Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»França»Hábitos que adquirimos na França – parte 1
    França

    Hábitos que adquirimos na França – parte 1

    Lilian MoritzBy Lilian MoritzOctober 20, 2017Updated:October 21, 20176 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: pixabay.com
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Marcela já escreveu sobre a mudança de  hábitos na França em outubro 2016. Eu posso dizer que depois de 3 anos e meio na França, realmente passamos a assimilar alguns hábitos franceses, muitas vezes sem perceber e outras vezes é quase uma imposição.
    Listei 12 hábitos que adquirimos desde que estamos aqui, como ficou muito grande, dividi em duas partes.

    Segue a primeira parte:

    1-Respeito à horários e compromissos

    Foi um pouco difícil se acostumar com as regras daqui, mas não teve jeito.
    Funciona da seguinte maneira: Se você tem um compromisso às 15h, vai começar às 15h, (no máximo 15:15h). E se você chegar mais de 1h atrasado (hábitos brasileiros), perdeu o compromisso e ainda será considerado uma falta de respeito com a pessoa em questão.
    Pode ter certeza que ninguém vai achar normal, pelo contrário. E se você ouvir de um francês, “isso é coisa de brasileiro”, isso não será nenhum elogio. A pontualidade vale para reservas de restaurantes, aniversários, lanches, almoço/ jantar em casa de franceses. Se por acaso você atrasar ou não puder ir, você deve ligar para avisar, e não deixar as pessoas simplesmente esperando, como acontece no Brasil algumas vezes.

    2-Consultar a meteorologia antes de sair ou programar uma viagem

    Eu achava super estranho toda vez que falava com um francês de Clermont por telefone, a primeira pergunta era sobre a meteorologia (meteo). Não entendia porque tamanha importância e às vezes achava que era falta de assunto. Doce engano. Aqui realmente precisamos saber e ver a meteo antes de sair ou programar uma viagem. O motivo?
    De manhã pode fazer -2 graus e a tarde 15 graus, por exemplo; ao mesmo tempo que no verão pode fazer um dia com 32 graus de temperatura máxima e no dia seguinte 20 graus.
    A temperatura varia muito não só durante a semana, como durante o dia. Se eu me vestir hoje baseado no tempo de ontem, corre o risco de morrer de calor ou de frio. Depois de errar algumas vezes e depois de fazer a mala errada para um final de semana, aprendemos a não sair de casa sem olhar a meteo.

    3- Usar ” roupas cebola “

    Como falei, podemos sair de casa com 5 graus e durante o dia chegar aos 20 graus. Nesse caso fica difícil escolher a roupa. A solução? Roupas “cebola”, ou seja, usar camadas de roupas e a medida que for esquentando ou esfriando, você coloca ou tira uma camada. É super comum você ver um francês com 3 ou 4 camadas de roupa. E eles dão logo o conselho para quem chega: várias camadas é a melhor solução.
    Além da grande variação de temperatura durante o dia todos os lugares são bem adaptados ao frio, tudo tem aquecimento, ou seja na rua pode fazer -6 graus e dentro das lojas, dos escritórios em torno de 20–23 graus.

    Fonte : pixabay.com
    Fonte: pixabay.com

    4- Chapéu e óculos escuro nas crianças

    Uma das coisas que me chamou atenção quando chegamos por aqui, foi que o sol me incomoda mais do que no Brasil. E independente da temperatura, é só o sol aparecer que as crianças saem na rua de chapéu/boné e óculos escuros, inclusive na escola. Na escola da minha filha é super normal a maioria das crianças chegarem e saírem para o recreio de óculos escuros e chapéu. É até uma indicação da escola por causa do calor e do sol, às vezes solicitam até mesmo levar protetor solar. O uso do óculos não é só no verão, no inverno também; tanto que há dias que a temperatura pode variar entre  0-4 graus, mas o dia está lindo e o sol brilhando. Assimilamos bem isso, principalmente o chapéu.
    Quando fomos ao Brasil de férias em agosto, estava sol e a minha filha saiu de chapéu e óculos. Os óculos são difíceis de manter, mas o chapéu ela não tira. Algumas pessoas falaram que ela parecia uma francesa por sair de chapéu, uma atitude que para nós se tornou comum e necessária.

    5- Spray de vapor d’água na canicule

    A tradução de canicule é “onda de calor”. São  episódios de forte calor por um período prolongado e realmente é insuportável. Não dá para sair de casa, você se sente sufocado. Às vezes, em casa também é complicado pois a maioria das casas e apartamentos não tem ar condicionado. Aqui muitos lugares, inclusive escolas e locais de trabalho, não são adaptados ao forte calor. Na verdade a calor nenhum. Quando estamos na canicule, a previsão do tempo na TV é focada nisso. A França é separada por zonas de alerta de canicule e forte calor. A primeira vez que vi alerta de canicule, com máxima de 33 graus na minha região, achei estranho, mas esses 33 graus, para um lugar seco e sem vento, é infernal.
    E o spray de vapor d’agua foi uma prática que assimilamos logo. No verão aqui, não tem como sair de casa sem o spray de vapor d’agua na bolsa. Nada mais é do que um spray de água da fonte que borrifamos para refrescar adultos e crianças.

    6- Queijos ou derivados nas refeições

    Como falei no texto sobre o efeito da cantina da escola, o queijo ou derivados faz parte da alimentação francesa durante as refeições principais. E este foi um hábito que adquirimos em casa também. Sempre que possivel a sobremesa é um iogurte ou fromage blanc e quase todos os dias tem um pedaço de queijo para comermos durante as refeições.

    Como é no país que você mora? Muitos hábitos diferentes? Já assimilou algum?
    No próximo mês tem mais!

    Textos relacionados

    • Preparativos do Natal na França
    • Verão no Auvergne e arredores
    • Cruzeiros com crianças
    • Primavera francesa em Auvergne
    • Termos e expressões francesas usadas pelas crianças
    • Início da alfabetização em francês: como fica o português?
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    Franca habitos regras
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Lilian Moritz
    • Website

    Lilian é engenheira química, nascida em Belo Horizonte e criada no Rio de Janeiro. Mora em Clermont Ferrand, na França, com o marido e a filha desde 2014 por conta do trabalho. Apaixonada pela cidade e pela cultura francesa, adora viajar e conhecer novos lugares em família .

    Related Posts

    Como enfrentar essa onda de negatividade global

    September 20, 2021

    As férias do improviso

    August 11, 2021

    Você, sendo você mesma

    July 16, 2021

    6 Comments

    1. Monica Paraiso Berge on October 22, 2017 9:27 am

      Muito bom!
      Acredito que o texto vale para a maioria dos paises europeus. Aqui na Inglaterra so nao se encaixa o quesito sol, ja que este so aparece no verao e olhe la…rsss.
      Obrigada por compartilhar!

      Reply
      • Lilian Moritz on October 27, 2017 9:35 pm

        Obrigada Mônica!!!
        Que bom que gostou do texto, espere a segunda parte!!!
        Realmente alguns hábitos devem ser válidos em varias países na Europa
        Bjs

        Reply
    2. Marcella Delfraro on November 1, 2017 9:07 pm

      Oi Lilian !
      Essa mania de olhar a meteorologia antes de sair de casa eu ainda nao peguei ! Mas confesso que ja tiveram dias em que me arrependi de nao ter olhado… Me lembro uma vez que choveu na saida do trabalho e eu estava sem guarda-chuva… Dai o meu colega me olhou com um ar de reprovação dizendo: “ué, vc nao viu na meteorologia que eles anunciaram chuva pra hoje no final do dia ??”

      Reply
      • Lilian Moritz on November 3, 2017 8:27 pm

        Oi Marcella,é assim mesmo todos no trabalho se baseiam na meteorologia. não saio de casa sem olhar a meteo, até a roupa para vestir é baseada nisso. Vc sabe bem que de manhã pode fazer 5 C e depois do almoço 20C….
        bjs

        Reply
    3. Regina Machado on November 9, 2017 12:10 am

      Parabéns Lílian pelo texto. Ótimas observações sobre o modo de viver em Clermont Ferrand.

      Reply
      • Lilian Moritz on November 13, 2017 9:07 pm

        Obrigada Regina
        Este mês tem a segunda parte .
        Depois diga o q achou
        Bjs

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.