BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Holanda

O aniversário de 50 anos chegou

É isso aí, fazer 50 anos de idade é muito especial aqui na terra das tulipas, motivo de muito orgulho. Aliás, de uma forma geral, os holandeses são bem tranquilos com relação á idade, até agora não vi ninguém escondendo quantos anos tem de verdade, nem homens, nem mulheres. A chegada da idade madura é encarada de forma tranquila e sem grandes traumas, para a grande maioria das pessoas.

Por aqui o lema é “quanto mais velho , melhor “. E o cumprimento de “mooie leeftijd! ( bonita idade!) se torna mais constante conforme os anos passam.

Lembro-me que há muitos anos vi um anúncio em um jornal no Brasil que dizia “….precisa-se de Sras de 25 anos, para trabalhar com…. “. Na época pensei : “Nossa !!! como assim ? Então ter 25 anos já é ser uma matrona ? “ . Pode até ser que a intenção de quem escreveu o anúncio tenha sido outra, mas me deu a impressão de que ter 25 anos já era ter uma idade muito avançada. E fiquei me questionando quais seriam as possibilidades de emprego para uma pessoa de 30, por exemplo.

A verdade é que em muitos lugares a busca pela eterna juventude e beleza , se transformou numa loucura desenfreada, que muitas vezes termina em profundos traumas emocionais.

abraao

Entretanto, como aqui na Holanda, a chegada da idade madura é encarada de outra forma, então nao basta comemorar, tem que divulgar !!! Isso mesmo, muitas vezes, são colocados grandes bonecos de tamanho natural na porta da casa do(a) aniversariante. Se for mulher é chamada Sarah e se for homem Abraão, essa é uma referência á matriarca e patriarca bíblicos do Velho Testamento. O interessante é que um dos significados para o nome Sara é Senhora.

 

Os bonecos podem ser feitos de diversos materiais, podem ser infláveis e até mesmo manequins de loja. E muitas vezes vestem uma roupa que mostra uma característica de destaque do aniversariamente. Por exemplo, se o hobby da pessoa é nadar, o boneco pode estar vestindo um maiô ou sunga, se a pessoa gosta de cerveja, está lá o boneco com uma latinha na mão. Além disso a frente da casa também é enfeitada com balões e cartazes, anunciando a idade da pessoa, desejando felicidades e/ou chamando-a por outras apelidos engraçados, mas implicáveis nesse espaço rs.

sarah1

Além da casa enfeitada, muitas pessoas, ainda fazem uma grande festa em casa ou em bares, discotecas ou restaurantes. As despesas são todas por conta do aniversariante, já que aqui é mal visto o esquema de cada um paga o seu, nos casos em que a festa nao é realizada em casa.

sarah2

Particularmente, acredito que essa tranquilidade com a idade só pode ter um saldo emocional positivo, já que é um fator de stress a menos.

E você está preparada(o) para colocar uma Sarah ou Abraão em frente a sua casa ?

Related posts

As leis holandesas

Roberta Veronezi Figueiredo

Dez curiosidades sobre o Egito

Michelle Bastos

O tempo e o vento na Holanda

Júlia Abreu de Souza

10 comentários

Ana Cristina Kolb Março 13, 2014 at 11:20 am

Adorei Cintia! é isto ai, 50 anos tem que ser comemorado e muito, eu acho o máximo esta atitude de envelhecer com dignidade e aceitar este processo celebrando pois os holandeses é que estão certos, quanto mais velho melhor, bonita idade! Adorei, este costume!

Resposta
Emilia Hanashiro Março 13, 2014 at 1:34 pm

Legal mesmo….eu já passei um pouquinho….mas ainda me sinto muito jovem com muitos sonhos a realizar.

Resposta
Christine Marote Março 13, 2014 at 3:21 pm

Olha, como estou em contagem regressiva para os 50 (faltam só 5 meses…uiii), já passei por várias fases: do desespero à aceitação (SQN), de me descabelar até o ‘tô nem aí’. Mas no final o que pesa mesmo é o espelho. Tudo muda, e às vezes vc não se reconhece… desesperador…hahaha. Mas entre altos e baixos, vamos encarando a coisa com mais bom humor e, principalmente, se aceitando. Afinal minha cabeça ainda tem 25 ou 30 e ninguém vai mudar isso! E minha geração nem pode reclamar, já que hoje estamos muito mais jovens aos 50 anos. Bom, agora festa, faço mesmo, porque sou festeira, e a vida é para ser celebrada, sempre! E se tiver que colocar uma boneca, quero essa ultima, que tem mais meu estilo…hahahaha. Adorei Cintia! Beijo.

Resposta
Juliana Março 13, 2014 at 3:47 pm

Uau! Realmente a gente se surpreende com os costumes e tradições de cada terra. Muito legal o texto.

Resposta
Cintia Março 20, 2014 at 8:01 am

Oi Meninas,

Obrigada pelos comentários e vc tem razão Christine Marote hoje aos 50 as pessoas estao muito mais jovens que a décadas atrás, então vamos aproveitar !!! Bjs

Resposta
Holanda – A Páscoa dos Coelhinhos, Pintinhos & Patinhos Abril 15, 2014 at 10:31 am

[…] Leia mais sobre a Holanda! […]

Resposta
Yra Madretsma Março 17, 2016 at 6:56 am

Muito legal Cintia tua matéria, amei !! Só mais 1 mês e eu vou virar Sarah kkkkkk qndo cheguei por aqui também me chamou bastante atenção a Sarah e o Abraão e sempre pensei ; E a minha Sarah como vai ser !! Omg !!!! ????????????????????????

Resposta
Cintia Beatrice Março 17, 2016 at 7:32 pm

Ola Yra, obrigada pelo comentario. Particularmente,acho sensacional a maneira como os holandeses encaram a chegada da idade. Fiquei curiosa de ver como sera sua Sarah rsrs. Felicidades!! Abs

Resposta
Yra Madretsma Março 19, 2016 at 10:37 am

Hahaha Acho que minha Sarah será estilo Patrícia Paay ???????????????????????????????????????????????? apesar da idade acho ela um charme !!! hahaha Abraços !!!????????????

Resposta
Cintia Beatrice Março 20, 2016 at 6:02 pm

hahhaha realmente ela está em excelente forma. Abs

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação