BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Estações do Ano pelo Mundo

As delícias do verão em Toronto

As delícias do verão em Toronto.

Todo mundo pensa em Toronto como um lugar frio e cheio de neve. Mas a verdade é que a principal cidade do Canadá tem as estações do ano bem definidas e o verão pode ser tão quente quanto no Brasil! A diferença que vejo, entretanto, é que por conta de cada época do ano ter sua fase mais certa, o pessoal aqui aproveita o verão em Toronto como se não tivesse amanhã e existem muitas opções deliciosas do que fazer nos arredores da cidade.

A temperatura começa a ficar mais amena a partir de maio e aí já é possível ver as pessoas nas ruas com poucos casacos, pernas de fora e cheias de vontade de aproveitar o mundo exterior. É curioso observar como a cidade muda! Apesar de ser linda em todas as épocas do ano, quando começa a esquentar, parece que as pessoas e as atividades brotam do nada nas ruas, e essa sensação só vai aumentando à medida em que a primavera vai passando e o verão se aproximando.

Abaixo relaciono o que mais gosto nestes dias mais quentes em Toronto:

  • Flores e mais flores

Antes de chegar o verão, a cidade muda de cara com a primavera. Lugares onde você jurava que não havia vida aparecem, do nada, cheios de cores e flores. A cidade fica encantadora, e não é exagero falar que cada canto fica florido! Minhas preferidas são as tulipas, que apesar de durarem pouco, são lindas e o pessoal aqui adora! As cerejeiras também são famosas por marcar esta época com suas flores e as pessoas lotam (lotam mesmo!) os parques para vê-las.

  • Os dias duram bem mais

Se durante o inverno a reclamação é de que às 16h30 já está escurecendo, antes mesmo do verão chegar, a primavera deixa a cidade linda, absurdamente florida e traz os dias mais longos! O sol se põe às 21h30 e muitas vezes a gente custa a acreditar que já está na hora de dormir, pois o dia mal acabou. O bom é que a cidade é cheia de atividades ao ar livre e dá para aproveitar bastante todas elas, até bem tarde.

Leia também: Custo de vida familiar em Toronto

  • Pátios dos restaurantes

Quando chegamos, no auge do inverno, observamos que muitos restaurantes tinham uma área externa, mas sem uso, até porque ninguém aguentaria ficar comendo numa temperatura de -10°C ou mais. Essas áreas, chamadas por aqui de pátio, viram uma atração à parte no calor, com suas mesas sendo bem disputadas para curtir o dia tomando um café, um sorvete ou um drink. Os pátios costumam ser na frente dos bares e restaurantes, mas também tem aqueles que possuem área aberta na parte de trás ou na cobertura.

  • Praias (sim, praias!)

A província de Ontário, onde fica a cidade de Toronto, é cercada de lindos lagos que formam paisagens deslumbrantes e praias muito gostosas, muitas com água cristalina, estilo Caribe. Quem vem do Brasil costuma estranhar a água doce, já que são praias de lagos e não de oceano, e a temperatura bem gelada, mas sendo uma carioca acostumada com o mar frio da Barra da Tijuca, posso garantir que, nos dias de calor, o geladinho é bem refrescante!

Posando nas praias da Toronto Island – Arquivo pessoal

Leia também: Como é o verão nova-iorquino

  • Parques públicos

Essa tem sido a minha paixão desde que cheguei aqui! Toronto é lotada de parques públicos, dos mais diversos tipos e tamanhos. Se no inverno eles ficam cheios por conta das atividades na neve (patins no gelo e descer escorregando em trenós, por exemplo), no verão eles ficam cheios de famílias fazendo piquenique, aproveitando o sol (ou a sombra), cachorros correndo atrás das bolinhas, caminhões de sorvete iguais àqueles que a gente vê nos filmes e muito espaço gratuito para simplesmente curtir o dia.

Nós simplesmente amamos passear e conhecer novos parques e essa tem sido uma das principais atividades das crianças aqui em casa. Basta levar uma bicicleta, uma bola, um lanche, e uma parte do fim de semana está resolvida, sem muito gasto e com bastante diversão!

  •  Splash pads e piscinas públicas

Ainda falando de parques públicos, muitos deles têm piscinas públicas gratuitas, com área distinta para nadar e para brincar, inclusive com toboáguas bem grandões. Uma outra coisa que tem bastante em Toronto são os splash pads – áreas para recreação na água, com chafarizes e atividades para as crianças. É divertidíssimo, super organizado, de graça e muito fácil de encontrar!

A cidade dispõe de uma lista com todas as atividades em parques públicos nesse site. É possível verificar que tipo de atração tem em cada área, além de permissões e proibições específicas para cada local. Uma dica bacana é que em vários deles é possível fazer churrasco, levando a sua própria churrasqueira ou alguma disponibilizada no lugar.

  • Esporte para todos os lados

Canadenses são loucos por esportes e essa paixão se evidencia mais ainda no verão, quando existem diversos campeonatos acontecendo de pela cidade (baseball, futebol, basquete, etc.) e os pais aproveitam as férias para colocar seus filhos em summer camps – colônias de férias temáticas, muitas delas voltadas ao ensino de esportes. Tem desde atividades em grupo até para ensinar a andar de bicicleta sem rodinha, veja você!

  • Parques aquáticos

Parque mesmo, daqueles com toboáguas imensos, piscina de ondas e diversão para crianças e adultos! Na região de Toronto tem dois bem famosos: Splash Works (do mesmo grupo do Canada Wonderland – maior parque de diversões do país) e o Wet n´Wild, mais conhecido da gente. Mas por toda a província de Ontario existem outros tantos no mesmo estilo, inclusive alguns em locais fechados que funcionam mesmo no inverno. Em vários deles é possível comprar o passe anual, para aproveitar toda a estação com preços mais em conta.

  • Eventos ao ar livre

Essa é a época certa para assistir filmes numa praça, participar de feiras gastronômicas ou passear e curtir ruas especialmente fechadas para a circulação de pedestres no verão. Vale ficar ligado nos jornais e sites, pois sempre tem uma atividade bacana acontecendo na cidade, além de shows incríveis de artistas consagrados, que aproveitam o verão para fazer suas turnês por aqui.

A Ana Luíza Aranha conta aqui nesse post como é o verão em Vancouver, lá do outro lado do Canadá!

Related posts

Tem verão no Canadá?

Ana Luíza Aranha

Carnaval de inverno? Sim, temos também!

Ana Carolina Sommer

5 coisas que recém-chegados em British Columbia no Canadá devem fazer

Priscila Carda

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação