Animais de Suporte Emocional

0
107
Ter um bichinho pode ajudar muito quem esteja passando por alguma dificuldade. Foto: Pixabay.com
Advertisement

Animais de Suporte Emocional

No mês passado falei sobre Huntington Beach ser a cidade dos cachorros, e a dificuldade que é achar um apartamento em Los Angeles que aceite este tipo de animal de estimação. A maioria aceita gatos, mas ainda existe uma certa dificuldade para achar um lugar para seu cachorrinho. Alguns prédios aceitam, mas existe restrições de raças. 

Como a maioria das pessoas na cidade mora de aluguel, a  “desculpa” é que os cachorros destroem o ambiente. Nos Estados Unidos, quando você aluga um apartamento, ele deve ser entregue bem novinho, e fica mais fácil pro dono do local fazer obras supérfluas como pintar parede e mudar o carpete. Eles alegam que, no caso dos cachorros, eles destroem portas, paredes e, em alguns casos, tiram o sossego dos vizinhos.

Leia também: Califórnia proíbe venda de cães e gatos em lojas de animais 

Durante muitos anos em Los Angeles eu pensei em adotar um cachorro, mas sempre tive dificuldade em achar um prédio que os aceitassem. Acabei adotando dois gatinhos. Passados os anos, depois de casada, eu e meu marido tivemos alguns acontecimentos que nos abalaram bastante, e em determinado momento decidimos que um cachorro me ajudaria a levantar.

Foi assim que conheci os Animais de Suporte Emocional , ou ESA (Emotional Support Animal) como é chamado nos Estados Unidos. Depois de uma consulta com uma psicóloga, ela me meu um certificado para um Animal de Suporte Emocional. 

Companheiro de todos os momentos

Hoje em dia, teoricamente, eu posso levar meu cachorro para qualquer lugar comigo. Ainda existe muita resistência por parte dos donos de estabelecimentos e você precisa carregar o certificado sempre, para caso de que alguém peça comprovação. Você pode também comprar uma roupa e uma coleira especial que comprove que seu animal é de serviço. Estes só são aceitos se forem oficiais.

Leia também: Visto para morar nos Estados Unidos 

Eu não levo meu cachorro comigo para todos os lugares, na verdade só para os que o aceitam naturalmente, mas algumas pessoas têm certos distúrbios emocionais e precisam deles por perto o tempo todo.

A seguir vou explicar um pouco de como funciona o Aninal de Suporte Emocional.

O que é o certificado de suporte emocional?

É um registro oficial de que o seu bichinho é seu suporte emocional. Esses animais trazem benefícios emocionais e terapêutico para seus donos que sofrem de ansiedade, depressão etc. Eles são protegidos por leis federais, e você pode levá-lo com você para a maioria dos lugares, inclusive voos. 

Qual a diferença entre Animal de Suporte Emocional e Animais de Serviço?

Os Animais de Serviço tem treinamentos especiais para guiar pessoas com algum tipo de deficiência como cegueira, surdez e epilepsia. Estes estão em um patamar acima, digamos assim, e são respeitados em todos os lugares. Existe um poucos de preconceito em relação aos Animais de Suporte Emocional. Muitos acham que é “frescura”.

Quanto custa para tirar o certificado?

O certificado em si pode ser gratuito, mas geralmente você paga pela consulta com o psicólogo ou seu plano de saúde cobre. Existem empresas on-line que fazem também o certificado, e muitas são sim legalizadas. Caso tenha interesse em fazer com uma empresa on-line, certifique-se de que ela é autêntica. 

Como se tira o Certificado On-line?

Você entra no site da empresa e paga um preço pelo processo. Eles te mandam um questionário que você deve preencher e enviar para o terapeuta que trabalha com eles. Após alguns dias, este entrará em contato com você dizendo se você foi ou não aprovado. Em alguns casos, você terá que ter uma conversa por telefone com o psicólogo para ter a aprovação.

Que tipo de pergunta eles fazem?

Eles perguntam sobre seu estado emocional e usam também formulários comuns usados em psicologia. As perguntas são simples, mas você precisa dar respostas detalhadas.

O que acontece se meu prédio não aceitar animais? 

Como disse anteriormente, esse certificado é protegido por lei federal, ou seja, não pode haver nenhum tipo de discriminação e, com isso, o seu prédio é obrigado a aceitar o seu animal de suporte emocional. 

Caso você esteja tentando alugar o apartamento fica um pouco mais complicado, porque eles podem simplesmente não te aceitarem sem dar motivos, ou pedirão uma carta especial do seu analista. 

Quais animais recebem esse certificado? 

Quase todo tipo de bicho. Os mais comuns sãos os cachorros e os gatos, mas há casos em que os animais de estimação são tipos bastante exóticos ou nada convencionais, como um pavão ou um porco. 

Há pouco tempo as pessoas começaram a questionar esta questão, quando aumentou o número de bichos considerados por muitos como “sem capacidade de dar suporte emocional” em voos.

Diversas fotos começaram a surgir na internet de pessoas levando porcos, pavões e patos para voos domésticos. Em um dos casos conhecidos está o do pavão e o do pato que ficou andando pelo corredor do avião.

O que as companhias aéreas geralmente pedem?

Além de uma cópia do certificado, elas pedem que você preencha um formulário constatando que seu bichinho se comporta devidamente nesses ambientes.

Pedem também que o veterinário dê um atestado de que o animal esteja com a saúde boa e as vacinas em dia. Geralmente você precisa levá-lo para uma consulta. Eles avaliam também se o bichinho tem um bom comportamento.

Apesar do preconceito que existe em torno desse certificado, ele tem realmente ajudado muitas pessoas que precisam.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.