BrasileirasPeloMundo.com
Grécia Turismo Pelo Mundo

A beleza das ilhas gregas

Ah, as ilhas gregas! Quem nunca sonhou em conhecê-las?  Santorini, Mykonos, Zakhyntos, Corfu, Milos… são tantas e uma tão mais linda do que a outra que é bem difícil escolher para onde ir. Apesar dos meus mais de 3 anos aqui, não tive a oportunidade de conhecer nem um décimo delas. A cada ano, os gregos esperam ansiosos pela chegada do verão e escolhem seus destinos, mas nem mesmo eles dão conta de tanta lindeza! São mais de 6000 ilhas no total, sendo 227 habitadas e 78 com mais de 100 habitantes. Imagina que delícia morar em uma delas!

Sabemos que viajar pela Europa é mais barato, no geral, do que viajar pelo Brasil, mas ainda assim, passar um fim de semana em uma ilha dessas não sai por menos de 100 euros (incluindo o básico de acomodação, transporte e comida). De um ano para cá, com a vinda de companhias aéreas de baixo custo, as coisas ficaram um pouco mais fáceis, porém nem todas as ilhas possuem aeroporto. Para a maioria delas o jeito é ir de barca ou catamarã. Esses barcos são confortáveis e contam com uma ótima estrutura. Apenas lembre-se que em altas temporadas, principalmente no mês de agosto, os barcos estão tão lotados que nem sempre conseguimos sentar nos melhores lugares, pois muitos não possuem poltronas marcadas. Dependendo do tempo de viagem, os barcos são maiores e possuem também opção de cabines com camas, mas é claro que o bolso vai doer um pouco mais.

Eu e mãe no porto indo para Kefalonia
Eu e mãe no porto indo para Kefalonia

Outro detalhe importante é que dependendo da localização da ilha, a saída do barco será de portos diferentes. O maior porto, e de onde sai a maioria dos barcos, é Piraeus (pronuncia-se Pireus), situado a cerca de 12km do centro de Atenas e a 7km do aeroporto. Uma das linhas de metrô, a verde e mais antiga de Atenas, tem como estação final Piraeus. Ao chegar lá, fique ligado e, de preferência, consulte alguém que trabalha no porto para saber em que direção está o seu barco (por isso é sempre bom chegar com alguma antecedência). Outras opções são os portos de Rafina, Lavrio, Agios Nikolaos e Patra. Este último fica a mais de 200 km de Atenas, na cidade de Patra, mas saem ônibus da capital que vão até lá. Recomendo, porém, alugar carro dependendo da ilha de destino. Ao escolher sua ilha, preste atenção em que arquipélago ela está localizada e de que porto o barco sairá.

As ilhas se dividem em cinco principais arquipélagos ou conjuntos: ilhas Sarônicas, que se encontram no golfo Sarônico e estão mais próximas de Atenas; Espórades Setentrionais, que estão ao norte do país e bem espalhadas; Jônicas, a oeste, entre a Grécia e a Itália; Dodecaneso, no mar Egeu, próximas a Turquia; e as mais famosas: Cíclades, que estão também entre a Grécia e a Turquia, porém mais próximas a Grécia continental.

Como comentei antes, não conheço nem um décimo das ilhas gregas, mas já fui a algumas e decidi compartilhar com vocês um top 8 das que conheci nos últimos três anos. O motivo do top 8, e não top 10, é que algumas das ilhas conheci durante um cruzeiro, como Creta e Rhodes, e como passei menos de um dia nelas sem explorar quase nada, acho injusto avaliar apenas pelo pedacinho que visitei. Mas, com certeza, elas entrariam no top 10 nas primeiras posições, pois ouço falar coisas incríveis das duas! Cruzeiros são uma boa opção para se conhecer mais ilhas se você não tem tanto tempo disponível. Porém, a desvantagem é que a gente acaba ficando mais tempo no navio do que nas ilhas e apenas sente um gostinho delas.

Espero que gostem do Top 8 e deem também suas opiniões nos comentários!

Vista de casarões de HydraCaverna em Spetses

8. Hydra

Essa ilha pertence ao arquipélago das Sarônicas e fica a 2 horas de barca saindo do porto de Pireus. Foi uma das primeiras ilhas que visitei e uma das coisas que mais me encantou nela é que não há circulação de carros, todo o transporte é feito com burros, barcos ou a pé. A arquitetura da ilha é famosa por ter grandes mansões de pedra ao redor do porto, além de restaurantes e praias encantadoras. Não é permitida a construção de edifícios ou casas modernas. Como a ilha não é muito grande, é um ótimo e relaxante passeio de um dia para turistas na Grécia!

7. Spetses

Essa ilha, bem próxima a Hydra, também faz parte das Sarônicas. Ela tem uma importância histórica grande para o país e é destino de pessoas mais ricas e celebridades gregas. Além de um porto elegante, com restaurantes mais caros em que jovens desfilam à noite, a ilha possui praias pequenas em extensão, porém muito charmosas e com boa estrutura. O ponto alto é a caverna Bekiris, em que se pode tomar banho de mar em plena escuridão e águas cristalinas.

A mais famosa praia de Elafonisos, Simos
A mais famosa praia de Elafonisos, Simos

6. Elafonisos

Pequena ilha localizada no Peloponeso, ao sul da Grécia, e parte do arquipélago Jônico. Pouco conhecida e explorada por turistas, a tranquilidade do lugar é o que mais encanta, além das praias, sendo a mais famosa Simos. Essa praia de águas completamente cristalinas é difícil de ser descrita em palavras. Nem as fotos fazem justiça a tanta beleza! Ilha perfeita para quem quer fugir de turistas ensandecidos e da civilização!

5. Mykonos

Certamente uma das mais famosas ilhas gregas, Mykonos está localizada nas Cíclades. Paraíso dos turistas à procura de festas, a ilha também é famosa pelas lindas praias e práticas de nudismo. Uma das ilhas mais fotogênicas da Grécia e onde dormir é pura perda de tempo! Vale fazer um passeio de táxi barco que circula pelas principais praias da ilha, e escolher a que mais gosta para ficar!

Piscina natural em AgistriGruta Melisani em Kefalonia

4. Kefalonia (ou Cefalônia)

Maior ilha do arquipélago Jônico. Para chegar lá saindo de Atenas é preciso ir de carro ou ônibus até o porto de Kilini, em Agios Nikolaos, e pegar a barca. A viagem é longa mas sem dúvida vale muito à pena! O ideal é circular por ela de carro, pois a ilha é grande e tem muitas praias e paisagens fascinantes no meio das montanhas. Destaque para a gruta Melisani e a praia de Myrtos (top 3 da minha lista de praias mais lindas vistas!).

3. Agistri

Também parte das ilhas Sarônicas e com fácil acesso saindo do porto de Pireus, Agistri é um pequeno paraíso pouco conhecido por turistas. Passeio ideal para um dia ou fim de semana, essa ilha é muito charmosa e perfeita para quem quer relaxar sem se preocupar em conhecer mil lugares. Uma boa opção também para quem gosta de acampar. A praia de Aponisos é uma verdadeira piscina natural de águas cristalinas e cenário natural apaixonante, com árvores e montanhas ao redor.

Cartão postal grego, Santorini
Cartão postal grego, Santorini

2. Santorini

Se você mora nesse planeta com certeza já ouviu falar ou já sonhou em conhecer Santorini. Essa ilha era minha referência de Grécia antes de morar aqui. E não é à toa que ela seja tão famosa! Santorini tem uma das paisagens mais deslumbrantes que qualquer pessoa possa imaginar. Apesar das praias não serem o forte da ilha, vale a pena conhecê-las e também dar um passeio pelo vulcão. Se estiver programando conhecer Santorini, evite a todo custo ir em julho e agosto, pois são meses impossíveis de circular de tanta gente e você não vai querer disputar um lugar para ver o pôr do sol mais lindo da Grécia, certo?

1.Zakhyntos

Outro cartão postal da Grécia, essa ilha Jônica é muito conhecida pela praia de Navagio, a famosa praia do naufrágio, considerada umas das mais lindas do mundo, tanto pela vista de cima das montanhas quanto de baixo, em que a chegada é possível apenas de barco e há um limite de tempo para permanecer por lá. Essa ilha que é bem grandinha, possui povoados encantadores e outras praias incríveis! Vale muito a pena fazer o passeio para conhecer as áreas de preservação de tartarugas marinhas. Com sorte você conseguirá ver alguma delas circulando!

Related posts

Passeios ao ar livre em Dubai

Miriam Souza

Turismo na Noruega

Gabriela Rocha

Dicas para viajar de carro pela Espanha

Marcela Bueno

4 comentários

Verônica Agosto 13, 2016 at 11:30 pm

Olá, quero mt carimbar meu sonho europeu, indo pra Grécia, sp. foi um sonho de criança, conhecer esse berço da civilização, td indica irei sozinha, pois tds.que conheço sp. vao pras cidades badaladas europeias tradicionais. Pesquisei agências, mas além de td. mt caro, sp. me vejo dentro de um ônibus e meus verdadeiros pontos turísticos, sendo explorados por uma janela.Ainda sinto um receio pela língua, (inglês básico),mas acho que um aplicativo ajuda mt.quero ms é dicas de como me virar por ai, na compra de passagens/aérea/trem/barco/metro, e estar sozinha…Sabe dizer se SSA já tem voo ou tenho que ir pra SP?Pretendo ir no Outono ou primavera, soube que é mas barato, no mas coragem e planejamento e foco.Apenas me tornar uma viajante, sou mestranda e cd. tempo livre quero viajar,,,
Grécia, minha meta.

Resposta
Clarissa Gaiarsa Agosto 15, 2016 at 9:58 am

Oi Verônica. Que bacana que você quer conhecer a Grécia, é realmente um país muito lindo e você não vai se arrepender. Bom, em geral você consegue se virar aqui com inglês básico, mas eu recomendaria que viesse com outras pessoas, a Grécia não é o lugar ideal de passear sozinha. Claro que se você não tiver outra opção pode vir tranquila também. Mas é bom que planeje tudo com antecedência para aproveitar todos os instantes. Eu também sou de Salvador e não temos voos diretos da cidade pra cá. Aliás, mesmo saindo de São Paulo ou do Rio os voos fazem conexão em algum lugar da Europa, não existe voo direto de nenhum canto do Brasil pra Atenas. Sobre sua vinda no outono ou primavera, provavelmente são opções melhores, por conta do custo e dá pra aproveitar muito também porque o clima aqui é tranquilo e na primavera, por exemplo, já temos dias quentes em que se pode visitar ilhas e praias sem problemas. Sobre o aplicativo que você mencionou não entendi muito bem, é algum específico de viagens? Ou aplicativos em geral? Bom, estou por aqui se precisar de algumas dicas! Beijos e bom planejamento!

Resposta
mary Novembro 8, 2016 at 5:25 pm

Oi Clarissa ,
muito bom ter com quem conversar obrigada pelas suas dicas
vou sozinha p ai
tenho 61 anos
gostaria de 1 semana de 10 a 17 janeiro de 2017
poderia me sugerir ?
voce ja ouviu falar em um ag q chama Turismo grecia?
ou conhece alguma agencia q vende pacotes ja prontos
grata

Resposta
Clarissa Gaiarsa Novembro 16, 2016 at 6:56 pm

Olá Mary, tudo bem? Bom, que legal que gostou do texto e entrou em contato. Infelizmente não conheço agências para indicar, mas tem algumas brasileiras que moram por aqui que montam excursões, você pode buscá-las no Facebook em grupos de brasileiros na Grécia. Sobre o período que você está planejando vir, uma semana é mais do que o suficiente pra conhecer Atenas. Você pode incluir alguns passeios a ilhas como sugeri aqui no texto (só lembrando que vai estar um pouco frio), ou outros que goste mais. Dá uma olhadinha nos demais textos da Grécia, como esse aqui https://www.brasileiraspelomundo.com/grecia-inverno-091826238, e você pode planejar melhor sua vinda. Abraços e boa sorte na programação da viagem!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação