os presentes mais populares são flores, chocolates e cartões. Aos poucos, muito aos poucos a Holanda vai aderindo ao Valentine’s Day. (Cíntia Beatrice) Leia mais sobre a Holanda!

    Cingapura

    “O dia de São Valentim em Cingapura, é comemorado com casais fazendo refeições românticas durante o dia, desde o café da manhã até o jantar. As regiões de Marina Bay, Boat Quay e Clarke Quay ficam ainda mais lotadas, os rooftop bars cobram valores muito maiores para reserva nesta data e muitos hotéis ficam lotados. E por toda a cidade é possível ver arranjos de flores, bexigas em formato de coração vermelho, pessoas vendendo botões de rosa vermelha, casais vestidos iguais. Mas também há muitas celebrações entre amigos que são solteiros, no fim das contas é sempre bom celebrar o Amor, não é mesmo! E este ano, um fato curioso por aqui, um total de 243 casais  estão casando-se hoje, 14 de fevereiro de 2014. Há uns que dizem que isto é devido hoje também ser o 15º dia do Ano Novo Lunar “Yuan Xiao Jie” , ou seja, felicidade em dobro. Feliz Dia de São Valentim para todos!!!”(Juliana Silva) Leia mais sobre Cingapura!

    Índia

    Aqui na Índia algumas lojas investem sim em decoração e no dia dos namorados casais saem para jantar, trocam presentes e as ruas ficam cheias de vendedores de flores e balões em formato de corações. Mas quem não tem namorado pode se divertir nas boates de Mumbai onde são decoradas com o tema e todos se divertem ao som de músicas famosas do momento e o cupido pode sim unir quem está à procura de um grande amor. (Joice Santos). Leia mais sobre a Índia!

    Polônia

    Na Polônia, Valentine’s Day é Walentynki. E seguindo a tradição ocidental, essa foi uma data incorporada após a abertura socialista, em 1989. Nesse dia, é comum os namorados trocarem cartões com declarações de amor, presentes tradicionais como pelúcias, chocolates e velas, com motivos e em formato de coração ou cupidos, além de muitas flores, sobretudo rosas. Há muitas ofertas de pacotes especiais para celebrar a data com a pessoa amada em resorts, restaurantes e hoteis. Muitos casais vão até a cidade de Chełmno (cerca de 250km a noroeste de Varsóvia), participar do “Walentynki Chełmińskie” – que pode durar até 4 dias – e é uma das maiores celebrações do Walentynki na Polônia, realizada anualmente desde 14 de Fevereiro de 2002. O auge da celebração na “cidade do amor” -como é conhecida – é a missa onde há a exposição das relíquias preservadas (datadas provavelmente da Idade Média) de São Valentim, na Igreja de Santa Maria (antiga igreja paroquial principal da cidade, construída entre 1280-1320). (Vivian Kulpa). Leia mais sobre a Polônia!

    México

    Amáveis, festivos e generosos é como eu e a maioria dos estrangeiros que tiveram a oportunidade de viver algum tempo nestas terras definem os mexicanos. É notável suas demonstrações de carinho e também o anseio de sentir-se querido. Talvez isso explique porque o dia de San Valentin é tão festejado no país, ainda que não faça nenhuma reverência a cultura mexicana o amor ultrapassa fronteiras e festejá-lo é motivo para todos os seres humanos e civilizações. No final de janeiro as vitrines, ruas e centros comerciais se “vestem” de corações, cupidos e tudo que possa simbolizar o amor. Antigamente era mais comum os homens presentearem as mulheres, atualmente já é comum a troca entre ambos e flores, ursos de pelúcia, chocolates e joias se destacam entres os presentes preferidos. Os restaurantes ficam lotados e com clima romântico . Mesmo a data sendo bastante comercial se encaixa muito bem a personalidade dos mexicanos. Já quase esquecido no meio de tantas opções de presentes um ditado popular: “De amor, não compre!”. (Flávia Zahn). Leia mais sobre o México!

    Grécia

    Com toda energia de Afrodite, a deusa grega do amor, Atenas é uma cidade romântica e perfeita para se passar o Valentine’s Day. Assim como Halloween, o 14 de fevereiro não era muito comemorado por aqui antes, mas o movimento dos casais nesse dia tem aumentado a cada ano e os restaurantes são bem disputados na data. Para quem quer fugir do óbvio, a boa pedida é escolher um dos muitos morros pela cidade para apreciar a vista e aproveitar o céu estrelado a dois. Filopapo e Licabeto ficam no centro de Atenas e são facilmente “escalados”. O Licabeto tem uma igrejinha no topo onde muitos casamentos são realizados. Para os casais com mais disposição, o Templo de Poseidon, em Sounio, a pouco mais de uma hora da capital, tem uma vista sensacional, bom lugar para se pedir alguém em casamento inclusive. (Clarissa Gaiarsa). Leia mais sobre a Grécia!

    E vocês, Brasileiras Pelo Mundo, como celebram o dia de hoje?

    Happy Valentine’s!

    Textos relacionados

    • Dia de Finados na Polônia
    • Natal em tempos de guerra
    • O medo da mudança
    • Passatempos que os ingleses gostam
    • Países para morar fora do Brasil
    • Violência doméstica e contra a mulher pelo mundo
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    inglaterra
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Ann Moeller
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Ann é paulista de Santos e mora na Europa desde 1990. Morou em Lisboa por 6 anos onde estudou Engenharia no Instituto Superior Técnico, Dusseldorf, na Alemanha por 6 meses, 24 anos na Inglaterra e desde 2020 está na Polônia. É criadora & editora chefe da plataforma colaborativa Brasileiras Pelo Mundo/BPM. Recebeu o Brazilian International Press Award em 2013 na Categoria Evento Comunitário, pelo I Encontro das Brasileiras Pelo Mundo e já organizou vários Encontros do BPM em Londres e em Stuttgart, na Alemanha.

    Related Posts

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022

    7 segredos sobre a dieta japonesa

    September 24, 2021

    2 Comments

    1. Ana Carina on February 15, 2014 3:09 pm

      Ann que lindooo seu texto, é muito amor!!!!
      Aqui na França, eu pude ver durante esses dias muitas vitrines e lojas com corações, e principalmente as lojas de chocolate e as floriculturas.
      Mesmo sendo o país do Amor, os franceses não demonstram tanto assim seu amor pelas ruas, eles não se beijam tanto em público e muitas vezes os casais nem dão as mãos.
      Mas ontem vi muitos casais de mãos dadas, muitos homens com flores e muitos casais s beijando publicamente, foi realmente um dia dia romântico!!

      Reply
    2. Ana Cristina Kolb on February 24, 2014 2:46 pm

      Interessante ver como em diferentes paises esta data é comemorada, aqui na Suica francesa, posso dizer que é comemorado pouco. algumas lojas mostram lembrancinhas cartões chocolates e flores e mencionam a data, mas entre os casais que conheço, ninguem realmente comemora. Acho que é visto como algo muito comercial, e são mais os jovens que comemoram, ja que os adultos, são mais práticos em termos de declaração de amor! rsrsrsrrs Namasté e muito bom a iniciativa de escrever sobre este tema com colaboração de vários paises. 🙂

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.