BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Turismo Pelo Mundo

A bela cidade Gent na Bélgica

A bela cidade Gent na Bélgica.

Quando eu viajava e turistava por aí, gostava de observar os moradores locais e imaginar o que faziam da vida, para onde estavam indo, onde trabalhavam e se divertiam. Eu, como turista, tinha um olhar diferente sobre as cidades que são o lar de tanta gente: não conhecia os caminhos, as rotas do transporte público, as melhores comidas e muitas vezes o idioma.

Eis que hoje eu moro em um dos destinos mais populares da Bélgica: Gent, em Flandres. Hoje eu observo turistas enquanto estou à caminho da escola; dou uma paradinha perto de um grupo e escuto as explicações do guia enquanto espero pelo tram em frente a um castelo medieval; E quem diria, até dou explicações e direções!

Gent é uma cidade charmosa e aconchegante. Antiga, com raízes na idade média e ao mesmo tempo jovem e vibrante, com milhares de estudantes universitários e intercambistas. É lar para muitas comunidades de imigrantes: turcos, africanos, latinos e muito mais.

Leia também: 5 pratos tradicionais da culinária belga

Quando em Gent, há muito o que se ver e fazer. Confira:

Igrejas e Museus

A cidade não decepciona os amantes da história, cultura e arte. No centro você encontra a Catedral de São Bavo, onde a obra “Adoração do Cordeiro Místico” está exposta, a igreja de São Nicolau e a de São Miguel bem próximas uma da outra. Um pouco fora do centro estão as igrejas de Santa Ana, São Tiago, a abadia de São Pedro e outras.

Gent oferece os mais variados museus: de Belas Artes e Design à Indústria e história da cidade.

Gravensteen, o Castelo dos Condes

Localizado no coração da cidade, este castelo passou de residência dos Condes de Flandres à prisão, local de tortura e julgamentos e até a oficinas e moradia de famílias de classe baixa. Após renovação, o Gravensteen foi aberto ao público e hoje é palco de exibições, eventos e até casamentos.

Canais

Os rios e canais que cortam a cidade dão um ar de tranquilidade e romance. Andar, pedalar ou simplesmente descansar à beira da água faz da sua experiência aqui um pouco mais especial. Graslei e Korenlei são muito populares no verão, onde as pessoas sentam com um lanche, bebida e até cochilam. Há também passeios de barco, onde você vê Gent por um outro ângulo.

Festival de verão

Todo ano a cidade organiza dez dias de festividades gratuitas, a Gentse Feesten. Palcos são espalhados pelos pontos principais, barraquinhas de comida são montadas, os bares espandem seus terraços e os artistas de rua encatam multidões a cada esquina. A programação é eclética e pra toda a família.

Leia também: dicas para aprender neerlandês

Comer e beber

Você certamente verá vendedores com carrinhos cheios de um doce roxo e triangular. São os couberdons, ou “narizes”, típicos daqui. Vale a pena experimentar, mas saiba que são extremamente doces.

Uma bebida típica de Gent é o roomer, um licor translúcido com pequenas flores dentro. Servido com gelo, é uma delícia.

Há restaurantes de vários tipos e muitos estão concentrados na Oudburg e Patershol, na área do Castelo. E para um drink recomendo Hot Club de Gand (Jazz), Patrick Foley’s (Irlandês), Café De Zoo ou Hotsy Totsy (atenção à programação de música ao vivo, muito boa!).

À noite é quando o centro fica ainda mais bonito, com os prédios iluminados. Meus pontos favoritos para observar e admirar são a ponte em frente à Igreja de São Miguel e a ponte na Kleine Vismarkt, em direção ao Gravensteen.

Lugares perfeitos para fotos!

Related posts

Praias na Bélgica

Tábata Senna

Dica de turismo na Grécia: Épiro

Clarissa Gaiarsa

Dicas de turismo em Atenas em 3 dias

Clarissa Gaiarsa

10 comentários

Suzi Raquel Agosto 26, 2014 at 7:40 pm

Muito bom, ja tive em Gent e amei.

Resposta
Ana Elisa Agosto 18, 2015 at 11:20 am

Tem como não amar? 🙂

Resposta
Michelle Agosto 27, 2014 at 10:12 am

Moro na região luxemburguesa da Bélgica e não conheço Gent ainda.
Agora, fiquei mais empolgada para ir e já vou conferir as dicas do post.
Muito obrigada, Ana Elisa. 🙂

Resposta
Ana Elisa Agosto 18, 2015 at 11:19 am

Curta bastante, Michelle! 🙂

Resposta
Marcio Grandis Agosto 27, 2014 at 1:50 pm

Cara Ana, adorei o que escreveu aqui e me deu uma vontade danada de conhecer este pais. É dificil se comunicar na Belgica falando apenas o portugues e o italiano??
Marcio Grandis ([email protected](

Resposta
Ana Elisa Setembro 4, 2014 at 11:29 am

Oi Márcio,

As línguas faladas aqui são o francês, o holandês e o alemão. Além disso muita gente fala inglês e alguns espanhol. Só com português e italiano seria difícil sim, mas em questão de comunicação sempre se dá um jeito. Venha visitar!

Resposta
Alvany Setembro 8, 2015 at 11:03 am

Olá. Como é o Natal em Gent? Obrigada.
Alvany

Resposta
Ana Elisa Setembro 21, 2015 at 1:04 pm

Oi! Como várias cidades europeias, há a feira de Natal no centro da cidade. Barraquinhas com comidas e bebidas, pista de patinação no gelo, decoração e muita luz! 🙂

Resposta
Mariana Março 9, 2016 at 12:48 am

Olá! Eu e meu marido estamos indo para Europa no próximo mês e passaremos por Ghent. Vamos comemorar o aniversário dele lá, gostaria de uma indicação de algum Pub ou restaurante legal para ir!! Ficaremos no Hotel Ibis Centrum Basfs Kathedraal.

Obrigada!!

Resposta
Janaína Maio 9, 2016 at 10:30 pm

Ola Ana Elisa!!!
Como é o meio de transporte a noite em Ghent??? No domingo???
O tram funciona? Ficarei perto da estação de trem e gostaria de saber se para eu me locomover a noite p voltar p hotel é facil!
Obrigada
Janaína

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação