BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo EUA Memphis Mississippi Texas

A comida típica do sul dos EUA

A comida típica do sul dos EUA.

Nem só de hambúrguer e batata frita vivem os americanos. A comida típica e tradicional do sul dos Estados Unidos se chama soul food (comida da alma) e não tem nada a ver com fast-food. Soul food, assim como a feijoada, tem suas origens na escravidão. As comidas Cajun e Creole são típicas da Louisiana, que também teve influências francesa, espanhola, caribenha e afro. Abaixo listei alguns pratos super populares entre as pessoas locais, que são preparados em casa mas também são servidos em alguns restaurantes.

  1. Gumbo: é uma sopa de frango e/ou frutos do mar, que leva muito cheiro-verde, linguiça defumada, quiabo, alho e às vezes tomate. É muito saborosa para quem gosta de comida apimentada. Esse é o carro-chefe da culinária de Louisiana. Os escravos preparavam uma variação deste prato com lagostim em vez de camarão. O lagostim é facilmente encontrado nos rios.
  2. Feijão vermelho e arroz: é outra sopa popular da Louisiana (LA) feita com arroz, feijão vermelho, ossos de porco, cheiro-verde, pimenta e outras especiarias.
  3. BBQ (barbecue): muitos dizem que é o equivalente ao churrasco brasileiro. Vou descrever aqui e depois você decide. O bbq mais famoso é o do Tennessee. A cidade de Memphis tradicionalmente promove campeonatos todo mês de maio para votar quem faz a melhor costela, molhos e acompanhamentos. O barbecue é a costelinha de porco grelhada a carvão. No Tennessee pode ser servida molhada ou seca. A costelinha molhada é marinada em um molho de bbq e grelhada em fogo baixo. A costelinha seca é preparada com sal grosso e especiarias dando aquele gostinho defumado. No Texas qualquer carne pode ser grelhada a lenha e o molho pode ser adicionado depois. Ambos são acompanhados de feijão, uma saladinha de repolho chamada coleslaw (veja a receita abaixo) ou salada de batata, bolinho salgado de milho ou um pãozinho.
  4. Legumes e verduras: vagem cozida; feijão; turnip green (semelhante a couve); batata regular ou doce, assada ou em forma de purê; cenoura e repolho estão sempre presentes. O milho-verde daqui é doce e super popular.
  5. Quiabo (okra): muito popular na culinária sulina, pode ser cozido ou frito.
  6. Carnes: a carne bovina, geralmente grelhada, lembra o nosso churrasco e está na alma carnívora do Texas. Assim como o bife, o frango também marca presença.
  7. Tex-Mex: como o próprio nome pode indicar, é a fusão da comida texana com a mexicana. Burritos, fajitas, chillis, nachos e guacamoles são pratos comuns nos cardápios de qualquer restaurante.

Exóticos para nós, típicos aqui

  1. Alligator (jacaré): você pode encontrar restaurantes que servem carne de jacaré com facilidade no Alabama, Louisiana e Flórida.
  2. Hog (javali selvagem): muitos caçam, cortam os pedaços e congelam. Uma curiosidade: no Texas há uma super população de javalis que circulam em grupos e destroem muitas plantações e atacam outros animais. Se você encontrar com um grupo desses, fuja! Por essa razão, o estado do Texas recompensa monetariamente quem caçá-los.
  3. Deer (cerdo): ou Bambi. A caça a este animal é proibida em estados do nordeste, mas aqui no sul a caça e o consumo de cerdo são permitidos.
  4. Cobra: na região central do Texas a população de cascavéis é grande porque a área é desértica. É possível encontrar cobra grelhada especialmente em festivais como aconteceu recentemente em um rodeio de serpentes em Sweetwater. Tema a ser abordado futuramente.

Sobremesas

As tortas doces sulinas são famosas entre os americanos. Geralmente, são cremosas com massa crocante e nunca faltam na Páscoa ou no Thanksgiving (dia de Ação de Graças).

  1. Key Lime Pie: torta de limão, feita com leite condensado e suco do limão key lime. Originária da Key West, na Flórida.
  2. Banana Pudding: não é torta. É um creme de baunilha com bananas e biscoitos. No Tennessee tem até competição de melhor pudding.
  3. Torta de pêssego cobler: a temporada de pêssego varia de estado para estado. Essa sobremesa, tradicionalmente da Georgia, tem superfície crocante, pêssegos frescos, serve-se quente e com uma colher de sorvete de baunilha.
  4. Torta de batata doce: a receita dessa torta foi escrita por uma ex-escrava chamada Abby Fisher. Essa sobremesa é consumida em todos os estados sulistas.

Bebidas

  1. O sweet tea nem sempre é doce. Esse é um chá preto servido gelado com ou sem adoçante. Todos os restaurantes servem essa bebida.
  2. Limão na água é uma opção, mas gelo sempre acompanha o copo d’água. Isso não é um costume somente do sul.
  3. O whisky Jack Daniels é feito no Tennessee mas a bebida mais popular entre eles é o Bourbon. Ambos são whiskies mas com classificações diferentes. De acordo com um comerciante de bebidas, a diferença é o armazenamento.

Leia também: vistos para morar nos EUA

A foto principal deste texto foi tirada durante um almoço num pequeno restaurante chamado Allen’s Kitchen, em Sweetwater, Texas. A comida parece que foi feita na casa da vó. Eles também servem frango empanado e bife cozido. O restaurante não tem aparência convidativa, mas a comida ganha o estômago. As mesas são comunitárias e a comida é servida em tigelas, o que incentiva desconhecidos a conversar como se estivessem em um encontro de família.

Fonte: Pixabay

Receita Coleslaw (Cous-ló)

Ingredientes:

  • 1 repolho
  • 1 cenoura ralada
  • 1 colher de sopa de maionese
  • Vinagre (de sua preferência)
  • Mel
  • Mostarda
  • Pimenta do reino

Como fazer:

Corte o repolho em fatias bem finas e reserve. Misture a maionese, vinagre, mel, mostarda e coloque sal e pimenta a gosto. Despeje a mistura no repolho e cenoura, leve a geladeira por uma hora. Está pronto para servir.

Bom apetite!

Related posts

Saint Patrick’s Day em Chicago

Luana Teles

“Midterm Elections” na Califórnia

Raiane Rosenthal

Casamento nos EUA através do visto K1 e Social Security Number

Joana Miller

2 comentários

Liliane Oliveira Abril 28, 2018 at 6:36 pm

Delícia de texto, Alê.
Parabéns!
Bjs,
Lili

Resposta
Alessandra Ferreira Abril 30, 2018 at 6:29 pm

Obrigada Lili! Bjs

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação

Pin It on Pinterest

Share This