BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Costa Rica

Ano Novo na Costa Rica

Ano Novo na Costa Rica.

Adeus ano velho, feliz ano novo!

Estamos às “vésperas” do Ano Novo, de um novo ciclo, um novo começo de nossas vidas.

Aproveitando o clima de comemoração para as festas de fim de ano, resolvi conversar com as pessoas da região, a fim de conhecer mais um pouco sobre o réveillon na Costa Rica, sobre as tradições e lugares para festejar essa data em grande estilo.

Leia também: Dez motivos para morar na Costa Rica 

As tradições de Ano Novo

  1. Usar sua cor favorita ou aquela que represente o que você deseja para o próximo ano, como vestir roupas íntimas vermelhas para trazer amor e paixão, e assim vai.
  2. Comer 12 uvas na véspera do Ano Novo, minutos antes da meia-noite ou comer uma uva a cada tocada do sino de meia-noite, cada uva representa o novo mês do ano que chega e juntamente com as 12 uvas, 12 desejos, para um ano de muita sorte e prosperidade.
  3. Banhos de ervas, amuletos e incensos. Cada vez mais esse tipo de ritual ganha espaço por aqui. A Santalucías, um tipo de erva com flor, é muito utilizada para fazer ramos, banhos e amuletos para guardar na carteira. Segundo a tradição essa planta atrai dinheiro e abundância. O eucalipto também é bastante procurado para trazer boa saúde e proteger de pessoas mal-intencionadas. O banho de tangerina me chamou bastante atenção, serve para banhar-se, para jogar na casa ou no seu negócio nos últimos minutos do ano velho e nos primeiros minutos do ano novo, para a prosperidade e abundância.
  4. Dar uma volta na rua, na quadra do seu bairro com uma mala na mão, aqui se diz: “Darle la vuelta a la cuadra, para darle la vuelta al mundo”, que quer dizer “Dar a volta na quadra para dar a volta no mundo”. Deixa sua mala pronta para o dia 31 de dezembro com as coisas que você vai precisar para viajar e depois da meia-noite corre pra rua com sua mala ou mochila para dar a volta e não se assuste você vai encontrar muitos vizinhos fazendo a mesma coisa e te desejando boa viagem.
  5. Jogar um pouco de água no ombro para deixar para trás os tempos difíceis do ano que passou e assim começar o novo ano limpo de tudo.
  6. A Festa de Zapote, muito popular e conhecida em toda a Costa Rica, acontece no final de dezembro com duração de 6 dias. Uma celebração grande e bem animada, como um enorme parque de diversão com brinquedos, comidas típicas, músicas, danças e as atividades tradicionais do país como a corrida de touros.
  7. Não poderiam faltar as comidas típicas do final de ano. Na Costa Rica, nós temos a melcocha que é um doce feito de melado, mel ou do mel de açúcar e que pode incorporar na receita amendoim, coco, canela, nozes, a depender de região. Temos la chicha que é uma bebida fermentada à base de milho e de outros cereais. Temos também uma bebida chamada de rompope que é preparada com gemas de ovos, baunilha, canela, leite, açúcar e álcool. Eu particularmente ainda não experimentei nenhuma dessas comidas ou bebidas que citei acima. rs.

Lugares para passar o Ano Novo

Se você está pela capital da Costa Rica, San José, sugiro a Vértigo que é uma discoteca que fica em Paseo Colon, onde são muito comuns festas com Dj’s. Há também os hotéis que organizam festas de fim de ano. Alguns hotéis conhecidos que sempre oferecem festa de fim de ano são: Hotel Grano de Oro, Hotel Intercontinental, Hotel Sheraton, Hotel Whyndham.

Mas se você quer passar o Ano Novo na praia, sugiro a Praia de Tamarindo, que é um destino bem popular tanto para turistas como para costarriquenses. Toda a praia vira uma festa, com os bares e restaurantes abertos durante toda a noite com música e muitos fogos de artifício. Em Tamarindo também tem os hotéis que oferecem festas de fim de ano para os hóspedes ou a compra do ingresso.

Leia também: Custo de vida na Costa Rica

A Praia de Santa Teresa que fica na Península de Nicoya, lindíssima e cheia de hotéis, pousadas e hostels que oferecem uma noite de fim de ano bem tropical e animada. Em Santa Teresa tem o conhecido Banana Beach que há 18 anos promove festas de fim de ano com aquela atmosfera aconchegante e bem festiva.

A Praia de Manuel Antonio, com areia branca e fina, tranquila e cheia de natureza ao redor, é um misto da vida silvestre dos animais e da modernidade de vários hotéis e pousadas. Ela fica localizada dentro do Parque Nacional Manuel Antonio.

O Monte Verde é um local de ecoturismo, de contato com natureza, cheio de opções maravilhosas, um bosque encantador.

Há também o hotel OutBox In super aconchegante e tranquilo, que sempre promove uma ceia de Ano Novo com música e drinks.

Praias lindas e para todos os gostos é o que não falta por aqui. rs

Esse ano será meu primeiro Ano Novo nas terras costarriquenhas, muita expectativa para conhecer melhor a tradição e cultura do país.

Até a próxima!

Related posts

Dez curiosidades sobre a Costa Rica

Franciane Reis

Quinhentos anos da reforma protestante na Alemanha

Monique Abbehusen

5 motivos para não morar na Costa Rica

Lorena Schramm

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação