BrasileirasPeloMundo.com
França

Apresentando Marselha

Apresentando Marselha.

A populosa e bela Marselha, conhecida como cidade maravilhosa, é a cidade mais azul da França, desde o seu céu sempre azul á seu mar, azul-turquesa.

A cidade está no sul da França, na região de Provence, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Seu nome em francês é Marsseille.

O sol aparece mais em Marselha do que em outras cidades francesas, talvez isso explique algumas coisas, como, por exemplo, os comentários de que os marseillais são mais alegres que os parisienses, isso se daria à vitamina D que o sol propõe aos moradores de Marselha.

Mas é claro que isso são apenas suposições. O que é fato é que Marselha é uma grande e antiga cidade,
descoberta pelos gregos 600 anos antes de Cristo, hoje é a segunda maior cidade na França, tem em torno
de um milhão de habitantes e continua linda e aconchegante.

Muitos imigrantes se sentem em casa em Marselha, pois há uma diversidade de imigrantes na cidade, é
possível encontrar pessoas de todas as partes do mundo, o que torna a cidade rica em gastronomia.

Viver em Marselha é ter a oportunidade de uma viagem gastronômica todos os dias. Há restaurantes, turcos, iraquianos, argelinos, brasileiros, italianos, coreanos, japoneses, chineses dentre muitas outras boas cozinhas.

As praias são lindas e limpas, mas para tirar a perfeição da cidade existe o trânsito que é considerado
terrível e comparado com o da cidade de Istambul e São Paulo, assim já se tem uma boa noção de que não será nada fácil transitar de carro pela cidade. Mas continue tranquilo, pois o metrô te da acesso aos principais pontos da cidade.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

Agora se você vai à Marselha para morar é bom ficar atento aos pormenores de uma vida de imigrante, como, por exemplo, empregos, custo de vida e o idioma local.

O idioma local é o mesmo que em toda a França, o francês, com um sotaque um pouco diferente de Paris, mas se você aprendeu o francês de Paris com certeza vai entender e falar em Marselha. A diferença é como do sul ao norte do Brasil.

O salário mínimo no país atualmente é de 1.521,22 euros. Portanto, se você pensa em imigrar fique atento ao custo de vida e o salário mínimo. Lembrando que nem sempre são compatíveis, dependendo do seu estilo de vida.

Leia também: Dicas para aprender francês

Os alugueis em Marselha variam de 600 a 800 euros, por um apartamento de 2 quartos. Claro que também depende da região, por isso é válido pesquisar os lugares mais calmos para viver, como, por exemplo, o 8º arrondissement (subdivisão administrativa municipal muito comum em Paris, Lion e Marselha; pode ser equivalente a distrito ou bairro). Lembrando que os bairros são ditos por número e quanto mais próximo do 1º você estiver mais na região central você estará.

Se você não gosta muito de agitação, bares e turistas, fique um pouco longe dos bairros, 1, 2, 3, 4, mas também não vá muito longe disso para não ficar muito afastado do centro, pois é ali onde tudo acontece…

Para quem tem filhos em idade escolar saiba que chegando em Marselha será necessário procurar a Mairie mais próxima e os funcionários irão te orientar com relação aos documentos necessários para ingressar seus filhos na escola e irão direcionar a escola correspondente. Sendo assim não há como escolher onde matricular os pequenos e nem os adolescentes, mas estejam tranquilos, pois geralmente as escolas de Marselha são boas e possuem bons programas de estudos.

Leia também: 10 motivos para morar na França

Neste link tem algumas informações com relação às escolas, como, por exemplo, idade escolar, início do ano letivo, e programas especiais de estudos para estrangeiros não falantes do idioma francês.

Marselha não é a cidade do desemprego, até mesmo na Mairie (Câmara) os funcionários nos orientam onde procurar emprego. Desde que você esteja legalizado em França você consegue algumas ajudas como cursos do idioma, como fazer um currículo e cartas de apresentações.

A cidade tem cerca de um milhão de habitantes, é a segunda maior cidade da França, porém o custo de vida é mais baixo que em Paris, e Marselha é tão bonita quanto.

Se pretende morar em Marselha e passar os sábados visitando a torre Eiffel saiba que para isso terá que dispor de dinheiro e tempo para viagem. A distância é de 775 km de Marselha à Paris, sim, é longe. Paris é norte, Marselha é sul.

Segue aqui uma lista de alguns lugares que podem tornar seu dia incrível:

  • Basilique Notre-Dame-de-la-Garde
  • Calanques de Marselha
  • Praia do Prado (plage du Prado)
  • Castelo de IF (Chateau d’if)
  • Vieux Port e muito mais.

Aproveite essa cidade incrível, ande, passeie a pé pelas ruas do centro. Experimente todas as cozinhas típicas da região. Suba a Canabieré que é a rua principal sem esquecer de entrar nos mercadinhos árabes das esquinas, la você vai encontrar comida boa e barata.

Se for morar do 9º ao 1º arrondissement, vá sem carro a feira da Castelanne de segunda a sábado e se delicie com os sabores das comidas, especiarias, aprecie a beleza das flores, e aproveite o intercâmbio grátis com os feirantes.

Particularmente amo muito essa cidade. Em dois anos por aqui nunca me senti rejeitada, claro que não sou ingênua ao ponto de achar que todos tem a mesma sorte, mas de todas as cidades que morei fora do Brasil, Marselha é sem dúvidas a mais acolhedora, o lugar faz jus a fama de cidade dos imigrantes, aqui se vê pessoas de todas as etnias. Sendo assim me parece que Marselha está preparada para receber os imigrantes.

Só cuidado para não sair na rua com uma camiseta do PSG, se tem uma coisa que é imperdoável para os Marseillais é que você não torça para o Marselha.

Foto: Pixabay

Related posts

10 coisas que não gosto na França – Parte 2

Amy-Carole Diene

Viajar pela Europa sem gastar muito

Júlia Lainetti

Lilo – um site de buscas que financia projetos sociais

Júlia Lainetti

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação