A comida típica do sul dos EUA.
Nem só de hambúrguer e batata frita vivem os americanos. A comida típica e tradicional do sul dos Estados Unidos se chama soul food (comida da alma) e não tem nada a ver com fast-food. Soul food, assim como a feijoada, tem suas origens na escravidão. As comidas Cajun e Creole são típicas da Louisiana, que também teve influências francesa, espanhola, caribenha e afro. Abaixo listei alguns pratos super populares entre as pessoas locais, que são preparados em casa mas também são servidos em alguns restaurantes.
- Gumbo: é uma sopa de frango e/ou frutos do mar, que leva muito cheiro-verde, linguiça defumada, quiabo, alho e às vezes tomate. É muito saborosa para quem gosta de comida apimentada. Esse é o carro-chefe da culinária de Louisiana. Os escravos preparavam uma variação deste prato com lagostim em vez de camarão. O lagostim é facilmente encontrado nos rios.
- Feijão vermelho e arroz: é outra sopa popular da Louisiana (LA) feita com arroz, feijão vermelho, ossos de porco, cheiro-verde, pimenta e outras especiarias.
- BBQ (barbecue): muitos dizem que é o equivalente ao churrasco brasileiro. Vou descrever aqui e depois você decide. O bbq mais famoso é o do Tennessee. A cidade de Memphis tradicionalmente promove campeonatos todo mês de maio para votar quem faz a melhor costela, molhos e acompanhamentos. O barbecue é a costelinha de porco grelhada a carvão. No Tennessee pode ser servida molhada ou seca. A costelinha molhada é marinada em um molho de bbq e grelhada em fogo baixo. A costelinha seca é preparada com sal grosso e especiarias dando aquele gostinho defumado. No Texas qualquer carne pode ser grelhada a lenha e o molho pode ser adicionado depois. Ambos são acompanhados de feijão, uma saladinha de repolho chamada coleslaw (veja a receita abaixo) ou salada de batata, bolinho salgado de milho ou um pãozinho.
- Legumes e verduras: vagem cozida; feijão; turnip green (semelhante a couve); batata regular ou doce, assada ou em forma de purê; cenoura e repolho estão sempre presentes. O milho-verde daqui é doce e super popular.
- Quiabo (okra): muito popular na culinária sulina, pode ser cozido ou frito.
- Carnes: a carne bovina, geralmente grelhada, lembra o nosso churrasco e está na alma carnívora do Texas. Assim como o bife, o frango também marca presença.
- Tex-Mex: como o próprio nome pode indicar, é a fusão da comida texana com a mexicana. Burritos, fajitas, chillis, nachos e guacamoles são pratos comuns nos cardápios de qualquer restaurante.
Exóticos para nós, típicos aqui
- Alligator (jacaré): você pode encontrar restaurantes que servem carne de jacaré com facilidade no Alabama, Louisiana e Flórida.
- Hog (javali selvagem): muitos caçam, cortam os pedaços e congelam. Uma curiosidade: no Texas há uma super população de javalis que circulam em grupos e destroem muitas plantações e atacam outros animais. Se você encontrar com um grupo desses, fuja! Por essa razão, o estado do Texas recompensa monetariamente quem caçá-los.
- Deer (cerdo): ou Bambi. A caça a este animal é proibida em estados do nordeste, mas aqui no sul a caça e o consumo de cerdo são permitidos.
- Cobra: na região central do Texas a população de cascavéis é grande porque a área é desértica. É possível encontrar cobra grelhada especialmente em festivais como aconteceu recentemente em um rodeio de serpentes em Sweetwater. Tema a ser abordado futuramente.
Sobremesas
As tortas doces sulinas são famosas entre os americanos. Geralmente, são cremosas com massa crocante e nunca faltam na Páscoa ou no Thanksgiving (dia de Ação de Graças).
- Key Lime Pie: torta de limão, feita com leite condensado e suco do limão key lime. Originária da Key West, na Flórida.
- Banana Pudding: não é torta. É um creme de baunilha com bananas e biscoitos. No Tennessee tem até competição de melhor pudding.
- Torta de pêssego cobler: a temporada de pêssego varia de estado para estado. Essa sobremesa, tradicionalmente da Georgia, tem superfície crocante, pêssegos frescos, serve-se quente e com uma colher de sorvete de baunilha.
- Torta de batata doce: a receita dessa torta foi escrita por uma ex-escrava chamada Abby Fisher. Essa sobremesa é consumida em todos os estados sulistas.
Bebidas
- O sweet tea nem sempre é doce. Esse é um chá preto servido gelado com ou sem adoçante. Todos os restaurantes servem essa bebida.
- Limão na água é uma opção, mas gelo sempre acompanha o copo d’água. Isso não é um costume somente do sul.
- O whisky Jack Daniels é feito no Tennessee mas a bebida mais popular entre eles é o Bourbon. Ambos são whiskies mas com classificações diferentes. De acordo com um comerciante de bebidas, a diferença é o armazenamento.
Leia também: vistos para morar nos EUA
A foto principal deste texto foi tirada durante um almoço num pequeno restaurante chamado Allen’s Kitchen, em Sweetwater, Texas. A comida parece que foi feita na casa da vó. Eles também servem frango empanado e bife cozido. O restaurante não tem aparência convidativa, mas a comida ganha o estômago. As mesas são comunitárias e a comida é servida em tigelas, o que incentiva desconhecidos a conversar como se estivessem em um encontro de família.
Receita Coleslaw (Cous-ló)
Ingredientes:
- 1 repolho
- 1 cenoura ralada
- 1 colher de sopa de maionese
- Vinagre (de sua preferência)
- Mel
- Mostarda
- Pimenta do reino
Como fazer:
Corte o repolho em fatias bem finas e reserve. Misture a maionese, vinagre, mel, mostarda e coloque sal e pimenta a gosto. Despeje a mistura no repolho e cenoura, leve a geladeira por uma hora. Está pronto para servir.
Bom apetite!
6 Comments
Delícia de texto, Alê.
Parabéns!
Bjs,
Lili
Obrigada Lili! Bjs
Oi, tudo bem?
Meu nome é Flávia e eu estudo gastronomia e esse semestre temos que apresentar um trabalho sobre gastronomia sulista dos EUA. Vimos o seu site e gostamos muito do texto e das ideias de comida que você apresentou aqui. Tem alguma ideia de algo que não pode faltar na apresentação e algum ingrediente típico que podemos conhecer?
Obrigada desde já 🙂
Oi Flávia! Tudo bem por aqui. Que bom que vocês gostaram do texto. Tenho duas sugestões e as duas se assemelham a pratos populares da nossa mesa. São as seguintes: o turnip ou mustard green são folhas parecidas com a nossa couve na aparência e gosto. Aqui são preparadas de um jeito muito similar ao brasileiro, são refogadas com caldo de galinha, leva bacon ou presunto mas nunca tem alho. Isto é tradicional na culinária sulista dos EUA. E a outra é a salada de batata, mas é popular em todo o país. Somente aqui no sul a mostarda é adicionada. Os ingredientes além da batata cozida são: salsão, sementes de salsão, picles, caldo de picles e cebola roxa. Misture tudo a maionese, sal e pimenta a gosto.
Espero que vocês gostem. Boa sorte neste semestre!
Um abraço,
Alessandra
Muitos pratos apetitosos, e há quem acredite que quase não há comidas típicas nos Estados Unidos.
Pois é, sempre vale a pena se aventurar pela história e culinária local. Feliz Ano Novo!