BrasileirasPeloMundo.com
Argentina Moda - Fashion

A moda argentina

A moda argentina.

Sinto que escrevo sobre algo muito paradoxo na minha vida: a moda. Eu gosto, acompanho, leio sobre, sigo blogueiras e páginas de estilo, mas coloco pouca coisa em prática. Sempre fui adepta do básico, do menos é mais, e não lembro de ter seguido tendências. Mas ainda bem que o texto de hoje não é sobre o meu, pobre e sem imaginação, estilo. É sobre algo que reflete muito o comportamento e a vida aqui, com forte referência à juventude e liberdade. Essa é a moda das argentinas e vou falar de alguns pontos que são onde vejo mais diferenças.

Calçados

Começo pelo item que é, pra mim, o mais polêmico. Quando cheguei foi um choque e um alívio. Choque porque achei horrendos os calçados daqui, e alívio porque trouxe todos os meus sapatos do Brasil. Uma coleção de salto alto, sapatilhas e scarpins. Não demorou muito para eu perceber que as mulheres aqui não usam esses estilos salvo claro, exceções. O máximo que vi eram as sapatilhas. O estilo aqui é a plataforma, mas não falo daquele saltinho Anabela bem brasileiro. Aqui é PLA-TA-FOR-MA plana, que eu comparo com uma balsa. Mesmo com as mudanças tão rápidas nesse mundo, a moda das super plataformas resiste ao tempo e vai além: estão cada vez mais altas, com detalhes brilhantes, texturas e materiais diferentes. É uma peça básica que sinceramente não sei se realmente acham bonito. O que sei é que é bem confortável e essa é minha explicação para tanto sucesso ao longo dos anos. Buenos Aires, por exemplo, é uma cidade onde se caminha muito e nada melhor do que percorrer distâncias com o máximo de conforto. Também em nome do conforto as mulheres optam bastante pelo uso de tênis que aqui chamamos de “urbano” e são super democráticos e fáceis de combinar. As botas estilo militar, ou coturno, são bastante comuns nas ruas e eu fico impressionada em como conseguem combinar com coisas que em mim ficariam feias, mas no final o conjunto da obra fica cheio de atitude! O outro lado dessa história é a tendência dos mocassins e botas de cano curto, superelegantes e confortáveis. Eu gosto e uso.

Foto: acervo pessoal

Leia também: 5 verdades sobre morar na Argentina

Calças

Não quero parecer desanimada, mas esse é outro item ao qual ainda não me adaptei. Quase todas as brasileiras daqui reclamam dos cortes das calças e grande parte espera a oportunidade de ir ao Brasil pra comprar roupa em geral.  Os jeans por exemplo têm o cós bem alto, modelagem reta, geralmente são curtos, e quanto mais ajustados ao corpo, melhor. A sensação que tenho com algumas marcas nacionais é que fiquei sem curvas e reta. Ainda não encontrei o jeans perfeito e isso tem a parte boa que é poder explorar outras ideias, como as calças de pano largas e frescas e os leggings. Tenho escutado que uma rede brasileira vai abrir filial aqui e não posso esconder minha ansiedade para saber qual o estilo que vão adotar nas vitrines, se Brasil ou Argentina.

Acessórios e Maquiagem

Maquiagem – As pessoas percebem que uma mulher é brasileira aqui porque, entre outras coisas, nos maquiamos mesmo. De dia ou de noite. Já a mulher argentina, usa pouca maquiagem: base, batom e lápis de olho.

Bijuterias e demais acessórios – Colares grandes, várias pulseiras, lenços, tanto de cabelo como de pescoço, chapéu… Vale tudo pra criar um visual que saia do simples, mesmo que a roupa seja. Pessoalmente, no último ano, me vi deixando de lado a bolsa e passei a usar mochila porque, uma vez mais, estar cômoda o dia inteiro, podendo levar a necessaire com artigos pessoais, maquiagem, carteira, garrafinha de água, snack e um livro é o que conta no dia a dia.

Eu sempre digo que, por mais que não goste muito de alguns looks, tenho que reconhecer que as argentinas têm estilo e muita criatividade para combinar peças e acessórios, alguns dos anos 90 como as pochetes, que eu jamais usaria haha, mas fica bem bonito. Minha interpretação da moda daqui é que ela pode ser vintage, intensa e original. Tem uma pegada rock, ousada e hippie. Ainda não sei quando vou me adaptar às tendências argentinas. Por agora sigo viajando nas páginas de moda e estilo, observando as ruas e criando coragem para ousar.

Related posts

Dicas de turismo na Argentina: El Calafate no outono

Sara Martins

Natal na Argentina

Ina de Oliveira

Como foi chegar em Corrientes

Fabi Lima

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação