A comida típica do sul dos EUA

De costelinha de porco à cobra

2
1336
Advertisement

A comida típica do sul dos EUA.

Nem só de hambúrguer e batata frita vivem os americanos. A comida típica e tradicional do sul dos Estados Unidos se chama soul food (comida da alma) e não tem nada a ver com fast-food. Soul food, assim como a feijoada, tem suas origens na escravidão. As comidas Cajun e Creole são típicas da Louisiana, que também teve influências francesa, espanhola, caribenha e afro. Abaixo listei alguns pratos super populares entre as pessoas locais, que são preparados em casa mas também são servidos em alguns restaurantes.

  1. Gumbo: é uma sopa de frango e/ou frutos do mar, que leva muito cheiro-verde, linguiça defumada, quiabo, alho e às vezes tomate. É muito saborosa para quem gosta de comida apimentada. Esse é o carro-chefe da culinária de Louisiana. Os escravos preparavam uma variação deste prato com lagostim em vez de camarão. O lagostim é facilmente encontrado nos rios.
  2. Feijão vermelho e arroz: é outra sopa popular da Louisiana (LA) feita com arroz, feijão vermelho, ossos de porco, cheiro-verde, pimenta e outras especiarias.
  3. BBQ (barbecue): muitos dizem que é o equivalente ao churrasco brasileiro. Vou descrever aqui e depois você decide. O bbq mais famoso é o do Tennessee. A cidade de Memphis tradicionalmente promove campeonatos todo mês de maio para votar quem faz a melhor costela, molhos e acompanhamentos. O barbecue é a costelinha de porco grelhada a carvão. No Tennessee pode ser servida molhada ou seca. A costelinha molhada é marinada em um molho de bbq e grelhada em fogo baixo. A costelinha seca é preparada com sal grosso e especiarias dando aquele gostinho defumado. No Texas qualquer carne pode ser grelhada a lenha e o molho pode ser adicionado depois. Ambos são acompanhados de feijão, uma saladinha de repolho chamada coleslaw (veja a receita abaixo) ou salada de batata, bolinho salgado de milho ou um pãozinho.
  4. Legumes e verduras: vagem cozida; feijão; turnip green (semelhante a couve); batata regular ou doce, assada ou em forma de purê; cenoura e repolho estão sempre presentes. O milho-verde daqui é doce e super popular.
  5. Quiabo (okra): muito popular na culinária sulina, pode ser cozido ou frito.
  6. Carnes: a carne bovina, geralmente grelhada, lembra o nosso churrasco e está na alma carnívora do Texas. Assim como o bife, o frango também marca presença.
  7. Tex-Mex: como o próprio nome pode indicar, é a fusão da comida texana com a mexicana. Burritos, fajitas, chillis, nachos e guacamoles são pratos comuns nos cardápios de qualquer restaurante.

Exóticos para nós, típicos aqui

  1. Alligator (jacaré): você pode encontrar restaurantes que servem carne de jacaré com facilidade no Alabama, Louisiana e Flórida.
  2. Hog (javali selvagem): muitos caçam, cortam os pedaços e congelam. Uma curiosidade: no Texas há uma super população de javalis que circulam em grupos e destroem muitas plantações e atacam outros animais. Se você encontrar com um grupo desses, fuja! Por essa razão, o estado do Texas recompensa monetariamente quem caçá-los.
  3. Deer (cerdo): ou Bambi. A caça a este animal é proibida em estados do nordeste, mas aqui no sul a caça e o consumo de cerdo são permitidos.
  4. Cobra: na região central do Texas a população de cascavéis é grande porque a área é desértica. É possível encontrar cobra grelhada especialmente em festivais como aconteceu recentemente em um rodeio de serpentes em Sweetwater. Tema a ser abordado futuramente.

Sobremesas

As tortas doces sulinas são famosas entre os americanos. Geralmente, são cremosas com massa crocante e nunca faltam na Páscoa ou no Thanksgiving (dia de Ação de Graças).

  1. Key Lime Pie: torta de limão, feita com leite condensado e suco do limão key lime. Originária da Key West, na Flórida.
  2. Banana Pudding: não é torta. É um creme de baunilha com bananas e biscoitos. No Tennessee tem até competição de melhor pudding.
  3. Torta de pêssego cobler: a temporada de pêssego varia de estado para estado. Essa sobremesa, tradicionalmente da Georgia, tem superfície crocante, pêssegos frescos, serve-se quente e com uma colher de sorvete de baunilha.
  4. Torta de batata doce: a receita dessa torta foi escrita por uma ex-escrava chamada Abby Fisher. Essa sobremesa é consumida em todos os estados sulistas.

Bebidas

  1. O sweet tea nem sempre é doce. Esse é um chá preto servido gelado com ou sem adoçante. Todos os restaurantes servem essa bebida.
  2. Limão na água é uma opção, mas gelo sempre acompanha o copo d’água. Isso não é um costume somente do sul.
  3. O whisky Jack Daniels é feito no Tennessee mas a bebida mais popular entre eles é o Bourbon. Ambos são whiskies mas com classificações diferentes. De acordo com um comerciante de bebidas, a diferença é o armazenamento.

Leia também: vistos para morar nos EUA

A foto principal deste texto foi tirada durante um almoço num pequeno restaurante chamado Allen’s Kitchen, em Sweetwater, Texas. A comida parece que foi feita na casa da vó. Eles também servem frango empanado e bife cozido. O restaurante não tem aparência convidativa, mas a comida ganha o estômago. As mesas são comunitárias e a comida é servida em tigelas, o que incentiva desconhecidos a conversar como se estivessem em um encontro de família.

Fonte: Pixabay

Receita Coleslaw (Cous-ló)

Ingredientes:

  • 1 repolho
  • 1 cenoura ralada
  • 1 colher de sopa de maionese
  • Vinagre (de sua preferência)
  • Mel
  • Mostarda
  • Pimenta do reino

Como fazer:

Corte o repolho em fatias bem finas e reserve. Misture a maionese, vinagre, mel, mostarda e coloque sal e pimenta a gosto. Despeje a mistura no repolho e cenoura, leve a geladeira por uma hora. Está pronto para servir.

Bom apetite!

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.