BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul

África do Sul e Sanibonani

Tudo aconteceu rápido demais. Do dia para a noite, meu então namorado na epóca, recebe um convite para um projeto profissional de 2 anos na África do Sul. Avaliamos o convite e decidimos que iríamos juntos. Em alguns meses, finalizei minha especialização, casamos e partimos para uma nova vida do outro lado do Atlântico. África lá vamos nós!

Durante a minha adolescência, filmes sobre o continente africano sempre despertaram meu interesse. As lindas paisagens das savanas com leões, girafas e zebras me encantavam. Mesmo assim, meu conhecimento sobre os hábitos e a cultura africana eram escassos. Tudo seria novo.

Sandton_Africa do Sul

Seria um aprendizado. O idioma, os costumes, a forma de dirigir na mão inglesa, os novos sabores, as novas amizades, um novo clima, um novo cenário. Meu sentimento era de felicidade pela oportunidade que a vida me dava. Eu sabia que com calma e paciência, tudo daria certo.

Moyo Restaurante _Joanesburgo
A África do Sul – Sanibonani (“Olá” em Zulu), conhecida mundialmente como “Rainbow Nation”, devido a sua diversidade cultural, possui aproximadamente 52 milhões de habitantes. Curiosamente tem 3 capitais: Pretória (capital
administrativa), Cidade do Cabo (capital legislativa) e Bloemfontein (capital judiciária).

Kruger Park

O governo sul-africano é regido por um sistema parlamentar, onde o presidente pode exercer ao mesmo tempo o cargo de chefe de estado e chefe de governo. O país possui 9 províncias e 11 línguas oficiais. O idioma mais falado é o zulu. O inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado no país. A moeda local chama-se RAND e a cotação, aproximadamente em relação ao REAL é: R$ 1 = R4.75 RAND.

Kruger Park_Zebras

Joanesburgo ocupa o lugar de centro comercial e financeiro, além de ser a maior cidade e a mais conhecida. Apesar de ser classificada como uma das cidades mais violentas do mundo, os episódios aqui acontecidos não são diferente do que ocorrem nas grandes metrópoles. A criminalidade bem como os problemas sociais, especialmente as altas taxas de desemprego, são um grande gargalo para o país.

Juliana_Lucas_Maria Alice_Camps Bay_Cidade do Cabo

Morar em Johanesburgo e não ter carro é um problema. O sistema de transporte público é praticamente inexistente. O meio de transporte é feito por vans particulares, na sua maioria velhas e guiadas por motoristas que desconhecem qualquer lei de trânsito, de segurança ou respeito ao próximo. As poucas linhas de ônibus que existem não cobrem toda a cidade. O GAUTRAIN, o trem rápido inaugurado durante a copa, facilita o transporte para os turistas, para sair
e chegar ao aeroporto, para algumas regiões da cidade, bem como até Pretória. Em contra partida, as estradas do país esbanjam qualidade. Sempre bem conservadas, seguras, tornando uma viagem de carro uma boa opção para desbravar as belas paisagens aqui encontradas.

Chapmans Peak Drive _ Cidade do Cabo
Planejar um roteiro de viagem para a África do Sul, não é uma tarefa fácil. O país oferece diversas opções e atrações. Desde de passeios tipicamente africanos, como safaris, trilhas, caminhadas com leões ou com elefantes. Os safaris podem ser de grande porte, com pernoite em tendas na savana ou uma coisa mais rápida e simples, com duração de apenas algumas horas. Passeios de balões, visitas a montanhas, canyons, museus, cassinos, praias, parques, vinícolas, também fazem parte do pacote.

Camps Bay _Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo é uma cidade encantadora. Parada obrigatória durante uma visita ao país. Os meios de hospedagens geralmente oferecem um bom serviço e atendem a todos os gostos e bolsos. Os vinhos sul-africanos e os restaurantes são um capítulo á parte. Desde a culinária local até aos cardápios internacionais, a lista é farta, com ambientes aconchegantes e bom atendimento. A minha dica é: Fazer reserva, principalmente nos restaurantes mais concorridos. A cozinha da maioria dos restaurantes encerra suas atividades entre 21:30/22:00 para jantar.

Kruger Oark_Safari durante copa do mundo

Há quase 8 oito anos morando em Joanesburgo com meu marido e meus dois filhos (ambos nascidos na aqui), posso dizer que a experiência tem sido feliz e reveladora. As lições que aprendi aqui me fazem ser uma pessoa melhor. Depois de visitar certo lugares, como a exemplo de Soweto, palco de várias manisfestações e conflitos durante o apartaide, regime sob o qual o país viveu entre os anos de 1948 a 1990, me fez compreender e respeitar muito mais a nação desse país. Especialmente Nelson Mandela. Suas palavras, suas atitudes, sua humildade e inteligência, fizeram a diferença não só aos sul-africamos mas ao planeta.

Amistoso Brasil x Bafana Bafana _Março 2014_ Soccer City Stadium _Soweto

Vivenciar a Copa do Mundo de 2010 e peceber o grande reconhecimento que um país africano teve, pela sua alegria e competência em realizar um evento esportivo de grande porte e mostrar ao mundo seus valores e sua essência, foi emocionante e inesquecível.

Obrigada! Thank you! Ngiyabonga!

Related posts

Kruger ou Pilanesberg?

Viviane Schäffner

Pontos turísticos na Cidade do Cabo

Liliane Oliveira

Maternidade e Pré-Natal na África do Sul

Michelle Braga

36 comentários

Ana Carina Lozon Abril 29, 2014 at 9:18 am

Juliana, parabéns pelo texto!
Muito lindo, muito legal, e você deve ter tido experiências incríveis aí!!Eu que não conheço nada , fiquei aqui imaginando que não deve ser nada mal, morar com uma paisagem e natureza lindas assim!
beijos!!

Resposta
Juliana Placido Abril 30, 2014 at 7:14 am

Obrigada Ana Carina !!!! Qdo tiver oportunidade, não deixe de visitar a África do Sul ! Um país encantador ! Bjs

Resposta
Emilia de Paula Hanashiro Abril 29, 2014 at 9:21 am

Bem vinda Juliana e que bom saber de mais uma experiencia de brasileiras por essa mundão de Deus, parabéns pelo texto e as fotos maravilhosas.

Resposta
Juliana Placido Abril 30, 2014 at 7:15 am

Obrigada Emilia ! Bjs

Resposta
Juraci Pike Abril 29, 2014 at 9:52 am

Sanibonani Juliana! Achei fascinante a tua narrativa. Alias, antes de nos casarmos meu marido (ingles) morou muitos anos em Joanesburgo e costumava dizer que tinha uma similaridade com o nosso Nordeste. E, apesar da violencia por razoes sociais, o povo em geral parece-nos ser muito carinhoso, alem de resilientes e determinados. Realmente, ter sido sede da Copa do Mundo foi uma grande oportunidade para a África do Sul reverter a maré de negativismo que estava infiltrada na sociedade nos últimos 3 anos anteriores ao evento. Ngiyabonga…Cheers!
drukkies <3

Resposta
Juliana Placido Abril 30, 2014 at 7:18 am

Obrigada Juraci !!!! Acredito que Brasil e a Africa do Sul tenham similaridades. Além dos sul-africanos terem um apreço muito especial pelo nosso país. Bjs

Resposta
Erika Azevedo Abril 29, 2014 at 1:54 pm

Parabéns Ju….lindas fotos, exelentes textos….assim deu vontade de ir correndo visitar vocês e esse país maravilhoso, saudades bjs!!

Resposta
Juliana Placido Abril 30, 2014 at 7:19 am

Obrigada Krika !!!! Venha mesmo ! Nós e a África do Sul esperamos por vocês !!!! Bjs

Resposta
Renata Rosa Abril 29, 2014 at 2:54 pm

Ju, seu texto demonstra de forma maravilhosa as peculiaridades de um lugar tão fascinante.
Parabéns!!

Resposta
Juliana Placido Abril 30, 2014 at 7:19 am

Obrigada Rê !!!!! Bjs

Resposta
Taciana Teti Abril 29, 2014 at 5:28 pm

Que legal! Adorei!! Beijos!

Resposta
Juliana Placido Abril 30, 2014 at 7:21 am

Obrigada Taci !!!!Bjs

Resposta
Maria Sidêria Abril 29, 2014 at 10:38 pm

Juliana, parabéns pelo texto, lindas fotos.

Resposta
Juliana Placido Abril 30, 2014 at 7:22 am

Obrigada Sidêria !!!! Venha passar uns dias conosco por aqui ! Bjs

Resposta
Cristiane Leme Abril 30, 2014 at 9:53 am

Cape Town com sua Table Mountain e os vinhedos de Stellenbosch são minhas melhores memórias desse país… e maravilhosos vinhos, incluindo meu favorito, Pinotage! A África do Sul é fascinante e o povo guarda muitas semelhanças com o povo brasileiro no sentido de ser também acolhedor e alegre, mesmo com toda a desigualdade social que existe. Parabéns pelo texto e espero ler mais sobre a África do Sul! Beijos

Resposta
Juliana Placido Maio 7, 2014 at 1:05 pm

Obrigada Cristiane ! Pode aguardar novos textos ! Em breve teremos mais !

Resposta
Ana Cristina Kolb Abril 30, 2014 at 12:32 pm

Juliana adorei seu texto e as fotos, a ultima noa consegui visualizar por algum motivo técnico, ja visitei países da Africa do Norte mas nunca Africa do Sul e com certeza esta entre um dos meus destinos no futuro, mas quero aproveitar pra ir em um projeto voluntário! Tenho alguns ex-alunos meus dai e com certeza vou amar poder visitar este pais, interagir com este povo que é um exemplo pro resto do mundo em termos de resiliencia e alegria. Todos , sem exceção dos Globetrotters que encontrei, e que ja foram a Africa do Sul, me dizem sempre a mesma coisa, é único, a natureza o por do sol, a energia é impressionante! Ja me alegro de ler mais seus textos e descobrir este pais maravilhoso com olhos locais e brasileiros! Ngiyabonga! Namasté 🙂

Resposta
Juliana Placido Maio 4, 2014 at 10:00 pm

Ana Cristina, tenho certeza que você terá uma boa experiência aqui ! Não deixe de visitar a África do Sul ! Se precisar de ajuda com mais informações , conte comigo!

Resposta
Rafaella Abril 30, 2014 at 3:40 pm

Parabéns pelo lindo texto!
Tive a oportunidade de estudar em Cape Town e vou guardar pra sempre tudo que aprendi com esse povo maravilhoso.
Tenho saudades de tudo, mas principalmente da vista da Table Mountain.
Um grande abraço!
Rafaella

Resposta
Juliana Placido Maio 4, 2014 at 9:58 pm

Obrigada Rafaella ! A Table Mountain é o meu lugar preferido em Cape Town !!!!

Resposta
Fred Rosa Maio 2, 2014 at 2:13 am

Parabéns pelo texto!

Ele está excelente! Ficou agradável, convidativo e relevante.

Além disso, ele me pareceu bem fiel ao que conheci da África do Sul em 2011. Sem dúvida, a visita ao Soweto e o contato com a memória do apartaide foi uma das experiências mais emocionantes pelas quais já passei. Aliás, ela mais do que nos emociona: ela nos impulsiona a lutar contra as falsas barreiras raciais, étnicas, nacionais, sociais ou sexuais que pretendem o absurdo: separar o ser humano de si mesmo. Nesse sentido é que acho bastante simbólicos e comoventes os grandes eventos esportivos mundiais: eles estão sempre a nos mostrar que, mesmo em face da competitividade e das nossas diferenças, somos todos um só e podemos viver em harmonia.

Viva Mandela!

Resposta
Juliana Placido Maio 4, 2014 at 9:56 pm

Obrigada Fred !!!! Bjs

Resposta
Jana Maio 3, 2014 at 8:57 pm

Olá Juliana, parabéns pelo texto muito bacana. Moro em Moçambique há quase 9 anos e junto com meu marido estamos planejando mudar para Johanesburg para passar 1 ano e ter nosso primeiro filho lá, não sei a idade de seus filhos mas se possível, se vc ainda tiver contato ou me indique seu médico aí, se foi brasileiro, e tbm se vc fez plano de saúde…meu email é [email protected]
Desde já obrigado.

Resposta
Juliana Placido Maio 4, 2014 at 10:04 pm

Olá Jana, obrigada ! Meus filhos nasceram aqui. Posso te adiantar que médico brasileiro aqui você não vai encontrar. A minha experiência em ter filho em Joanesburgo foi muito boa, super tranquila. Vou te passar o nome da minha médica por email. E me coloco a disposição caso você precise de mais informações.

Resposta
Jana Maio 6, 2014 at 6:06 am

Ok Juliana, te agradeço muito, toda informação de alguém q já passou por essa experiência é super bem-vinda. Fico no aguardo do email.

Resposta
Vandré Maio 7, 2014 at 7:07 am

Juliana,

parabéns pelo texto! É um belo retrato de muitas experiências próprias que eu também vivi aí!
As fotos de Cape Town ficaram ótimas, acredito que sejam da vossa última viagem para lá! 😉

Beijos,

Vandré

Resposta
Juliana Placido Maio 7, 2014 at 1:07 pm

Obrigada Vandré !!! Bjs

Resposta
Amanda Carvalho Maio 7, 2014 at 4:47 pm

Juliana ,

Parabéns ! Belo texto, esclarecedor para quem não conhece a África do Sul, fotos muito bonitas , trazendo saudades
para quem já viveu por aí ! Saudades principalmente desse casal tão querido!!!!!!!!!! Bjssss
Amanda e Caio

Resposta
Juliana Maio 12, 2014 at 7:46 pm

Obrigada Caio e Amanda!!! Muito carinho por vcs! Nossa viagem pela Garden Route foi inesquecível! Bjs

Resposta
Safiya Parker Maio 9, 2014 at 4:15 pm

Gostei muito do seu relato, vc tem muito mais tempo de ZA q eu..eu mudei p ca dezembro 2013 e nem 6 meses aqui. Moro em Cape Town acho o pais encantador tudo perfeito tudo funciona tao diferente do Brasil. Parabens pelo seu olhar lindo por esse lugar paradisiaco.

Resposta
Juliana Maio 12, 2014 at 7:48 pm

Obrigada Safiya! Aproveite bem as maravilhas de Cape Town! Morar ai é um privilégio!

Resposta
Ana Maria Rio Branco Maio 13, 2014 at 8:21 am

Excelente o seu relato e , como moradora de Joanesburgo há 21 anos, faço minhas as suas palavras. Moro em Joanesburgo por opção e adoro a cidade e o país como um todo. Só tenho a acrescentar que a qualidade de vida e o clima são perfeitos e Joanesburgo é uma das cidades com maior concentração de árvores (e piscinas) por metro quadrado do muito.

Resposta
Maria Carolina Alves Março 6, 2015 at 9:07 pm

Oi Jú! Descobri teu texto apenas agora por acaso. Adorei! Você consegue através dele despertar ainda mais a curiosidade em conhecer esse país tão lindo. Fico feliz por vc ter tido a coragem de ter se permitido viver essa experiência maravilhosa em sua vida. Espero te visitar em breve. Muita felicidade para vc e sua família linda. Beijos e saudades! ❤️

Resposta
Jederson Carlos Outubro 13, 2015 at 11:47 am

Oi Juliana sou apaixonado pelas maravilhas naturais da África gostaria muito de tentar a vida ai

Resposta
Regina Outubro 19, 2016 at 9:22 pm

Oi Juliana,
Você ainda está em Joanesburgo?
Estou mudando para África do Sul … ainda não sei se Joanesburgo ou Cape Town, qual a melhor opção na sua opinião?
Obrigada!!!
Bjs
Regina

Resposta
Cristiane Leme Outubro 23, 2016 at 7:38 pm

Olá. A Juliana parou de colaborar com o BPM. Temos outras colunistas na África do Sul, procure por textos mais recentes publicados sobre o país para redirecionar a sua pergunta.

Equipe BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação