BrasileirasPeloMundo.com
Portugal

Algarve é o paraíso português

O paraíso Português queridinho de boa parte dos Europeus é banhado pelo Mediterrâneo e recebe o nome de Algarve devido às numerosas grutas existentes que se abrigam nos seus 4996km de área divididas entre o mar e a montanha.

O algar mais visitado e, porém, mais famoso é chamado de Benagil. Em qualquer estação podemos encontrar turistas de todo o mundo se aventurando em caiaques, paddles, barcos de passeio ou, para os mais corajosos, nado livre, a fim de conseguir aquela foto top 10 das maiores curtidas.

A região é muito popular na Europa por suas praias com areia fina e águas com tonalidades que vão do azul ao verde cristalino. Suas paisagens são de tirar o fôlego, as falésias são donas de si e comandam o espetáculo. O clima consiste em verões longos, quentes e secos e invernos curtos com temperaturas amenas. Raramente chove. 

O Algarve está geograficamente localizado no sul de Portugal e sua divisa com a Espanha é a caliente região de Andaluzia com seu flamenco raiz. 

Faro é a maior cidade e também a capital do Algarve, composto por 16 municípios, cada um com diversas freguesias ou distritos como nominamos no Brasil. É onde fica situado o terceiro maior aeroporto em termos de tráfego do país.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Vilamoura, no concelho de Loulé, é outro destino muito procurado pelos ricos e  famosos porque abriga resorts, hotéis luxuosos, campos de golf, um cassino estrelado  e uma grande marina onde ficam as embarcações mais portentosas da região.

Albufeira é um dos principais destinos de férias dos turistas ávidos por uma despedida de solteiro diferenciada. São muitos grooms (noivos) e brides (noivas) com suas respectivas turmas aproveitando para se esbaldar nas discotecas da rua da Oura ou do Baixa (centro da cidade). Antes considerada como vila, ganhou o status de cidade há pouco tempo. No verão, a oferta de apartamentos por temporada é ilimitada, o que ajuda a aumentar a renda per capta regional.

Portimão é mais conhecida como a cidade europeia do desporto. Recebe todos os tipos de competição esportiva, além de festivais de música na praia da Rocha, famosa por sua enorme faixa de areia. É comum se esbarrar com bikes, patins e patinetes na calçada dos pubs restaurantes, discos e lojas de presentes .

Lagos é famosa porque a praia de Dona Ana ganhou como uma das mais bonitas do mundo. Posso falar a verdade? Existem praias mais bonitas por aqui e eu posso provar. De qualquer maneira, Lagos não se resume ao mar, tem uma gastronomia variada e um centro bem popular.

A Vila de Sagres é considerada o “fim do mundo” literalmente porque acomoda o Cabo de São Vicente, a última ponta mais ao sudoeste da Europa. Pode se confundir com o nome da cerveja que é patrimônio português, mas não  afirmo que a origem é a mesma.

São 278,2 km de distância de Lisboa, mais ou menos 3h de carro ou autocarro (ônibus). A outra opção é o comboio (trem) que gasta o mesmo tempo do autocarro, a diferença são os preços, normalmente maiores.

A gastronomia é variadíssima já que é uma sítio que abriga muitos ingleses, irlandeses, alemães e indianos. Alguns bares e restaurantes fecham durante o inverno por causa da baixa populacional que quadruplica entre a primavera e o verão.

Para se divertir nas noites quentes de verão as opções são infinitas, inclusive, nós temos a permissão solar de curtir as praias até às 21h, horário que o astro rei começa a se pôr nos presenteando com o espetáculo rosa alaranjado mais perfeito que meus olhos já presenciaram. Conseguem imaginar esse fenômeno? Não? Venham ver in loco, não conseguirei descrevê-lo em palavras.

Os encantos do Algarve vem ganhando o mundo, o número de turistas aumenta a cada ano e a vida dos moradores se transforma completamente durante 5 meses. O resto da Europa já descobriu esse cantinho para ativar a vitamina D durante o dia e balançar o esqueleto à noite, ou de dia também porque não tem hora pra ser feliz não é mesmo?  

Espero que tenham gostado, esse texto foi feito para apresentar o Algarve de um modo geral. Nos próximos eu falarei um pouco mais sobre as particularidades daqui. 

Te vejo em breve.

Foto: Julius Silver/Pixabay.com

Related posts

Visto D7 para aposentados morarem em Portugal

Juliana Marra

O boom do mercado imobiliário em Portugal

Soraya Oliveira

Ensinando idiomas on-line

Juliana Marra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação