Como vocês todos que nos seguem já sabem, somos um grupo de brasileiras que vivem pelo mundo. Temos colaboradoras de todos os continentes. Tentamos passar o que é viver em cada lugar desse mundo enorme e cada vez mais sem fronteiras.
E aí, por conta de sincronizar os assuntos, decidir um tema especial, como foi o ‘Especial Natal’, por exemplo, temos um grupo fechado, para trocar informações, deixar todas conectadas e na mesma sintonia. Nesse ponto temos que agradecer a essa maravilha de internet que diminui qualquer distância.
Claro que acabamos fazendo uma grande amizade virtual, rimos dos casos de cada uma, ajudamos com o que nos é possível, nos damos apoio. Brincamos, algumas vezes até nos lamentamos. Resumindo, criamos um elo virtual.
Desde o ano passado começamos a fazer uma brincadeira de amigo secreto. Sorteamos online, e cada uma mandou o presente para outra parte do mundo. E esse ano resolvemos escrever sobre nossa experiência aqui no blog, pois ela só foi possível graças ao BPM.
Infelizmente nem todas puderam participar, mas mesmo assim juntamos um grupo de 16 brasileiras pelo mundo. Como somos de várias partes do Brasil também, o nome da brincadeira foi um dilema. Umas chamam de amigo oculto, outras invisível e ainda secreto…divergências regionais do nosso amado Brasil. Por isso resolvemos batizar nossa brincadeira de ‘Amigas Pelo Mundo’, fazendo um trocadilho ao nome do blog que nos uniu.
Como em todo grande grupo (pois no final somos mais de 40 mulheres que colaboram com o BPM), algumas participam mais, são mais ativas, outras só observam… E quando o sorteio foi feito, aconteceu aquela sensação: ‘mais como vou comprar um presente para uma pessoa que conheço tão pouco?’
Por esse motivo, e também porque o grupo da brincadeira era uma parcela do grupo todo, criamos um chat ‘amigas pelo mundo’ e ali, durante mais de 3 meses, rolou muita conversa, muita brincadeira, muita diversão. Cada uma fez uma pequena apresentação pessoal, falou do que não queria ou não poderia ganhar de presente ( a Camila que vive na India tem problemas em receber comida, por exemplo), do que faz… Bom gente, vocês não tem noção dos papos que rolaram nesse bate-papo. De assuntos filosóficos até outros nem tanto, se é que vocês me entendem…
Também tinha o problema do fuso, então enquanto um grupo dormia o outro escrevia… Aí quando a gente acordava levava meia hora só para tentar pegar o fio da meada.
Foi divertido, inusitado e extremamente gratificante… Realmente essa experiência me surpreendeu. Agora posso confessar: estava meio desanimada, achando que seria mais um mero sorteio, e depois de uns meses receber o presente de alguma parte do mundo e deu.
Mas à partir do momento que o sorteio foi feito e começamos a conversar por chat, não houve um dia que não abrissemos correndo as mensagens para ver as novidades.
E quando os presentes começaram a chegar então??? Uma ansiedade por parte de todas… Delicioso. E tanto foi, que no domingo, quando revelamos que tirou quem, teve algumas que disseram: mas esse grupo não pode acabar… foi tão boa essa interação… e assim pretendemos continuar e ampliar nosso chat de Amigas Pelo Mundo!
Quem sabe um dia não conseguimos todas nos encontrar em algum ponto desse planeta?
Agora é esperar (super ansiosas) o próximo sorteio!
O troca-troca ficou assim:
Ficam aqui comentários de algumas das Amigas pelo Mundo:
“Adorei a experiência de trocar presente com mulheres que convivo tanto ‘virtualmente’ mas não as conheço pessoalmente. É sempre muito bom trocar um pouquinho de culturas… mas acho que a melhor parte foi todo o bate-papo durante o processo e a ansiedade da espera pelo presente. Mmal posso esperar pelo próximo. ” Juliana Cristine
Fiquei muito feliz com meus presentes. Tenho agora um pedacinho da Índia escolhido com os olhos e coração de uma brasileira. Mas com certeza o maior dos presentes não foi o material, ganhei muito mais que isso. Participar deste amigo secreto nos aproximou, pudemos conhecer mais umas às outras, rendeu um bom bate-papo em vários momentos durante esse período, com Eleições no Brasil e muito mais. Com certeza são laços que permanecerão, de Brasileiras pelo Mundo com tantas coisas em comum e tantas histórias pra contar e compartilhar. Carla GB
Pra mim, principalmente por estar no meu primeiro ano de BṔM, foi uma experiência incrível pra conhecer mais sobre as colaboradoras, ver que compartilho gostos e experiências com várias de vcs, e ajudar a ficarmos mais próximas, mesmo com essas distâncias. Daniela Madureira
Amigo secreto é sempre aquela empolgação: o mistério de quem tirou quem, que presente comprar, o que será que vou receber…. E quando a gente nem conhece a amiga então?? Aí a emoção aumenta mesmo. Mas pensando bem, a gente se conhece, sim! Através de nossos textos, nossas conversas pelo facebook, nossas vivências e experiências, somos igualmente diferentes!! E este “amigas pelo mundo” só confirmou que o sexo feminino quando unido é pura diversão!!! Obrigada ao BPM, por mais uma experiência maravilhosa!! Georgina Matta
Gostei de compartilhar experiências, informações e opiniões aqui. Sem precisar ficar justificando já que a experiência de ter uma vida fora nos fez ter um elo. Gostei do grupo que se armou aqui. Às vezes parece que estamos todas num café batendo papo, trocando impressões e não apenas no virtual. Bem, é isso. Iná de Oliveira
Minha experiência desse ano com o Amigas pelo Mundo foi muito bacana. O bate-papo criado com as meninas no grupo do Facebook me fez conhecê-las melhor e foi muito legal saber mais de cada uma, já que às vezes somente lendo os textos no blog a gente não consegue perceber muito bem certas sutilezas da personalidade das colaboradoras. Adorei ter tirado a Daniela e descobrir que temos muito em comum. Também amei o meu presente, super original e criativo, que recebi da Carla – inclusive algumas amigas me perguntaram se eu poderia encomendar da Arábia Saudita pra elas, pois gostaram tanto quanto eu e queriam dar de presente… O meu presente já está em uso – são duas ‘capas’ pra garrafas de vinho. Foi um presente perfeito pra mim, que amo vinhos e adoro trabalhos manuais e criativos!
A aventura com as Amigas pelo Mundo apenas começou. Agora o duro vai ser esperar o fim de 2015 pra fazer outra brincadeira! Beijos para todas as meninas que participaram e para as que não participaram esse ano, reservem um lugarzinho na sua agenda do ano que vem! Obrigada a todas vocês! Cristiane Leme
A experiência pra mim foi incrível! De repente todos aqueles rostos que conhecia através dos textos e alguns posts de facebook foram criando vida a partir das inúmeras conversas do nosso chat. Foi muito legal ir vendo tanto as diferenças do dia a dia quanto as coisas parecidas, conversando desde acontecimentos do mundo como coisas banais do cotidiano de uma maneira divertida. Impressionante como as distâncias foram diminuindo e e se adaptando e no final conseguimos algo que certamente vai durar mais que a simples data! Bia de Noronha
Um 2015 de muito amor, saúde e sucesso para todos vocês que nos acompanham e nos incentivam a continuar!
Nos vemos por aqui!
3 Comments
Parabéns pelo texto, Chris! Que venha o próximo amigo oculto. Beijos.
E muita animação do grupo também para 2015… countdown!
Oi Christine,
Um pouco (muito) atrasada para comentar… risos… mas adorei a experiência do ‘Amigas Pelo Mundo’. Espero que nesse ano mais colaboradoras entrem na brincadeira.
Beijos