As Minas Gerais Colombianas

0
134
imagem retirada do site www.pixabay.com
Advertisement

As Minas Gerais Colombianas.

A Colômbia e o Brasil têm muitas similaridades em vários aspectos, principalmente cultural, como já falei por aqui. O que não sabia é que os colombianos, em especial os naturais da região de Medellin, e a região em si, tem muitas semelhanças com um estado brasileiro, cheio de particularidades e que carrega grande parte da cultura e hábitos brasileiros, a nossa querida Minas Gerais. Se você é mineiro, filho ou neto de mineiro, logo vai entender do que estou falando. E, antes de mais nada, apesar de ser filha de mineira, minha intenção não é ser nada tendenciosa, mas sim mostrar as semelhanças tão peculiares que encontramos. Imagina você que todas essas semelhanças nos fizeram sentir, eu e meu marido, filhos de mineiras, um pouco na casa da nossa avó, mesmo estando a quilômetros de distância.

Leia também: A Surpreendente Medellin; 5 motivos para morar em Bogotá

Um pouco sobre Antioquia

Apenas para que se entenda melhor, a Colômbia é dividida em departamentos, que são como os estados do Brasil. Cada departamento tem uma capital e abriga uma ou mais cidades. Medellin é a capital do Departamento de Antioquia, uma região que é muito rica e vai muito além de Pablo Escobar e seu famoso cartel.

Infelizmente, a história, através de um protagonista que não enche os colombianos assim de orgulho, tornou esta região, e principalmente a cidade de Medellin, mundialmente famosa por aquilo que de pior pode oferecer. Entretanto, deixando de lado esta página negra da história, Medellin e sua região oferecem lugares belíssimos para se conhecer, tem um clima ameno e constante super agradável, fazendo com que seja considerada a cidade da eterna primavera, além de toda a volta por cima que deu em seu passado, sendo hoje uma cidade rica, organizada e com uma infraestrutura bem razoável, considerando as cidades latino-americanas atuais. É um polo industrial e cultural também importantes para a Colômbia.

Além disso, a região como um todo é bastante rica, com clima super favorável, razão pela qual abriga o plantio de várias culturas como café e banana, dos quais a Colômbia é um grande exportador, e ainda outros cultivos como cana, mandioca, cacau e arroz. Interessante é que todos esses produtos constituem a base da alimentação e da culinária colombianas, muito parecida com o Brasil neste aspecto também. Por estar sobre as Cordilheiras, o relevo da região é composto por montanhas e vales, e uma abundância de recursos hídricos providos pelos rios que cortam a região, e as cidades e povoados lembram muito as cidades mineiras cheias de ladeiras.

Por todas estas características, andar pelas estradas e pequenas cidades de Antioquia é como andar por Minas Gerais.

Leia também: Dicas para morar em Bogotá

Os Paisas

Outra semelhança: o povo. Os naturais da região de Antioquia são chamados de paisas. E eles são muito parecidos com os mineiros: povo hospitaleiro, simpático e otimista. Chegar e ser acolhido por um paisa em sua casa é muito natural e nos fazem sentir muito bem, geralmente. Na hora de fazer a comida a fartura chega a ser um exagero, sabe? É tanta comida, que nem sabemos pra quanta gente se fez tudo aquilo… conhece gente parecida? (risos)

São também famosos por serem muito trabalhadores e persistentes no que fazem. Empreendores, é comum encontrar um sem número de lojinhas e pequenos comércios nos bairros da cidade de Medellin, por exemplo.

E apenas para constar, as mulheres paisas são consideradas as mais bonitas da Colômbia.

O sotaque paisa também é peculiar. Eles falam devagar, sem pressa, com aquele sotaque arrastado, como quem não está nem um pouco apressado para nada.

A Comida Paisa

E as semelhanças não param por aí. Creio que o que é mais parecido mesmo é a comida. Conhecida por ser uma comida muito gostosa e bem típica, a comida paisa de uma certa forma representa a culinária colombiana de modo geral.

Um dos principais itens do cardápio é o chicharon, conhecido por nós brasileiros, especialmente os mineiros, como torresmo. Quando meu marido esteve na Colômbia pela primeira vez, foi convidado por seus colegas para conhecer um prato tradicionalíssimo da Colombia, o chicharon. Ele prontamente aceitou o convite, e qual não foi sua surpresa ao descobrir que tal prato nada mais era que o nosso bom e velho torresmo. Engraçado foi a decepção do pessoal ao descobrir que, ainda que um prato típico colombiano, ou melhor, paisa, não é uma exlusividade daqui (risos).

O principal prato paisa é chamado de bandeja paisa, e leva arroz, feijão, ovo frito, torresmo, platano (uma banana típica da Colômbia), abacate, torresmo, linguiça e carne moída. Muito parecido com a comida mineira, até mesmo com o virado à paulista. Só falta a couve refogada para ficar perfeito! Para acompanhar essa delícia (gente, eu acho uma delicia!), uma limonada de panela bem gelada, servida numa caneca esmaltada ou de alumínio. A limonada de panela é uma limonada feita, ou melhor, adoçada com rapadura, por aqui chamada de panela. E, mais uma curiosidade, a panela (rapadura) é muito utilizada para sucos, chás frios ou quentes, e até mesmo para adoçar o café.

Quer conhecer outras Minas Gerais? Venha pra Colômbia! Até a próxima!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.