BrasileirasPeloMundo.com
Aplicativos pelo mundo Eslováquia

Apps para usar na Eslováquia

Apps para usar na Eslováquia.

Nesse texto gostaria de compartilhar com vocês os aplicativos que mais me ajudam no meu cotidiano aqui em Bratislava. Tenho que confessar que me tornei mega dependente de alguns deles desde que cheguei na Europa e isso, às vezes, me deixa um pouco preocupada, para não dizer aterrorizada.

Dependência número 1: Prazer, me chamo Google Maps. Reproduzindo as palavras da minha BFFB Nubia: “- Google Maps é vida!”. Sim, e muito! Quando você chega em um lugar onde não conhece nada, nem nome de bairros, sentidos, regiões, número ou nome do ônibus e muito menos nome de ruas, o Google Maps aparece como um grande amigo e indica tudo o que você precisa saber para chegar ao lugar desejado. Esse aplicativo mostra 4 opções de rotas dependendo do meio de transporte que você deseja utilizar.

Leia Também: Quanto custa fazer supermercado em Bratislava

A primeira opção é o transporte privado, no caso o carro, nesse ícone o aplicativo te mostra não só a rota, mas também o tempo esperado de viagem para chegar ao seu destino. A segunda alternativa é o transporte público (que eu mega utilizo atualmente), o App indica o ponto, estação de ônibus ou trem mais próxima do seu local atual, o mapinha de como chegar até esse lugar, o número e nome do ônibus/trem que você deve pegar, além do tempo esperado de todo o percurso, inclusive com os horários dos meios de transporte públicos. A terceira alternativa é via membros inferiores, nesse caso ele vai te mostrar todo o percurso que você deve percorrer para chegar, a pé, ao seu destino e o áudio com as coordenadas em português também encontra-se disponível. E a quarta e última possibilidade é via aplicativos de carona ou taxi. Nessa opção ele indica a estimativa de tempo de espera e disponibiliza um atalho para abertura deste aplicativo pelo próprio Gogle Maps, caso os mesmos Apps já estejam instalados no seu celular.

Dependência número 2: Bolt (antigo Taxify). Uma regra super importante aqui de Bratislava é que os serviços de taxi encontrados na rua são geralmente oferecidos por preços não muito justos e, dependendo do horário, chegam a ser bem abusivos. Por isso, esse aplicativo pode salvar sua vida quando você quiser voltar para a casa sã e salva de uma maneira mais confortável e segura, por exemplo de madrugada, quando o transporte público não está mais disponível ou quando você estiver carregada de compras ou malas pesadas. O aplicativo é bem simples, disponível em várias línguas, inclusive português de Portugal e, além disso, oferece a possibilidade de pagar a corrida com cartão, que eu prefiro. Nem sempre o motorista vai falar inglês, mas isso nunca foi um problema pra mim. Antes de chamar o carro você precisa colocar o endereço de origem e destino e, na minha opinião, quando ambos têm boa vontade a língua deixa de ser um empecilho. Vale ressaltar que o Uber foi liberado novamente aqui na Eslováquia há uns meses, então você também pode utilizá-lo.

Dependência número 3: App do banco, no meu caso o Tatra banka. Nem todo mundo gosta do Tatra e você não precisa gostar também, mas eu sugiro que, ao chegar na Eslovaquia você escolha abrir sua conta em um banco que ofereça um aplicativo que permita fazer as transações mais simples via celular, como transferências e pagamentos e, além disso, disponibilize pelo menos a opção de navegação em inglês. Eu uso muitooooo e gosto bastante. Prometo escrever em breve um texto com o passo a passo de como abrir uma conta bancária por

Leia também: Permissão de residência na Eslováquia para cidadão europeu

Dependência número 4: Tradutor. Esse aplicativo me ajuda muito, principalmente nas minhas visitas aos mercados. Quando a gente não conhece a língua, dá uma certa tristeza não entender absolutamente nada do que está escrito nas embalagens e não ter a mínima segurança, pra não dizer noção, do que estamos comprando. Por isto, apesar de pouco criativo e nada didático ainda recomendo esse aplicativo. Além da possibilidade mais comum, de escrever a palavra estrangeira e solicitar a tradução, o aplicativo também oferece outras facilidades como câmera, conversa e viva-voz. Através da primeira opção você pode posicionar a câmera do celular no texto que você deseja traduzir e o aplicativo promete te entregar a tradução. Pelas minhas últimas experiências esse recurso ainda tem bastante espaço para melhorias, pois não funciona em 100% dos textos, mas acredito que seja por causa das declinações loucas da língua eslovaca. As opções de conversa e voz traduzem tudo o que você disser pelo microfone do celular, é bem engraçado, mas já vi uns turistas usando esse recurso por aqui e ele geralmente funciona bem. Vale ressaltar que o aplicativo pode ser utilizado mesmo quando estiver off-line.

A tecnologia ajudou muito a vida dos expatriados. Eu tenho a impressão de que hoje em dia é muito mais fácil desbravar um país desconhecido e destrinchar cada uma das incógnitas encontradas, do que há alguns anos. Além das milhares de informações que a gente pode obter pela internet, os aplicativos são, com certeza, uma mão na roda nas nossas rotinas.

Related posts

Aplicativos para usar em Dubai

Miriam Souza

Primeiras impressões da Eslováquia

Carolina Paolini

Aplicativos para usar em Hong Kong

Paula Augot

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação