BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica

A linda natureza na Costa Rica

A linda natureza na Costa Rica.

A Costa Rica não é um dos destinos mais populares entre as brasileiras. Os motivos? Penso eu que está relacionado às semelhanças de geografia e clima, e a ideia de o país ser um destino exclusivo para surfistas. Entretanto, quem aceitar a aventura de conhecer a Costa Rica, vai descobrir que é muito mais do que um lugar para o surf. Esse é o motivo desse meu texto, dividir com vocês as experiências que vivo por aqui.

O país onde escolhi viver, apesar do território bem pequeno é muito diversificado. Tem formações de cordilheiras de norte a sul, vulcões, serras, praias lindíssimas com tons de areia desde o branco mais alvo até o negro mais escuro, lindas paisagens e flora e fauna muito ricas e preservadas. Mais de 48% de sua área são florestas, com isso podemos ter uma ideia do quão verde é o país. Desse total, 25% é protegido por leis ambientais.

Aqui existem muitos Parques Nacionais, eles são uma ferramenta importante para a preservação e para a atração de turismo ecológico. Fora do Brasil, acredito que a imagem principal que o turista tem da Costa Rica é essa: um lugar para ver e interagir com a vida selvagem e experimentar aventuras junto a natureza. O país tem números bem expressivos de animais e plantas e é considerado um dos mais biodiversificados do mundo. Uma grande curiosidade é o número de espécies de borboletas, são mais de 1250 espécies. A minha preferida é a borboleta azul, que é uma das grandes obras da natureza por aqui, parece até uma pintura!

Leia também: dez curiosidades sobre a Costa Rica

Parque Nacional do Vulcão Arenal
Parque Nacional do Vulcão Arenal
Borboleta Azul
Borboleta Azul

A zona geográfica em que se encontra a Costa Rica é considerada uma das mais vulcânicas do mundo. Temos 9 vulcões, sendo 4 deles ativos: Turrialba, Poás, Rincon de La Vieja e o Arenal. Para nós brasileiras que não estamos acostumadas a nos deparar com um vulcão, é uma experiência magnífica. Eu sou encantada pelo vulcão Arenal, ele até parece um monumento da cidadezinha onde está localizado, La Fortuna de San Carlos. Acho que um bom paralelo para explicar essa sensação seria o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que de praticamente qualquer ponto da cidade em que você estiver, olhando na sua direção lá está ele, lindo e imponente com seus 1670 metros de altura.

Leia também: comidas típicas da Costa Rica

Erupção do Turrialba em 2015 - Créditos Greivin Morales
Erupção do Turrialba em 2015 – Créditos Greivin Morales

 

Vulcão Rincon de La Vieja Créditos Greivin Morales
Vulcão Rincon de La Vieja
Créditos Greivin Morales

Leia também: custo de vida na Costa Rica

Vulcão Arenal
Vulcão Arenal

La Fortuna de San Carlos é muito especial também. Uma vila com ares de cidade do interior, charmosa, aconchegante e com infraestrutura e serviços de qualidade para os turistas. Por todos os lados da pequena La Fortuna é possível visualizar o vulcão, o que torna a cidade mais inusitada. Suas erupções sempre foram uma grande atração na cidade, especialmente a lava sendo expelida durante a noite. A última foi em 2010 e uma curiosidade é que apesar de sua alta atividade ao longo dos anos, a cidade nunca sofreu com ele, pois a lava sempre corre para a encosta oposta de onde a cidade nasceu.

Praça da cidade de La Fortuna
Praça da cidade de La Fortuna

Na base do Vulcão Arenal há vertentes de águas muito quentes que abastecem o rio Tabacón, e outros rios subterrâneos, criando um dos programas prediletos dos turistas: os diversos parques de Águas Termais. As águas são terapêuticas e deliciosas, com temperaturas que variam entre 27 e 42 graus centígrados. Os mais concorridos possuem linda arquitetura e paisagismo, com cascatas, riozinhos, piscinas para crianças, área reservada para adultos onde se pode relaxar em águas muito quentes tendo ao fundo o Arenal. Alí dá para sentir toda a força da mãe natureza.

Falando de aventura, duas das atrações mais legais dessa região são a visita ao Rio Celeste e as pontes suspensas na floresta, que te colocam em contato com a exuberante fauna e flora. O Rio Celeste é uma das experiência de maior impacto visual que já presenciei. Reações químicas nos rios que se unem a menos de um quilômetro dessa cachoeira, criam o ambiente necessário para que as águas deste rio tenham naturalmente uma cor azul celeste que parece ligada na tomada! Já nas pontes pénceis, as trilhas em meio à floresta a muitos metros de altura foram um misto de admiração e tensão pois tenho muito medo de altura! Porém o cuidado com a segurança do local e a confiável estrutura, me deixaram confiante para superar o medo e ser levada pela emoção junto a essas imensas árvores. A sensação, vista, o barulho e a integração com a natureza são indescritíveis.

Rio Celeste
Rio Celeste

Quer conhecer um país que tem praias lindíssimas, clima quente e agradável o ano inteiro, povo receptivo, natureza exuberante e muita emoção e beleza? Vem pra Costa Rica! Visitar esse belíssimo país não exige visto para brasileiros, só é necessário passaporte válido. É preciso levar o comprovante internacional de vacina contra a febre-amarela para entrar no país.

Tenho certeza de que vocês vão adorar conhecer esse belo país!

Related posts

O que é essa tal de “Pura Vida”?

Franciane Reis

Ecoturismo na Costa Rica

Franciane Reis

Mini roteiro pela Costa Rica

Lorena Schramm

4 comentários

Luciana Komeorski Fevereiro 12, 2016 at 5:02 am

MUITO BOM AMIGA!! UM POUQUINHO DA EXUBERANTE COSTA RICA… QUE A CADA CURVA NOS SURPREENDE COM UMA PAISAGEM MAIS LINDA QUE A OUTRA!
OTIMAS DICAS,
PARABENS!

Resposta
Franciane Reis Fevereiro 17, 2016 at 9:58 pm

Obrigada Lú! Tentei resumir toda a beleza que encontramos na Pura Vida 🙂
Que bom que gostou! Bjs

Resposta
Adriana Abril 9, 2016 at 2:15 pm

Olá! Meu marido está em santa Teresa, ele faz pranchas e surf e conserta, se tudo der certo eu minha filha estaremos indo Tb, gostaria de saber como e a saúde e educação aí, pois isso me deixa um pouco insegura. Se puder me ajudar ficarei agradecida!

Resposta
Franciane Reis Abril 12, 2016 at 8:09 pm

Oi Adriana tudo bem? Que legal! Tenho certeza que será uma ótima experiência para você.
Em relação a educação é muito boa por aqui, não sei exatamente na região de Santa Teresa, mas de uma forma geral as escolas públicas e o ensino por aqui são ótimo!
A saúde pública é muito similar com a do Brasil, a diferença é que você precisa contribuir e o atendimento é mais imediato. A saúde particular é muito boa, com muitos médicos bons. Me avisa quando vieres, pois seguidamente passamos por Santa Teresa com nossos clientes e podemos nos encontrar. Se precisares de mais alguma informação é só entrar em contato. Abraços.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação