BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Alemão é metódico?

A palavra “organização” resume o que quase todo o mundo pensa sobre os alemães. “Alemão é muito organizado” é uma máxima que já ouvi tantas vezes por pessoas de diferentes países, inclusive dos próprios alemães. Existe até um dito popular que diz que todo alemão não vive sem planejamento. Vou dar alguns exemplos do cotidiano que me fazem concordar com este estereótipo.

Na foto acima eu quis mostrar um “kit básico” que praticamente todo alemão tem: Pasta ficheiro com divisórias, pastas e plásticos, cadernetas, agenda, clipes, bloquinhos, furador e grampeador. Dependendo da pessoa o kit pode ser bem mais completo. No primeiro dia de aula a professora entregou uma pasta ficheiro para cada um e ensinou, literalmente, como organizar seu estudo. E ela ainda conferia uma vez por semana se a pasta estava na ordem que ela havia dado. Ela dizia sempre que, com o material em ordem, o conhecimento também acontece de forma ordenada e racional.

Listas: Confesso que é meu tópico preferido. Faço lista para quase tudo na minha vida e me sinto muito confortável em conversar com um alemão sobre nossas listas em comum: lista de compras para o mercado e feira, tarefas do dia, exercícios da escola, convidados para um jantar, enfim, lista! Elas ajudam muito no dia a dia. Até para fazer uma viagem eu só faço minhas malas depois de já ter escrito minha lista.

Optimized-foto4

 

foto3

 Calendários: Eu tirei esta foto dos calendários que tenho aqui em casa. É um dos presentes mais queridos e as pessoas adoram, pois dá para fazer anotação de tarefas. Tirei ainda uma foto do verso do calendário para mostrar que ele vem com sugestões sobre o que fazer naquele mês. Os calendários comprados geralmente têm adesivos para que você economize tempo (ex. adesivo do lixo, salão de cabelo, etc), e ele facilita muito a vida quando um amigo te liga para marcar algo. E por falar nisso…

Visitas: Se você fizer um convite, o alemão sempre consultará primeiro a agenda para depois te responder. Não que ele seja muito ocupado, mas ele sempre irá conferir se ele já não marcou outro compromisso. E se for para uma festa ou ocasião mais formal você precisa fazer um convite, geralmente escrito e enviado pelos correios, mesmo que ele more na rua ao lado. O convite tem ainda sempre o pedido de confirmação até uma determinada data. Se você for convidado para uma festa ou jantar, com certeza terá um lugar reservado para você na mesa.

Identificação: Em casa geralmente tudo tem um local próprio para ser guardado e normalmente com etiquetas. As etiquetas são bem queridinhas e sempre tem promoção de etiquetadores nos supermercados. Outro exemplo, se você deixar sua criança no parquinho de diversões de uma loja enquanto faz suas compras, após um rápido cadastro, uma etiqueta com o nome da criança é imediatamente colada na roupa do(a) pequeno (a).

Lixo: Todos precisam separar seu lixo. Alguns tipos são recolhidos em casa e outros precisam ser levados ao local devido. O que é recolhido: embalagens recicláveis, que vão para o saco amarelo distribuído pela prefeitura; o lixo biodegradável, alocado no container marrom; e o lixo de diversos, colocado no contêiner da tampa azul ou preta. Uma vez por mês a prefeitura recolhe móveis com um caminhão. Para os demais lixos deve-se direcionar a um contêiner específico espalhado em diversos pontos da cidade. Vidros: existe um contêiner para o vidro transparente, outro para o vidro colorido e em algumas cidades, um terceiro para vidros marrons. As garrafas de plástico e de cerveja, tem o retorno (Pfand), ou seja, depois de consumir o líquido, você leva a garrafa vazia em um supermercado, posto de gasolina ou uma loja de bebidas e recebe de volta o dinheiro que pagou pelo empréstimo da embalagem. Em diversos pontos da cidade também se encontram caçambas para descarte de roupa, roupas de cama e sapatos (devidamente lavados) que são recolhidos pela Cruz Vermelha e distribuídos para pessoas necessitadas. Para os eletrônicos quebrados também existe uma caçamba própria. Para descartar pilhas e baterias há as caçambas em supermercados. Para descartar remédios que não foram usados ou estão vencidos, leve na farmácia mais próxima. E os jornais e papelões podem ser descartados em caçambas que normalmente ficam nos supermercados. Bem organizado, né? E todos cumprem as regras direitinho! Como? Com as planilhas enviadas pela prefeitura com todas as datas e locais para o descarte.

 Pontualidade: Todos os serviços públicos funcionam no horário exato. Se você precisa de uma consulta médica, se torne pontual ou o médico não te atende. Dica minha: chegue uns minutos antes para não ter problemas! Outro sistema pontual é o de transporte público. Os ônibus são sempre pontuais, e os trens raramente atrasam, apenas quando há algum acidente ou quando cai uma árvore nos trilhos. Reunião de trabalho e início da aula também seguem o relógio à risca. E para finalizar, quero mostrar uma foto que tirei do jornalzinho de um supermercado famoso aqui (Edeka). Na minha cidade ele tem o maior horário de funcionamento: das 06:57 às 21:02. Está escrito em alemão, mas dá para ver o horário no canto superior esquerdo: Mo. – Sa.: 06.57 – 21:02 Uhr. Ou seja, de segunda feira (Montag) até sábado (Samstag), das 06:57 às 21:02 horas (Uhr).

Optimized-foto5

E aí, gostou da organização alemã? Mês que vem, conto mais!

Bis dann!

Related posts

Pontos negativos de Berlim

Clarissa Gaiarsa

O que aprendi com os alemães – parte 1

Nathalia Vitola

Delícias de Natal na Alemanha

Allane Milliane

1 comentário

Jessica Janeiro 26, 2017 at 10:14 am

Oi, Sarah. Tudo bem?
Estava atrás lendo sobre experiências de pessoas que vivem na Alemanha e coincidentemente descobri que moramos na mesma cidade. Seria muito bacana se pudermos manter contato por aqui! 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação