BrasileirasPeloMundo.com
País de Gales

A monarquia britânica e o País de Gales

A monarquia britânica e o País de Gales.

“You, royalist.” (“Sua monarquista.”)

Foi exatamente isso o que meu marido me disse no dia em que foi anunciada a data do casamento real. O motivo: eu “anunciei” em um tom meio que formal que no tal dia (sábado, 19 de maio 2018) eu estaria “indisponível” porque iria assistir ao casamento de Meghan e Príncipe Harry.

Já virou brincadeira entre a gente, eu ser uma “brazuca royalist”, e eu nem ligo quando ele me chama assim. Gente, eu AMO a família real! Eu sempre amei aprender sobre a monarquia britânica, e “devoro” livros, séries e documentários sobre o assunto. E eu já vi a Rainha Elizabeth bem de pertinho, DUAS VEZES! Minha sogra brinca, dizendo que eu sou mais britânica do que ela. Haha.

Família real em Cardiff Bay. Nesse dia eu estava lá com alunos. (fotos de arquivo pessoal)

Nesse artigo eu quero contar um pouquinho sobre as conexões entre a família real e o País de Gales.

Leia também: dicas de turismo no País de Gales

Você sabia que o Príncipe Charles tem o título de Príncipe de Gales? Esse título é concedido ao herdeiro do trono da Inglaterra. Não existe sucessor automático, e o título é passado para frente (ou seja, o Príncipe William vai herdá-lo) assim que o Príncipe se torna rei.

De acordo com o site Princeofwales, Llywelyn, o Último (1248-82) se declarou Príncipe de Gales em 1258 para tentar recuperar os territórios cedidos à Inglaterra após a morte de Llywelyn, o Grande (1194 -1240).

A partir do século 14, com Eduardo, o Príncipe Negro (conhecido assim pela sua crueldade com os franceses e outros inimigos), que foi nomeado Príncipe de Gales aos 12 anos, o título passou a ser dado ao filho mais velho de reis e rainhas da Inglaterra.

Você sabia? Apenas a esposa do Príncipe de Gales é considerada princesa. Por essa razão Diana era a Princesa de Gales. (a Camilla, atual esposa do Príncipe Charles não é considerada princesa; ela tem o título de Duquesa da Cornualha. Para ser princesa, é necessário ser filha de príncipe. Por isso  a Charlotte, filha do William e da Kate é princesa, mas a Kate e a Meghan, mesmo sendo casadas com príncipes, não são.

Bom, então vamos lá, com algumas curiosidades sobre a realeza britânica e suas conexões com o País de Gales.

Você sabe onde o Príncipe Charles passa suas férias de verão? Ou onde William e Kate passaram seus primeiros anos de casados? Ou onde a Rainha Vitória comprava suas calcinhas? (sim, calcinhas!)  Gente, no País de Gales, é claro! 😉

    • O Rei Henrique V nasceu no Castelo de Monmouth em 1386, a passou grande parte da sua vida jovem no País de Gales. Quando ele se tornou rei em 1413, ele já era um veterano de batalhas, o que o ajudou a vencer os franceses na Batalha de Azincourt (Guerra dos Cem Anos). Nessa batalha, os arqueiros galeses tiveram um papel crucial na derrota dos franceses.

      Monmouth Castle (foto: cadw.gov.wales)
    • Henrique Tudor, mais conhecido como Rei Henrique VII, nasceu no Castelo de Pembroke em 1457. Ele fugiu para a Bretanha, na França, durante a Guerra das Rosas, e retornou com um pequeno exército para Milford Haven. Mais de 5.000 soldados atravessaram com ele o País de Gales e derrotaram o Rei Ricardo III na Batalha de Bosworth, após a qual Henrique se tornou Rei Henrique VII. Teve início, então, a dinastia Tudor, que ficaria no poder pelos próximos 120 anos. 
Pembroke Castle (foto: www.visitpembrokeshire.com) 

Leia também: curiosidades sobre o País de Gales

    • Apesar de sua ascendência galesa, o Rei Henrique VIII aprovou o Decreto de União de 1536, através do qual o País de Gales foi legalmente incorporado a Inglaterra. Tal decreto baniu a língua galesa dos escritórios públicos e fez com que o inglês passasse a ser a língua oficial do país. Mas o galês continuou forte, até mesmo em sua família: sua filha, a Rainha Elizabeth I (que reinou de 1558 a 1603) falava galês fluentemente!
    • A Rainha Vitória comprava suas calcinhas de Sir Pryce Pryce-jones, fundador da primeira empresa de vendas por catálogos do mundo (tipo Avon, Natura, etc) em Newton, no País de Gales. As calcinhas de flanela eram as favoritas de muitas rainhas da Europa, inclusive a Rainha da Noruega e a Imperatriz da Rússia.
    • O Rei Eduardo VII adorava golfe e foi graças a ele que dois dos seus campos de golfe favoritos no País de Gales obtiveram status de realeza: Royal Porthcawl e Royal St David’s.
    • Desde 1923, as alianças dos principais casamentos reais têm sido feitas de puro ouro galês. Essa tradição começou com a Rainha Mãe, a mãe da atual Rainha Elizabeth II.
    • Príncipe William e Kate moraram em Anglesey, costa norte do País de Gales, durante seus primeiros anos de casados, enquanto o Príncipe trabalhou como piloto de helicóptero de resgate.
    • Quando o Príncipe Charles (Príncipe do País de Gales) e a Duquesa da Cornualha vem para o país no verão, eles ficam em sua casa em Llwynywermod. A propriedade tem 195 acres e foi reformada utilizando materiais locais. Quando o Príncipe e a Duquesa não estão em casa, você pode se hospedar lá de férias. 

      Casa de verão do Príncipe Charles e Camilla (fonte: www.princeofwales.gov.uk)

    Fontes:

  • Visitwales.com

  • Princeofwales

Related posts

Como arrumar emprego no País de Gales?

Daniela Pesconi-Arthur

Natal no País de Gales e saudades da família

Daniela Pesconi-Arthur

Turismo pelo norte do País de Gales – Parte 2

Daniela Pesconi-Arthur

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação