BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Aplicativos pelo mundo

Aplicativos na Alemanha

Aplicativos na Alemanha.

É difícil imaginar como era se mudar para outro país pela primeira vez, ou até viajar em terras desconhecidas, sem um celular cheio de aplicativos e tanta tecnologia ao nosso alcance. Para mim, que vivi na Espanha em 2006, posso dizer que sem um smartphone a experiência já tinha suas dificuldades, imagina então sem internet e tudo o que ela nos proporciona… uma loucura!

Hoje a primeira coisa que fazemos ao visitar ou mudar-se para uma cidade nova é buscar aplicativos que possam nos ajudar no dia a dia: como se locomover, que lugares visitar ou frequentar, como aprender um pouco da língua local etc. E, claro, para cada uma dessas dificuldades existem dezenas de opções de aplicativos e sites com informações sendo atualizadas diariamente. Não tem como passar por apuros!

Minha experiência na Grécia de quatro anos e na Alemanha, de pouco mais de um ano, me ajudaram a ficar craque na arte de selecionar os melhores aplicativos e sobreviver aos primeiros meses de adaptação. Resolvi então compartilhar com vocês uma lista de aplicativos muito úteis para quem vive ou está apenas passeando na Alemanha. Alguns deles podem também ser utilizados em outros países.

Moradia e compras

Já falamos algumas vezes aqui no BPM sobre moradias em Berlim e na Alemanha, dando dicas de como e onde buscar, certo? Um dos aplicativos mais usados aqui é o classificados da eBay – ebay Kleinanzeigen, onde você encontra tudo e mais um pouco para comprar, e tem também anúncios de apartamentos para alugar. Outra dica para a procura de apartamentos é o aplicativo Immobilien Scout 24, que pode ser usado na busca de imóveis em qualquer cidade alemã. Para compras, além do eBay, o aplicativo da Amazon, que tem na Alemanha uma das suas sedes principais, facilita o processo de compra e entrega. Sempre usamos muito e as coisas chegam bem rapidinho!

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Clima

Essencial também para quem está viajando ou mora na Alemanha é ter um aplicativo de clima no celular. Estamos na primavera e o inverno ainda não acabou… O clima é muito imprevisível aqui e é sempre bom olhar a previsão do dia seguinte para se preparar. Mesmo no verão temos dias com 20 graus ou um pouco menos, daí temos que levar uma jaquetinha. Eu uso o Accuweather e normalmente ele acerta as previsões! Como bem prevenido que todo alemão é, outra sugestão é o aplicativo Nina, que envia informações de emergência para a população (inundações, por exemplo, e alertas meteorológicos) e notícias do governo federal.

Leia também: Manias e hábitos alemães

Transporte

Desde que me mudei para Berlim, já tentei diferentes aplicativos para localização e circulação na cidade. Há muitos bons, entre eles o da BVG (oficial da companhia de transporte da cidade e com ele você pode também comprar bilhetes) e o Öffi. O melhor desse último é que ele pode ser usado em toda Alemanha e em outros países também, porém não consegui achar a versão dele para Apple, acho que só está disponível para Android.

Apesar de recomendar esses aplicativos, eu sempre acabo usando o Google Maps, principalmente agora que já sei andar na cidade e conheço as linhas e boa parte das estações. Também funciona bem e pode ser usado em qualquer cidade alemã. No geral, os aplicativos oferecem diferentes opções de trajetos, incluindo todos os tipos de transporte público. No caso de Berlim: o metrô (Ubahn), trem (Sbahn), tram e ônibus.

Outra maneira popular de se circular na cidade são esses serviços de compartilhamento de carros, o chamado car sharing. O Car2Go e o DriveNow são as opções mais usadas. Para táxis, o aplicativo Táxi Berlin é uma boa pedida, com opções em inglês e pagamento direto pelo aplicativo. Em outras cidades, vale uma pesquisa antes de pedir um táxi ou saber se o Uber funciona bem. Além dos aplicativos de carona. Nunca usei esses, mas conheço gente que usa como alternativa para viajar na Alemanha, de uma cidade a outra.

Comida

Naqueles dias de preguiça ou de muito frio, que dá uma vontade de comer algo diferente do que você tem na geladeira, é sempre bom ter aplicativos de serviços de entrega. Os que eu mais uso, e acredito que sejam os mais conhecidos, são Foodora e Deliveroo. Funcionam bem e nunca tive nenhum problema de demora na entrega. O pagamento também é feito no momento do pedido direto pelo app.

Para os vegetarianos e veganos, uma dica que achei foi o aplicativo Berlin-Vegan que indica locais para comer, restaurantes, cafés e mercados bio. Como não tenho nenhuma alimentação restritiva, costumo usar o Foursquare para buscar locais recomendados e costuma funcionar bem! Aliás, é também uma boa pedida para quem gosta de viajar e experimentar bons restaurantes ou baladas na cidade que está conhecendo.

Leia também:  Procurar acomodação em Berlim

Idioma

Para quem não sabe, um dos maiores aplicativos de idiomas utilizado, o Babbel, é de uma empresa alemã com sede aqui em Berlim. Usei poucas vezes, mas conheço gente que começou a aprender alemão com ele e acredito que seja uma boa opção no aprendizado de qualquer idioma. Outra indicação, e foi com esse aplicativo que comecei a aprender o idioma é o Duolingo. Muito recomendado para expandir o vocabulário e praticar. Para níveis um pouco mais avançados, aqueles que moram aqui ou levam os estudos de alemão a sério, recomendo o aplicativo Leo (tem um símbolo de um leão) e o Duden. Funcionam como dicionários detalhados, com significados e exemplos de qualquer termo procurado, além da conjugação de verbos e declinações.

Socializando

Dois aplicativos que baixei logo que mudei para Berlim e não conhecia muita gente foram o Tandem e o Meetup. Esses são bons para qualquer pessoa que esteja de mudança ou que queira conhecer gente nova, sem necessariamente apelar para o Tinder (a não ser que tenha outras intenções). O Tandem é um bom suporte para o aprendizado de idiomas, pois a ideia é que você busque pessoas nativas no idioma que está aprendendo e pratique conversando virtualmente ou até marcando encontros presenciais. O Meetup é um ótimo aplicativo com grupos que se encontram para discutir determinados temas, ou apenas para socializar. Você pode também criar seu grupo e organizar, por exemplo, encontros entre brasileiros na sua cidade ou de expatriados.

Turismo

Para finalizar, meu tópico preferido: viagens. Existem dezenas de aplicativos por aí para planejar sua viagem, buscar passagem, hospedagem etc. Mas descobri dois que são empresas alemãs e funcionam muito bem: Urlaubspiraten e o GoEuro. O Urlaubspiraten, ou Holiday Pirates ainda não tem versão em português, mas tem ofertas muito boas, às vezes incluindo todo o pacote de viagens. Vale muito a pena! O GoEuro pode ser usado de qualquer parte da Europa e mostra opções de trajetos entre cidades, seja de ônibus, trem ou avião.

Related posts

Compras de Natal na Alemanha

Bárbara Poplade Schmalz

Jardim-de-infância livre na Alemanha

Bárbara Zimmermann

O aparato da saúde à disposição da gestante na Alemanha : Parte 2

Bárbara Zimmermann

2 comentários

Patricia Costalonga Janeiro 28, 2019 at 7:01 pm

Excelente post! Estou me mudando pra Belrin em Abril e com certeza vou seguir suas dicas.
Muito obrigada por compartilhá-las 🙂
Bjs

Resposta
Clarissa Gaiarsa Fevereiro 4, 2019 at 3:45 pm

Oi Patricia, que legal que gostou do post. Continue seguindo a gente e, precisando de alguma coisa, é só entrar em contato! 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação