BrasileirasPeloMundo.com
Macau

Ano Novo Chinês em Macau

Ano Novo Chinês em Macau.

Hoje venho falar do feriado mais importante aqui da China, o famoso Ano Novo Chinês.

Todos nós sabemos que a maioria dos países do oriente possuem um calendário diferente do calendário ocidental; o ano se inicia a partir do primeiro dia em que a lua está na fase nova.

Os costumes do Ano Novo Chinês na China são praticamente iguais aos de Macau mas, eu vou falar especificamente da cidade onde eu moro e vocês, caros leitores, podem fazer uma comparação com o que é comemorado na China Continental.

Como é a comemoração?

Quando eu estava no Brasil, eu e a minha família não tínhamos o costume de comemorar o Ano Novo Chinês. Meus pais já haviam perdido o costume e, para falar a verdade, nunca tivemos uma festa dessas, onde os familiares do pai e da mãe se reúnem e fazem um banquete gigante como se fosse o churrascão de domingo em família.

Pois bem, eu nunca tive essa comemoração calorosa em casa, nem mesmo em Macau, pois todos os meus tios, tias e avós que seguem essa tradição moram na China Continental. Eu, nesses 3 anos e pouco em Macau, só vivenciei essas tradições visualmente e mais entre amigos mesmo, mesmo assim posso explicar o suficiente pois andei pesquisando.

2021, o ano do boi

Este ano é o ano do boi no calendário chinês, portanto pelas ruas da cidade estão espalhadas várias decorações com estátuas de boi, e todo ano fazem o mesmo com o respectivo animal do zodíaco.

Decoração é o que não falta nesta cidade, de jeito nenhum! É muito vermelho e muita luz para todo e qualquer canto. Eles usam plantas com tangerina como símbolo de boa sorte e adesivos com a palavra Fook (fortuna) colados nas portas e janelas.

Fonte: Unsplash

As lojas são todas decoradas e todo mundo vende e compra os pacotes vermelhos onde se colocam notas de dinheiro novíssimas, o famoso Lai Si. Para quem não sabe, o Lai Si geralmente é dado para aquela pessoa que casou recentemente por amigos e familiares, ou pela geração mais velha para a geração mais nova.

Os Lai Si podem variar de 20 patacas (10 reais) até milhares de patacas, dependendo do quão sortudo você é como receptor ou o quão disposto ou rico você é como a pessoa que dá.

Falando em ter sorte, essa palavra é muito glorificada aqui, para eles o 8 é o número da sorte. Cada nota de dinheiro possui uma série numérica como identificação. Notas que possuem a série numérica com mais números oitos são muito valorizadas. Quando se dá ou recebe essas notas nos Lai Si, o pessoal fica até doido por elas, é uma sociedade bem materialista mesmo.

Além desse ritual de dar e receber dinheiro, claro que não poderia faltar comida, na verdade esse é o ritual principal do Ano Novo Chinês, tem que ter rango nesses eventos, e são vários seguidos, pois o Ano Novo Chinês em Macau dura uns 6 dias.

Leia também: A Gastronomia de Macau

Para quem trabalha em bancos, no caso eu, temos 5 dias de folga contando o final de semana. Durante essas folgas, os familiares se juntam em casa e comem comidas do tipo salsicha seca (Lap Cheong), pato salgado seco (tipo carne seca), uns bolinhos de arroz que podem ser salgados ou doces e caldeirada de peixe entre outros.

Eu já cheguei a provar todos esses em situações banais do dia a dia, e posso dizer que é tudo muito gostoso! Além de se reunirem em casa para comer, que é geralmente no jantar, o pessoal aqui também tem o costume de fazer Yum Cha como café da manhã.

Ano Novo Chinês em Macau

Quando se cozinha para um monte de gente, é preciso usar muitos ingredientes em termos de quantidade.

É essencial comprar tudo com muita antecedência. Nos dias antes do Ano Novo Chinês, os supermercados ou as lojas de conveniência ficam – quase todos – com falta de mercadorias. Não só de alimentos, mas de outros produtos também pois a galera compra tudo antes que os estabelecimentos fiquem fechados por dias durante a comemoração.

Eu particularmente gosto muito das decorações e dos pacotes de Lai Si, não necessariamente com dinheiro dentro (risos), gosto mesmo é do design dos pacotes, pois são de vários tipos, um mais fofo que o outro, e eu amo os dias de folga, claro! Afinal, pensa bem, é nessa mesma época que rola o Carnaval no Brasil!

Enquanto o Brasil para em fevereiro para comemorar o Carnaval, a gente aqui pára, para comemorar o Ano Novo Chinês!

Estamos já em março, mas desejo um Feliz Ano Novo a todos!

Related posts

Vacinação COVID-19 em Macau

Cristina Lu

Minhas experiências de trabalho em Macau

Cristina Lu

Curiosidades da adaptação em Macau

Fernanda Martins

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação