BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Escócia

Ano Novo na Escócia

Ano Novo na Escócia.

A véspera de Ano Novo é uma grande festa para milhões de pessoas em todo o mundo.

Quando perguntei para meus amigos escoceses como era o Ano Novo na Escócia, recebi a resposta de que é um negócio particularmente importante, aqui, onde é chamado Hogmanay.

Comecei a ficar muito interessada, pois muitas pessoas não sabem sobre as celebrações da Escócia Hogmanay em Edimburgo. As festas acontecem em toda a Escócia e duram três dias, começando no final de dezembro e terminando no dia 2 de janeiro. Com música fantástica e pessoas incríveis de todo o mundo, o Hogmanay de Edimburgo mostra ao mundo como se divertir.

Leia também: Como é celebrado o ano novo na Romênia

Na verdade, os escoceses têm dois dias de férias após as celebrações, ao contrário do resto do Reino Unido, que só tem um no dia de Ano Novo.

Mas, antes de tudo, vamos falar um pouco do significado desse evento e as tradições, o que torna essa comemoração tão importante e cultural.

Cinco tradições do Hogmanay

Além de concertos, festas de rua, espetáculos com fogos de artifício, bem como o consumo de um dos produtos mais famosos da Escócia, o whisky escocês, várias tradições muito antigas associadas ao Hogmanay na Escócia ainda podem ser encontradas em comunidades menores e celebrações privadas:

Limpar a casa: como a limpeza anual da primavera em algumas comunidades, as famílias tradicionalmente faziam uma grande limpeza para preparar a casa para o Ano Novo. Varrer a lareira era muito importante e havia uma habilidade em ler as cinzas, a maneira como algumas pessoas lêem folhas de chá, aqui na Escócia, que é algo bem comum. E, em uma época do ano em que o fogo desempenha um papel importante nas comemorações, é natural trazer um pouco para a casa. Após a grande limpeza, alguém vai de um quarto para outro, carregando um ramo de zimbro ardente para desencorajar espíritos malignos e expulsar doenças.

Primeiro passo: após a badalada da meia-noite, os vizinhos visitam-se, com presentes simbólicos tradicionais, como bolos secos ou pretos, um tipo de bolo de frutas. O visitante, por sua vez, oferece um pouco de whisky. A primeira pessoa a entrar em uma casa no Ano Novo, o primeiro passo, poderia trazer sorte para todo o ano que virá.

Festas de fogueiras e fogos: os festivais de fogo da Escócia no Hogmanay e, mais tarde, em janeiro, podem ter origens pagãs ou vikings. O uso do fogo para purificar e expulsar espíritos malignos é uma ideia antiga.

Cantar a música “Auld Lang Syne” em todo o mundo, as pessoas cantam a versão de Robert Burns desta melodia tradicional escocesa. Como ela se tornou a música de Ano Novo é um mistério. No Hogmanay de Edimburgo, as pessoas se juntam para o que é conhecido como o maior Auld Lang Syne do mundo.

A benção da casa: esta é uma tradição rural muito antiga que envolve abençoar a casa e o gado com água benta de um riacho local e embora tenha quase desaparecido, nos últimos anos experimentou um avivamento.

O Ano Novo em Edimburgo sem dúvidas é o melhor da Escócia e da Europa

Participar desse evento é juntar-se a milhares de pessoas carregando tochas à luz de fogo. Sem dúvida, o melhor réveillon na Europa e talvez do mundo. Se você está planejando vir para Edimburgo durante o Hogmanay, você deve fazer parte da Procissão das Tochas. É o único lugar do mundo em que você vai ver famílias, estrangeiros e até vikings caminhando nas ruas medievais da cidade. É uma experiência inacreditável!

A procissão é gigante, é preciso comprar o ingresso com antecedência, retirar a tocha e ir para o ponto de encontro com antecedência e a diversão acontece no meio da galera, bem na frente.

Desfrute de música escocesa tradicional sob o impressionante edifício do Castelo de Edimburgo bandas locais, cantores internacionais e até música clássica. Tem eventos para todos os gostos e quase todos os dias. Assista as principais estrelas e incríveis fogos de artifício do Princes Street Gardens. Quando o relógio bater meia-noite você deve estar na Princess Street se quiser ter uma visão deslumbrante dos fogos de artifícios. Escolha um lugar de onde você possa ver o castelo, prepare o seu coração e comece a distribuir abraços entre amigos, familiares, e pra quem estiver ao seu redor. Faça seus pedidos e dê boas-vindas ao seu Ano Novo da melhor forma possível, com muita energia positiva e alegria.

Se você gosta de festa estará no lugar certo

Não importa se você gosta de música e dança, ou se quer um lugar tranquilo para beber e apenas conversar com os amigos. Em Edimburgo você vai encontrar muitos, mas muitos pubs e para todos os gostos. Whisky é a principal bebida escocesa e, com toda certeza, o melhor que você vai provar. O whisky e a cerveja fazem parte da vida dos escoceses e durante o Hogmanay os bares ficam abertos quase 24 horas, o que, para mim, é muito importante porque ao longo do ano os bares e festas fecham muito cedo.

Leia também: Ano novo na Costa Rica

Sobre a ressaca? 

Escoceses pensam até mesmo em “comemorar” a ressaca. A cura perfeita para a ressaca de final de ano significa água gelada, fantasias e um belo resfriado no dia seguinte.

Loony Dook é uma tradição comemorada há mais de 30 anos em que várias pessoas se reúnem no South Queensferry para nadar na água gelada do Rio Forth (acredite: a Escócia realmente é fria e em dezembro a temperatura é literalmente de congelar; eles apenas se jogam na água fria, dói a alma só de olhar e pensar). A fantasia é obrigatória, o que torna tudo divertido, e uma muda de roupa seca para depois do mergulho é indispensável (ninguém quer morrer congelado, né). O desfile de fantasias é muito engraçado e mesmo se você não queira mergulhar, consegue assistir ao evento. Se você for corajoso ou louco o suficiente para nadar no Loony Dook, compre o ticket antecipado. O ingresso não é vendido na hora.

Agora você sabe o que torna o Ano Novo tão especial na Escócia? 

Hogmanay é destacada como uma das “100 melhores coisas para fazer antes de morrer” – (sim, você precisa participar desse Ano Novo antes de morrer) – e o único festival a aparecer no “Discovery Channel – As 25 melhores experiências de viagens do mundo”, a Hogmanay Street Party de Edimburgo é uma das maiores celebrações do Ano Novo do mundo e considerado uma das melhores.

Enquanto os sinos tocam à meia-noite, junte-se a amigos de todo o mundo na maior versão do mundo de Auld Lang Syne!

Passe o primeiro dia do Ano Novo pulando nas águas livres do rio Forth ou faça uma viagem, em janeiro, por Edimburgo, descobrindo sua fantástica herança cultural.

Foto: Pixabay

Related posts

Carnaval na Espanha

Juliana Bezerra

Desfile de Loucos em San Miguel de Allende, no México

Simone Gonçalves

St Patrick’s Day nos EUA

Raiane Rosenthal

2 comentários

Tita Dezembro 16, 2019 at 11:26 pm

Adorei, eu estou planejando um intercambio de algumas semanas em Edimburgo mas pena que não vai pegar o ano novo, uma dúvida, dos meses de inverno qual é o mais frio lá? Eu estou para ir em Fevereiro e estou com medo de ser o pior mês, até pensei em adiar para março mas não sei se vou conseguir, pode me falar de como é o tempo lá em fevereiro?

Resposta
Betina Vargas Dezembro 20, 2019 at 11:51 pm

Sou louca por Edimburgo, Taís! E tenho muita vontade de participar do Hogmanay! Se você souber de algum site que dá detalhes sobre como celebrar com crianças, por favor me conte 😉

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação