BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

Aproveitando as praias de Sydney

Aproveitando as praias de Sydney.

Já que estamos no verão, nada mais justo que um texto sobre ela, nossa querida e amada PRAIA!!! Hoje vou contar para vocês como os australianos se comportam na praia e quais as diferenças em relação aos costumes brasileiros (desculpem se eu puxar o texto para os costumes cariocas, mas é de lá que eu sou! Hehehe).

Sabemos que praia é praia em qualquer lugar, mas você já parou pra observar como o comportamento muda dependendo de onde você esteja? Explicando melhor: no Rio de Janeiro, praia é sinônimo de Mate Leão e Biscoito Globo. Pode ser que você não beba/coma, mas sabe que vai encontrar, e também sabe que muita gente vai consumir. Mas, e aqui na Austrália, como isso funciona? Tem mate? Tem alguma comidinha especial que a galera petisca na areia?

Sinto desapontá-los, queridos leitores, mas a resposta é não. Para início de conversa, não existem ambulantes nas praias daqui, e também não existem quiosques. Correção: esse fim de semana estava na praia e vi uma menina vendendo picolé!!! Alegria, alegria! Mas isso não é comum, gente! O que a maior parte da galera faz é levar o seu próprio snack para aliviar a fome na hora do aperto, mas não levar também não é o fim do mundo, porque basta sair da praia, atravessar a rua e sempre haverá cafés e restaurantes para tirar sua barriga da miséria. Fato é, não espere sentado na areia o tio do mate passar ou o do queijo coalho ou o do camarão, nem da empada… porque o máximo que vai acontecer é isso mesmo: você esperar sentado.

Milk Beach, minha praia favorita. Arquivo Pessoal.

Leia também: Top 10 das praias em Sydney

Outra diferença, que não é um elefante, mas costuma incomodar muita gente: aqui em Sydney não é permitido consumir bebida alcoólica na praia. Isso mesmo, nada de cervejinha, nada de caipirinha – álcool só no bar (na rua também não pode beber, mas esse é tema para outro texto). Fique à vontade para beber sua água, suco, refrigerante, kombucha, o que for… só o álcool não é permitido mesmo.

Mas calma, calma… eu gosto de vir com as notícias tristes primeiro e deixar a parte boa para o final! Tudo bem, o mate faz MUITA falta, não vou negar, e quem curte uma cerveja com certeza fica aguando, mas a gente sobrevive.

O que tem aqui que eu acho muito legal é a infraestrutura. Praticamente toda praia tem um bebedouro, então você pode encher sua garrafinha, e também tem aquele bom e velho chuveirão para tirar o sal e a areia ao sair do mar. Outra coisa sensacional é que sempre tem um banheiro público, que é gratuito, ao contrário do que ocorre no Rio, e isso facilita a vida das pessoas. Alguns têm até chuveiro, então tem gente que vai à praia, toma banho por lá mesmo e parte direto pro trabalho ou qualquer compromisso que tenha depois.

Mais um ponto positivo: não são todas, mas algumas praias têm uma piscina de água natural, o que é ótimo para crianças, para aquele dia que o mar está agitado ou para você que, assim como eu, tem um certo receio de se deparar com um tubarão na sua frente (ahahahahaha).

E agora alguns pontos que são neutros, na minha opinião, mas interessantes de compartilhar. Um deles é que várias, se não todas as praias, têm uma extensão de grama antes de chegar na areia, e é muito comum ficar por ali mesmo tomando sol. Se ficar na areia tipo à milanesa não é muito a sua, você vai curtir essa opção!

Leia também: Alguns certificados necessários para trabalhar na Austrália

Outra coisa são as churrasqueiras. As praias costumam ter churrasqueiras públicas, e é bem comum fazer um churrasquinho por lá! Mas tem que chegar cedo, porque o esquema é chegou, pegou, então quanto mais tarde você chegar, menores as chances de conseguir um espaço livre! Terminando seu evento, é só limpar o local e deixá-lo pronto para o próximo grupo que usar! Interessante, né?

Mais uma curiosidade: australianos não têm tanto costume de usar guarda-sol. Até vemos um ou outro, mas nem de longe se compara ao Brasil, a gente usa muito mais! E alguns deles utilizam tipo umas barracas de camping na areia… é, de acampamento mesmo! Ahahahaha… isso sim é proteção!

Enfim, com seus costumes, diferenças e semelhanças, as praias por aqui são lindas e deliciosas, assim como as do nosso Brasil! Sem contar que, de forma geral, como Sydney é uma cidade muito segura, você pode deixar suas coisas na areia e ir dar um mergulho tranquilo, que quando voltar, seus pertences estarão no mesmo lugar que você os deixou!

Curtiu? Então vem conhecer as belezas de Sydney pessoalmente!

Related posts

Expectativas e realidade de fazer Intercâmbio

Lívia Campos

Turismo na Austrália

Aline Arruda

Quanto custa fazer supermercado em Sidney?

Joana Weit

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação