BrasileirasPeloMundo.com
COVID-19 El Salvador

A vacinação contra COVID-19 em El Salvador

A vacinação contra COVID-19 em El Salvador.

O que esperar do processo de vacinação nesse pequeno país da América Central?

Talvez para muitos seja uma longa espera e grandes filas e aglomerações no momento da aplicação. O que me ensinou o passar do tempo nesse caso é que expectativa e realidade as vezes nos surpreendem positivamente.

Tudo começou com a chegada do primeiro lote de 20.000 vacinas da Astra Zeneca ao país no dia 16/02/2021. A estratégia de vacinação começou, como em todos os países do mundo, com os profissionais de primeira linha, sendo que a primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Mirna Esmeralda Moreno de Murgas.

Desde então o processo de imunização seguiu de acordo as prioridades elencadas e atribuídas pelas autoridades do país que são: os trabalhadores sanitários de primeira linha, os maiores de 60 anos, professores, policiais, militares, bombeiros, pessoal que trabalha na Proteção Civil e jornalistas.

Veja Também: O Processo de Vacinação no Chile

Em 13/04/2021 o presidente da Republica de El Salvador Nayib Bukele inaugurou a fase III do Hospital El Salvador (HES) que funciona como um Megacentro de vacinação contra o COVID-19, ampliando assim a capacidade de imunização do país.

Bukele assegurou que espera atender 10.000 pessoas por dia, elevando a vacinação diária a 30.000 pessoas. Esse local onde anteriormente era planejado ampliar as camas de UTI do Hospital El Salvador foi utilizado pelo governo para promover a vacinação da população salvadorenha. Juntamente com a inauguração foi anunciado também um site para agendamento das consultas de vacinação online.

A vacinação contra COVID-19 em El Salvador

Visando evitar aglomerações e agilizar o atendimento no Centro de vacinação foram criadas rotas de acesso exclusivo para os pacientes agendados que são: Metrocentro, Plaza Merliot, Plaza Mundo Apopa, Plaza Mundo Soyapango y Multiplaza.

Saindo desses pontos as pessoas chegam a se vacinar de acordo ao horário agendado sendo transportados desde o ponto de saída e ao final da vacinação regressados ao ponto de partida.

Ressaltando que o Centro de vacinação possui área de observação na qual o paciente aguarda sentado comodamente e com distanciamento social dos demais pacientes por 15 minutos para que se garanta que não houve nenhum tipo de reação à vacina e somente depois disso pode deixar o Centro.

by site oficial El Salvador

El Salvador possui um website onde se pode acompanhar tanto a evolução dos dados de pacientes, mortes e distribuição geográfica dos doentes por COVID-19 como dados da vacinação no país. 

Conseguindo junto aos consórcios COVAX e outras fontes mais vacinas e, visando ampliar a campanha de vacinação em El Salvador, em 28/04/2021 o governo habilitou mais três centros de vacinação contra o COVID-19 em modalidade de auto-serviço, que quer dizer que as pessoas chegarão em veículo e sem descer dos mesmos terão sua dose aplicada.

Pontos de vacinação

Esses pontos de vacinação estão localizados no departamento de Santa Ana, de San Miguel e no estacionamento do centro comercial La Gran Via em San Salvador.

O ministro de Saúde de El Salvador , Francisco Alabí, disse recentemente que espera em 2021 completar o processo de aplicação da primeira dose da vacina contra o COVID-19 em 4,5 milhões de habitantes sendo esse número representativo de 70 % da população Salvadorenha.

Considerando a experiência de muitos amigos e conhecidos que foram vacinados, averiguei que ser vacinado nesse centro é uma experiencia comparável ao atendimento nos melhores hospitais/clínicas do nosso país.

Leia também: Passaporte de vacina, afinal, ele já existe?

Toda a cadeia logística foi muito bem pensada sem gargalos que gerem filas e aglomerações. O pessoal do atendimento foi muito bem treinado e capacitado para fazer as gestões necessárias. O Centro de vacinação por ter sido inicialmente planejado para ser uma unidade hospitalar possui acabamento e mobiliário excelentes.

Muitíssimo importante salientar que a imunização diminui muito a transmissão do vírus, mas que devemos manter as medidas sanitárias de contenção do vírus (distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel/lavagem das mãos), porque essa imunização não é de 100 % e ainda não temos toda a população vacinada.

Quaisquer dúvidas sobre vacinas contra COVID-19 podem ser esclarecidas pelo Vacina OMS

Seguimos esperançosos que El Salvador consiga finalizar exitosamente a vacinação, mas que todos os países consigam também, porque num mundo globalizado a vitória de um só é muito pouco.

Nesse esforço e entendimento coletivo passamos a entender que seremos mais fortes juntos e só assim conseguiremos vencer o vírus, tornando o mundo mais saudável e equitativo.

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

Covid-19 em Angola

Jacira Ferreira Normand

Vacinas no Panamá

Viviane Naves de Alencar

Pandemia em Cuba

Viviane Naves de Alencar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação