Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Croácia»Um ciclo que se fecha na Croácia
    Croácia

    Um ciclo que se fecha na Croácia

    Nathália NascimentoBy Nathália NascimentoNovember 24, 2017Updated:November 24, 20172 Comments4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    No dia 29 de setembro de 2017, exatamente 3 anos após eu ter começado a estudar na Faculdade de Tecnologia Têxtil na Universidade de Zagreb, na Croácia, defendi minha tese final de curso e me tornei uma engenheira têxtil.

    Lembro-me muito bem do primeiro dia na faculdade. A única pessoa que eu conhecia era a professora responsável pelos alunos internacionais, que havia me auxiliado durante todo o processo de transferência da universidade brasileira em que eu estudava para a minha nova universidade croata. Além dela, eu não conhecia ninguém. Mas esse era o menor dos meus problemas na época. O que me assustou muito mais foi o fato de que eu não entendia absolutamente nada do que os meus novos professores e colegas falavam em croata. Mil pensamentos começaram a passar pela minha mente, o primeiro deles foi o que algumas pessoas me falaram quando lhes contei que havia decidido continuar minha faculdade na Croácia: “Tem certeza que você vai conseguir acompanhar o curso?”.

    Eu duvidava, e muito, de mim mesma, se conseguiria acompanhar as aulas, já que todas as matérias eram em croata e eu havia chegado na Croácia somente oito meses antes do início das aulas na faculdade. Eu sabia manter uma conversa básica em croata e havia terminado somente o primeiro nível (A1) no curso da língua, mas precisaria de um nível muito mais alto e muito mais vocabulário, principalmente técnico, para acompanhar as aulas. A minha sorte era que as matérias do primeiro semestre não demandavam muito vocabulário, como Cálculo, Química, Física, Mecânica e Estatística, mas, mesmo assim, eu precisaria assistir às aulas para ter um bom resultado nas provas durante todo o ano letivo.

    Fonte: Unsplash

    A minha segunda sorte foi que os professores da faculdade eram muito solícitos e sabiam que o meu nível da língua croata não era uns dos melhores naquela época. Eu era a única estudante estrangeira no curso, e eu sabia que deveria estudar muito mais que os meus colegas croatas se quisesse obter bons resultados nas provas e passar em todas as matérias. Mesmo assim, os professores sempre me perguntavam se eu tinha alguma dúvida sobre a matéria e estavam sempre dispostos a me ajudar, muitas vezes na língua inglesa.

    Ao mesmo tempo, comecei a me enturmar com os meus colegas de curso, que também entendiam a minha situação complicada e estavam sempre dispostos a me ajudar. Eu virei uma espécie de “mascote” da turma, e todos ficavam muito orgulhosos por fazer parte do meu aprendizado da língua croata durante o ano letivo.

    Quando comecei o segundo ano da faculdade, meu nível de croata já era consideravelmente melhor, mas o nível de dificuldade das matérias também iria se tornar mais alto pois começamos a estudar as matérias específicas da engenharia têxtil, como melhoramento de tecidos, fibras, análise de materiais têxteis, dentre outros. Nessa época, o dicionário virou o meu melhor companheiro de estudos, já que eu não sabia muitas palavras técnicas da área têxtil nem em português, quanto mais em croata. Eu passava os finais de semana ao lado de muitos livros, resumos e dicionários, pois sabia que meu futuro dependia dos meus bons resultados na faculdade.

    No terceiro ano, o mais importante para mim foi que o meu nível de autoconfiança estava bem melhor. Já sabia muito bem como todo o sistema da faculdade funcionava, desde as provas parciais e como conseguir assinaturas dos professores no Indeks (uma espécie de caderno onde os professores escrevem as notas finais de cada matéria), até como trabalhar de maneira confiante nos laboratórios químicos.

    Quando finalmente defendi a minha tese e os professores me “declararam” engenheira, realmente senti o peso da decisão que havia tomado 3 anos antes: a decisão de aceitar o desafio de cabeça erguida, sabendo que iria ser difícil, mas que, com muita força de vontade, eu teria sucesso nessa jornada!

    Sim, foi difícil, mas valeu muito à pena obter o título de engenheira têxtil pela Universidade de Zagreb. Sinto que ainda virão muitos desafios pela frente, mas acredito que irei enfrentá-los de uma maneira muito mais confiante. Por isso, digo a todos que desejam vir à Croácia e muitas vezes são desencorajados por outras pessoas pois a “Croácia é muito longe e a língua deles é muito difícil”, que sim, você pode conquistar os seus sonhos. Venha com dedicação, muita força de vontade, e o principal de tudo, com vontade de APRENDER. Arrisque-se! Se você estiver aberto a se arriscar, também estará aberto a ter sucesso na sua jornada!

    Pozdrav!

    Textos relacionados

    • O dia em que fui atacada em Bruxelas
    • Como trocar a carteira de motorista brasileira pela croata
    • Coisas brasileiras que sinto falta na Croácia
    • Tipos de visto para morar na Croácia
    • Três dicas de passeio perto de Zagreb
    • Turismo em Zagreb
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    brasileiras na Croácia Desafios da vida no exterior faculdade na Croácia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Nathália Nascimento
    • Website

    Nathália é fundadora da Salona Consulting, empresa de consultoria que auxilia descendentes de croatas em todo mundo a obter a cidadania croata. É formada em engenharia têxtil pela Universidade de Zagreb, na Croácia.

    Related Posts

    Envelhecer longe de casa

    August 16, 2021

    A história da cerveja na Croácia

    May 7, 2021

    Castelos e fortalezas da Croácia

    April 8, 2021

    2 Comments

    1. Caroline on November 30, 2017 11:18 am

      Parabéns, Nathália!

      Você é, definitivamente, uma inspiração! Estou há quase 4 meses na Bósnia e entendo perfeitamente quando você fala sobre a língua. Contudo, assim como você encontrou pessoas solícitas, eu também conheci pessoas dispostas a me ajudarem no aprendizado da língua.

      Gostei principalmente do final do seu texto. Realmente, é apenas arriscando que obteremos sucesso.

      Um grande beijo e parabéns mais uma vez!

      Reply
      • Nathália Nascimento on November 30, 2017 4:05 pm

        Olá Carolina, muito obrigada pela sua mensagem! Desejo muito sucesso para você também! Um abraço, Nathália

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.