BrasileirasPeloMundo.com
Dinamarca

Apps dinamarqueses para facilitar a sua vida

Esses apps dinamarqueses podem facilitar a sua vida. Foto: Weedezign/istockphoto

Dicas de apps dinamarqueses para facilitar sua vida

Mudar para um novo país é sempre um misto de curiosidade e incertezas, ma nada como as dicas de quem já mora no país para nos ajudar na adaptação. Eu escrevi um texto falando de como procurar produtos em dinamarquês – se você não viu, clique aqui. Mas como estamos vivendo na era da tecnologia, agora vou falar dos apps dinamarqueses para facilitar a sua vida.

Primeiramente, os apps de transporte

Rejseplanen

De todos os apps dinamarqueses, acredito ser esse o segundo mais utilizado. É um aplicativo que permite ver todas as conexões de transportes na Dinamarca, entre a Dinamarca e o resto da Escandinávia e conexões saindo da Dinamarca para outros países da Europa, que pode ser usado tanto em dinamarquês quanto em inglês.

Para buscar o transporte desejado é só escrever os endereços de origem e destino e o horário de partida; dá pra ver inclusive o trajeto para a volta. Além disso, ele informa se há atrasos ou trânsito pesado na região.

Também há uma tabela de itinerários com todas as saídas para o destino desejado. Para usar, você pode entrar no app online pelo navegador do seu computador ou smartphone ou instalá-lo direto no seu telefone.

DOT Mobilbilleter

Esse é um dos apps dinamarqueses para quem está em Copenhague e quer comprar passagens de transporte público pelo smartphone. Ele é muito útil principalmente para turistas ou para quem acabou de chegar à capital dinamarquesa, pois além de facilitar a compra de bilhetes, direciona a compra para o número de zonas necessário para o seu destino.

Para entender o tema das zonas, leia meu texto falando sobre o transporte público dinamarquês clicando aqui.

Para usar, basta baixar o aplicativo no iTunes ou Google Play. É preciso ter um cartão de crédito ou débito internacional desbloqueado, se você for turista, ou um cartão de crédito ou débito emitido na Dinamarca. A vantagem desse sistema é que você pode comprar os bilhetes de qualquer lugar, sem burocracia e sem filas, e não precisa se preocupar com papel.

Agora, os apps mais utilizados

MobilePay

Dos apps dinamarqueses, acho que esse é o mais importante e mais usado.

No meu texto sobre a cultura do faça você mesmo eu falei de como as coisas são automatizadas na Dinamarca. Por aqui, o dinheiro é praticamente virtual depois da invenção do MobilePay. Esse app permite o pagamento de tudo, desde compras em lojas (físicas e virtuais) e  supermercados até teatros, eventos culturais e corridas de táxi, por exemplo.

Transferências bancárias entre pessoas físicas com residência na Dinamarca também se tornaram fáceis e menos burocráticas, já que em vez de passar o número de sua conta bancária você informa apenas o número do telefone para pagamento através do app. Isso facilita muito as transações comerciais em grupos nas redes sociais.

A desvantagem desse sistema é que turistas não podem usá-lo, já que é preciso ter um número CPR, conta bancária na Dinamarca e cartão emitido no país para conectar com o sistema. Os critérios de utilização podem ser lidos em dinamarquês aqui.

Just Eat e Hungry.dk

Estes são os aplicativos pra pedir comida. Tem tanto os restaurantes que entregam (udbringing) quanto os restaurantes onde você mesmo tem que buscar (kun afhentning), então preste atenção na hora de escolher onde você vai encomendar a sua refeição. Os dois apps são fáceis de usar até por quem não fala nada de dinamarquês. Dá para pagar usando cartão de crédito internacional e os apps podem ser baixados tanto no iTunes quanto no Google Play.

Na minha opinião, Just Eat tem mais promoções, enquanto que o Hungry.dk tem a vantagem de oferecer opções mais próximas do seu endereço, o que é bem cômodo pra quem mora em cidades grandes. A parte ruim é que em geral são apenas as pizzarias e fast foods que oferecem entrega a domicílio. Em tempo: McDonald’s não aceita pedidos de take away na Dinamarca, nem para entrega, nem para retirada na própria loja.

Outros apps interessantes

Byhøst

Na Dinamarca os locais públicos como parques, florestas e rotas para bicicleta estão cheios de árvores frutíferas e arbustos de frutas silvestres, além de cogumelos, árvores que produzem nozes etc. Esse aplicativo mostra os locais nas cidades dinamarquesas onde é possível colher tudo de graça.

A parte legal é que os estrangeiros podem experimentar coisas locais como espinheiro marítimo (havtorn), frutos da rosa rugosa (hyben), da família da rosa mosqueta e cogumelos, por exemplo. A desvantagem é que o app está disponível apenas em dinamarquês. Porém lembre-se sempre de tomar cuidado redobrado com alimentos selvagens; em caso de dúvida, não coma.

Move to Denmark

Recebeu uma proposta de trabalho na Dinamarca? Pergunte ao empregador em potencial se ele disponibiliza esse app, que entre os apps dinamarqueses é vital para quem está chegando agora no país ou pretende se mudar em breve, pois dá dicas e listas do passo a passo de toda parte prática de antes e depois da mudança. É possível personalizar e desenvolver opções baseadas no seu perfil pessoal.

Leia também: Regras para morar na Dinamarca

Esse aplicativo é restrito a empresas na Dinamarca e só pode ser baixado com o código fornecido pelo empregador.  Empresas como Carlsberg o utilizam como forma de apoio e incentivo aos seus talentos recrutados no exterior na hora de planejar uma mudança para a Dinamarca.

Mais apps dinamarqueses indicados para quem está em Copenhague podem ser vistos aqui.

Tem outros apps que você usa na Dinamarca?

Conte pra gente nos comentários!

Related posts

Escolas inovadoras na Dinamarca

Vanessa Tenório

Au Pair na Suécia e Dinamarca

Tatiane Nogueira

A Lei de Jante na Dinamarca

Camila Vicenci Witt

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação