BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

A Vida em Sydney

Quando vim visitar Sydney pela primeira vez, levei um choque. Nunca tinha visto nada igual. Que cidade espetacular! No centro a gente vê a arquitetura moderna harmoniosamente mesclada com a antiga. As várias praias maravilhosas, apesar da água muito fria para o meu gosto, me encantaram também.

Mas, o que mais me impressionou foi a sensação de ser sempre final de semana. Isso porque a quantidade de gente nas ruas é absurdamente menor do que eu estava acostumada. No centro da cidade do Rio de Janeiro, onde eu trabalhava, é praticamente impossível andar sem esbarrar em alguém. No Brasil os restaurantes, bares, shoppings, praias, calçadas, etc. estão sempre superlotados. Aqui em Sydney não. A cidade é grande, a mais populosa do país, mas as pessoas conseguem se movimentar confortavelmente.

unnamed

Confesso, porém, que isso está mudando. Já noto um certo crescimento populacional desde a minha chegada, em 2007. A imigração só aumenta. Não culpo ninguém por isso, pois a grande maioria das pessoas, seja qual for a nacionalidade, gostaria de morar numa cidade como Sydney.

Harbour Bridge
Harbour Bridge

O serviço de transportes, apesar das pessoas aqui reclaramarem um pouco, é excelente comparado com o do Brasil. As linhas de trem percorrem a maior parte da cidade. Só mesmo nos horários de pico é que ficam cheios. Mas eu raramente andei em pé quando ia para o trabalho. Hoje em dia ando mais de ônibus, pois no meu bairro não tem estação de trem. Todavia, não tenho do que reclamar. São pontuais, espaçosos, limpos, e ainda entro com o carrinho de bebê, sem sequer precisar tirar a minha filha de dentro dele.

O custo de vida aqui é alto, muito alto, para dizer a verdade. Moradia, alimentação, etc., não é fácil para a maioria conseguir guardar um pouco do salário no final do mês. Os impostos tambem são altos, dói no bolso, mas as pessoas vêem onde o dinheiro está sendo investido. Aliás, vejo que os australianos estão sempre atentos nessa parte. Ou seja, são politizados, votam, cobram dos políticos, participam da comunidade, trabalham duro para manter o país entre os melhores do mundo. O que, infelizmente, é bem diferente do Brasil…

Outra coisa interessante é que você está em Sydney, mas se sente em um dos países asiáticos vizinhos. Olhinhos puxados para todos os lados. Aos poucos a gente vai conseguindo distinguir se a pessoa é chinesa, ou japonesa, ou tailandesa, coreana.

Todos sabem que a Austrália é um país jovem, onde os povos que para cá migraram ainda possuem suas características próprias ainda bem evidentes.

Não tem como negar que são os imigrantes que tornam a cidade ainda mais interessante. Aqui experimentei comida indiana, tailandesa, chinesa, coreana, malasia, grega, turca, japonesa, nepalesa… tem de tudo, para todos os gostos. Umas mais exóticas que outras, mas sempre divertido conhecer sabores novos.

Sorte minha que ultimamente a gente consegue desfrutar a comidinha de casa com mais facilidade, pois já são várias as churrascarias e os restaurantes, ou cafés, que servem comida brasileira na cidade. Consigo, inclusive, encomendar salgadinhos para as festinhas de aniversários dos meus filhos. Mais uma maneira de diminuir um pouquinho aquela saudade da terra brasilis.

Related posts

Alguns certificados necessários para trabalhar na Austrália

Lívia Campos

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Trabalhar com crianças na Austrália

Aline Arruda

16 comentários

Sicilia Cavalheiro Junho 19, 2014 at 12:29 am

Tenho uma filha que morou em Sydney, agora mora em Melbourne, em 2012 estive na Australia, é exatamente a sensação que tive a msma da Ana Carolina Burlamaqui, um país maravilhoso !!!!!
Tudo, mas tudo , funciona….!!! Estarei voltando no próx. ano se Deus quiser…!!!! Abraços…..

Resposta
Ana Carolina Burlamaqui Junho 22, 2014 at 8:30 am

Ola Sicilia, ainda nao conheco Melbourne, mas dizem que e lindissima tambem! Mais frio, mas uma excelente cidade! Abracos!

Resposta
ackolb Junho 19, 2014 at 11:22 am

Ana Carolina, que delicia, eu ainda não conheço a Australia, mas confesso que tenho muito vontade de conhecer! Me parece mesmo um pais com cara de ferias e fim de semanas infinitos! rsrsrsr Adorei seu texto!

Resposta
Ana Carolina Burlamaqui Junho 22, 2014 at 8:32 am

Obrigada, Ana Cristina! Venha conhecer, e longe, mas vale a pena! 🙂

Resposta
Priscila R. Junho 19, 2014 at 1:05 pm

Visitei Sydney em 2012 e é exatamente assim que me senti. Tenho muita vontade de um dia voltar e se houver a oportunidade de morar, melhor ainda. Parabéns pelo texto.

Resposta
Ana Carolina Burlamaqui Junho 22, 2014 at 9:42 am

Obrigada, Priscila! 🙂

Resposta
Erica Junho 20, 2014 at 10:02 am

Ana, Sidney esta sem duvida na lista dos lugares que eu vou conhecer em breve!! Acredito que a vida na Australia (e tbm aqui na Nova Zelandia), mesmo nas grandes cidades sejam mesmo beeem diferentes do que vivenciamos nas grandes metropolis do Brasil. Adorei seu texto! Abracos!

Resposta
Ana Carolina Burlamaqui Junho 22, 2014 at 9:43 am

Muito obrigada, Erica! 🙂

Resposta
Joy Matta Junho 20, 2014 at 3:03 pm

Sei que cada vez mais brasileiros estao escolhendo Austrália pra passear e morar. Dizem que os australianos sao bem agradáveis mesmo. Fiquei curiosa com uma coisa…. como é o sistema de voto por aí? Obrigatório ou voluntário??

Resposta
Ana Carolina Burlamaqui Junho 22, 2014 at 9:48 am

Ola, Joy, o voto aqui e obrigatorio tambem, como no Brasil. Quem nao vota, tem que pagar uma multa… 🙂

Resposta
Mariana Gonçalves Junho 20, 2014 at 6:17 pm

Encomendar salgadinho??? Que delícia! Comer comida diferente é ótimo, mas nada como o gostinho de comida do Brasil quando se está morando fora, né? 😀 Nao conheco a Austrália, mas tenho curiosidade em conhecer! Beijos

Resposta
ESDRAS LOPES Agosto 11, 2014 at 12:08 pm

Olá, tenho um irmão que vive em Sydney á 17 anos, é casado com uma Australiana, devo ir no próximo ano visita-los, e conhecer algumas cidades desse maravilhoso país!

Resposta
Luciano Janeiro 13, 2016 at 3:57 pm

Boa Tarde Ana! Parabéns pelo artigo! Ando saturado pela baixa civilidade e alto grau de pobreza que encontro por Olinda e Recife. Aliado a isso temos um congresso com os desnecessários centenas de corruptos que nos custam uma fortuna. Devido isso e a algumas similaridades com nosso clima tropical, tenho pensado em morar em Sydney . Sou Eng. Mecânico com experiência na área da qualidade voltada ao petróleo, você vê alguma possibilidade de conquistar uma posição aí? Abraço!

Resposta
Luciano Pedrosa Janeiro 13, 2016 at 4:03 pm

Boa tarde Ana! parabéns pelo artigo! Moro em Olinda-PE e estou saturado com diante da baixa civilidade das pessoas daqui, da ausência do poder público diante das questões básicas da sociedade e de um congresso repleto de custosos e desnecessários corruptos! Penso em morar em Sydney, sou Eng. mecânico com boa experiência voltada para área da qualidade no setor de petróleo. Você alguma possibilidade de me fixar aí? Abraço!

Resposta
Carina Julho 21, 2016 at 5:54 pm

Boa Tarde!

Como é a questão da imigração, visto, trabalho…
Obrigada

Resposta
PRISCILA LOPES OLIVEIRA Outubro 10, 2016 at 11:23 am

Você tem Algum agente de imigração que possa indicar?!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação