BrasileirasPeloMundo.com
COVID-19El Salvador

A vacinação contra COVID-19 em El Salvador

A vacinação contra COVID-19 em El Salvador.

O que esperar do processo de vacinação nesse pequeno país da América Central?

Talvez para muitos seja uma longa espera e grandes filas e aglomerações no momento da aplicação. O que me ensinou o passar do tempo nesse caso é que expectativa e realidade as vezes nos surpreendem positivamente.

Tudo começou com a chegada do primeiro lote de 20.000 vacinas da Astra Zeneca ao país no dia 16/02/2021. A estratégia de vacinação começou, como em todos os países do mundo, com os profissionais de primeira linha, sendo que a primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Mirna Esmeralda Moreno de Murgas.

Desde então o processo de imunização seguiu de acordo as prioridades elencadas e atribuídas pelas autoridades do país que são: os trabalhadores sanitários de primeira linha, os maiores de 60 anos, professores, policiais, militares, bombeiros, pessoal que trabalha na Proteção Civil e jornalistas.

Veja Também: O Processo de Vacinação no Chile

Em 13/04/2021 o presidente da Republica de El Salvador Nayib Bukele inaugurou a fase III do Hospital El Salvador (HES) que funciona como um Megacentro de vacinação contra o COVID-19, ampliando assim a capacidade de imunização do país.

Bukele assegurou que espera atender 10.000 pessoas por dia, elevando a vacinação diária a 30.000 pessoas. Esse local onde anteriormente era planejado ampliar as camas de UTI do Hospital El Salvador foi utilizado pelo governo para promover a vacinação da população salvadorenha. Juntamente com a inauguração foi anunciado também um site para agendamento das consultas de vacinação online.

A vacinação contra COVID-19 em El Salvador

Visando evitar aglomerações e agilizar o atendimento no Centro de vacinação foram criadas rotas de acesso exclusivo para os pacientes agendados que são: Metrocentro, Plaza Merliot, Plaza Mundo Apopa, Plaza Mundo Soyapango y Multiplaza.

Saindo desses pontos as pessoas chegam a se vacinar de acordo ao horário agendado sendo transportados desde o ponto de saída e ao final da vacinação regressados ao ponto de partida.

Ressaltando que o Centro de vacinação possui área de observação na qual o paciente aguarda sentado comodamente e com distanciamento social dos demais pacientes por 15 minutos para que se garanta que não houve nenhum tipo de reação à vacina e somente depois disso pode deixar o Centro.

by site oficial El Salvador

El Salvador possui um website onde se pode acompanhar tanto a evolução dos dados de pacientes, mortes e distribuição geográfica dos doentes por COVID-19 como dados da vacinação no país. 

Conseguindo junto aos consórcios COVAX e outras fontes mais vacinas e, visando ampliar a campanha de vacinação em El Salvador, em 28/04/2021 o governo habilitou mais três centros de vacinação contra o COVID-19 em modalidade de auto-serviço, que quer dizer que as pessoas chegarão em veículo e sem descer dos mesmos terão sua dose aplicada.

Pontos de vacinação

Esses pontos de vacinação estão localizados no departamento de Santa Ana, de San Miguel e no estacionamento do centro comercial La Gran Via em San Salvador.

O ministro de Saúde de El Salvador , Francisco Alabí, disse recentemente que espera em 2021 completar o processo de aplicação da primeira dose da vacina contra o COVID-19 em 4,5 milhões de habitantes sendo esse número representativo de 70 % da população Salvadorenha.

Considerando a experiência de muitos amigos e conhecidos que foram vacinados, averiguei que ser vacinado nesse centro é uma experiencia comparável ao atendimento nos melhores hospitais/clínicas do nosso país.

Leia também: Passaporte de vacina, afinal, ele já existe?

Toda a cadeia logística foi muito bem pensada sem gargalos que gerem filas e aglomerações. O pessoal do atendimento foi muito bem treinado e capacitado para fazer as gestões necessárias. O Centro de vacinação por ter sido inicialmente planejado para ser uma unidade hospitalar possui acabamento e mobiliário excelentes.

Muitíssimo importante salientar que a imunização diminui muito a transmissão do vírus, mas que devemos manter as medidas sanitárias de contenção do vírus (distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel/lavagem das mãos), porque essa imunização não é de 100 % e ainda não temos toda a população vacinada.

Quaisquer dúvidas sobre vacinas contra COVID-19 podem ser esclarecidas pelo Vacina OMS

Seguimos esperançosos que El Salvador consiga finalizar exitosamente a vacinação, mas que todos os países consigam também, porque num mundo globalizado a vitória de um só é muito pouco.

Nesse esforço e entendimento coletivo passamos a entender que seremos mais fortes juntos e só assim conseguiremos vencer o vírus, tornando o mundo mais saudável e equitativo.

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

A pandemia vai acabar após a aprovação das vacinas contra o COVID-19?

Siglia Diniz

Vacinas no Panamá

Viviane Naves de Alencar

Pandemia em Cuba

Viviane Naves de Alencar

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação