BrasileirasPeloMundo.com
Argentina Curiosidades Pelo Mundo

A televisão na Argentina

Foto: Acervo Pessoal | Vendo Friends no Netflix

Já tem um tempo que venho querendo falar de um assunto super importante para qualquer brasileiro que muda para outro país. Você deve estar pensando, será como conseguir um apartamento, certo? Não. Então um emprego? Também não. Ah, então será como abrir uma conta no banco ou ter plano de saúde? Nada disso.

Hoje venho te contar como fazer para assistir a programas, séries, novelas e filmes pela TV.

Sou noveleira, sim, e sigo sendo, mesmo de longe 😉

Atire a primeira pedra aquela/e que nunca gostou – e até sofreu um pouquinho –  de uma novela do Manoel Carlos. Quantas Helenas nas nossas vidas, não é mesmo?

O fato é que o brasileiro é “televiseiro” e gosta de chegar em casa e assistir a alguma coisa.

Os mais jovens, neste momento, diriam “ai, mas a TV está morrendo”. E eu respondo, “meus amores, não está não. O jeito de assistir a programas, séries e filmes é que está mudando”.

E como fazer para ver tudo isso morando em terras estrangeiras?

Padrão Brasil de Qualidade

Não sei se você sabe, mas o Brasil tem excelentes produtores de conteúdo audiovisual.

O que passa tanto na TV aberta, como nos canais pagos e agora pela Internet, em sua grande maioria, possuem uma qualidade muito alta.

Pode-se dizer que espectador brasileiro/a é exigente porque está acostumado com conteúdo bem produzido, desde pequeno.

É claro que existem umas bizarrices soltas por aí (onde é que não tem, não é mesmo?) Mas mesmo que o assunto tratado seja ruim, pode observar a qualidade da produção. Poucas vezes deixa a desejar.

Serviços de Streaming

Não sei se já te falaram, mas a oferta de programas e filmes da principal operadora de serviço audiovisual de streaming, ou seja, o ou a Netflix (não sei até hoje se é masculino ou feminino) muda de país para pais.

Por questões legais nem todos os programas estão disponíveis em todas as regiões. O que quer dizer que pode acontecer com você o mesmo que comigo.

Comecei a assistir uma série, me apaixonei, viajei e nunca pude terminá-la…. trauma quase que de infância (olha o drama, hahaha). Além das legendas e das dublagens, que podem ou não oferecer o português como uma opção.

Mas sério, você se mudou? Então, vai ter que se adaptar.

Leia também: Cheguei na Argentina e agora?

E como é na Argentina?

Não é querendo falar mal, por favor, não se enganem, é que – na minha opinião – com uma qualidade mais ou menos e um conteúdo às vezes meio bizarro acabei optando por não ver nada.

Claro que de vez em quando surgem coisas boas e geniais. Mas é muito de vez em quando. É tipo brechó ruim, tem que entrar, fuçar bastante até encontrar, entende?

Nessa eu prefiro ficar com o cinema. Que – volto a dizer, na minha humilde opinião – mesmo sem tanto orçamento, é incrível. Recomendo muito.

Canais TV Aberta

TV Pública – tem uma boa programação, mas muda de rumo cada vez que muda o governo do país. Daí, fica um pouco difícil de acompanhar.

America – muitos programas de fofoca, até hoje não consegui parar para assistir de verdade.

El Trece – tem bastante gente que assiste, mas os programas que passam nunca terminaram de me convencer. Os programas tipo “reality” costumam ter muitas brigas e discussões.

Telefé – passa muitas novelas da Globo e da Record. Tem programas até que divertidos e a diva Suzana Gimenez!

Canal 9 – muita fofoca e muito sensacionalismo para o meu gosto. Não consigo assistir.

Curiosidades

Não sei como explicar que os filmes argentinos são ótimos, e as novelas péssimas.

Nos jornais matinais os apresentadores tomam café da manhã. Sobre as bancadas você verá xícara de café com leite ou chá e um prato com medialunas. Mas você nunca vai ver um apresentador comendo ao vivo.

E nos programas de cozinha sempre há um vinho. Aliás, é comum ver bebida alcoólica em programas da TV aberta.

A grade de programas nem sempre é respeitada. Um programa pode passar domingo à noite e, do nada, o seguinte mudar para terça à tarde. Tem que ficar ligado!

As novelas podem começar e terminar em qualquer dia da semana. E não tem reprise do último capítulo. E se uma novela faz muito sucesso, assim que ela acabar a emissora pode começar a transmiti-la novamente na semana seguinte.

É comum a mesma pessoa trabalhar – e aparecer – simultaneamente em mais de uma emissora.

É mais comum ainda uma emissora ter um programa para falar de outro programa de uma emissora concorrente.

E também divulgam por semanas anúncios e propagandas de eventos que já passaram.

Cultura

Aqui a TV é mais sincera… não tem rodeio, nem nada. Se a coisa dá certo ou não, do mesmo jeito vai ser transmitido. Hoje mesmo num telejornal estavam falando de uma festa e mostrando fotos dos convidados, chegou em uma e a apresentadora falou “mas quem são esses, mesmo?” Eram famosos supostamente, mas ela não tinha ideia de quem eram. Errou? Vai pro ar mesmo assim… kkk… e a gente se diverte.

Às vezes não tem notícia, então o que foi mostrado ontem também passa hoje e amanhã e depois de amanhã. E todo mundo fica comentando o assunto. E ai de você que não souber responder quando te perguntarem… não tem perdão.

As pessoas brigam ao vivo e gritam. É uma loucura ver um programa com mais de um apresentador. No final eu já nem entendo nada, nem sei do que estão falando.

Vamos reconhecer, se há algo de bom nisso tudo é que é uma TV democrática, não existe padrão e qualquer um/a pode ser o galã e a mocinha. Sério. Além de ter celulite, barriga super positiva, beijo gay na maior normalidade.

Related posts

Dicas de boas maneiras na Argentina

Fabi Lima

Coisas que alemães acham curioso no Brasil

Nathalia Vitola

Dez curiosidades sobre a Costa Rica

Franciane Reis

2 comentários

Eliete Aparecida Santana Março 3, 2019 at 3:33 pm

Extremamente elucidativo esse texto, além de ser escrito de maneira leve e divertida.Gratidão à esctitora/engenheira📚💖

Resposta
Fabi Lima Março 3, 2019 at 9:02 pm

Obrigada!! 😉

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação