BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para passar o inverno Suíça

Atividades para curtir o inverno Suíço

Atividades para curtir o inverno Suíço.

Falar de inverno e de frio assusta um pouco, pois nós brasileiros não estamos acostumados com tanto frio e por tanto tempo, mas aos poucos vamos nos acostumando com a ideia de sair e fazer atividades ao ar livre. Quando cheguei aqui muitas pessoas falavam que não existe muito frio, existe sim a roupa certa para usar no inverno. Isso é verdade, se você se agasalhar corretamente, usar toda a roupa necessária, será bem divertido sair de casa e curtir o frio e principalmente a neve.

Então vamos ao que interessa, quais são as atividades mais legais para fazer no inverno suíço?

1) Esqui e Snowboard

Com certeza essa é a principal atividade no inverno, tanto para adultos como para as crianças. Algumas pessoas costumam fechar pacotes de 1 semana em chalés na montanha, mas também é possível fazer passeios de 1 dia.  Você pode alugar os equipamentos na própria estação de esqui, como também pode fazer aulas em grupo ou particulares. Para as crianças iniciantes eles montam grupos e elas podem fazer 5 dias de aulas seguidos, no inverno desse ano eu levei os meninos nesse curso e eles curtiram muito.  Mas se você é daquelas como eu que tem medo de esquiar, acompanhe tranquilamente a família porque sempre tem um restaurante charmosinho onde você pode ficar tomando um chocolate quente e curtindo a vista, eu fiz exatamente isso!

Existem diversas opções de estações de esqui na Suíça, segue abaixo algumas opções:

Zermatt: É considerada umas das melhores regiões para esquiar e o lugar é lindo. A cidade vale super a visita, e o legal é que não circula carros.  Em Zermatt há 63 teleféricos/lifts de montanha e 360 km de pistas.  Como a montanha é muito alta, você consegue esquiar até no verão.

Davos: Grande centro de esportes na neve, Davos tem mais de 300 km de pistas e sete áreas de esqui. O maior destaque é para a descida de 12 km de extensão entre o cume do Weissfluh até Küblis.

Flussemberg: A estação de esqui mais próxima para quem está em Zurique, excelente opção para quem quer passar o dia. Existem pistas para os principiantes e para os mais avançados.

Para mais informações sobre pistas de esqui e snowboard, clique aqui.

Leia também: Visto de ingresso e autorização de residência na Suíça

2) Trenó

Uma atividade muito comum no inverno é a descida de trenó. Eu costumo dizer que parece um carrinho de rolimã, mas ao invés de você descer ladeira abaixo, a descida é na montanha com neve abaixo, risos. Apesar de parecer brincadeira de criança, é uma atividade para toda família e para brincar não precisa muita coisa, é só pegar o seu trenó, que em alemão chama Schlitteln e ter uma pequena descida coberta de neve para vocês se divertirem muito. A primeira vez que brincamos de trenó foi num lugar baixo e bem próximo de casa.  Foi a mais pura diversão.

Mas o negócio também pode ficar sério e podemos descer de trenó em pistas mais longas e mais altas, muitas montanhas que oferecem pistas de esqui, também preparam um espaço para a descida de trenó, aí nesse caso se prepare para uma descida com muito mais emoção.

Leia também: Roupas para o inverno europeu

Nesse inverno fomos descer de trenó em uma das maiores pistas da Suíça, com 8 quilômetros de descida. Alugamos o trenó lá mesmo, antes de pegar o teleférico para subir. Foi uma descida emocionante, mas como não temos muita experiência, demoramos mais tempo que o normal e quando chegamos no final estávamos todos molhados, com frio e muitos felizes. Super recomendo, eu adorei! Esse ano já estou me preparando para ir de novo!

Aqui tem um link com várias sugestões de pistas de Trenó! Quem descer de trenó, volta aqui para me contar… quero saber como foi!

3) Patinação No Gelo

Quem não sonhou pelo menos uma vez em aprender a patinar no gelo? Eu já tentei algumas vezes e confesso para vocês não consigo nem ficar de pé, dar um passo para frente então nem pensar, imagina patinar e dar piruetas no gelo, nunca! Mas mesmo assim estou listando essa atividade para vocês porque no inverno as pistas de patinação no gelo aparecem por todos os lugares, até aqui na minha pequena cidade de Brugg é montada uma pista. Então se prepare, coloque os seus patins na mala se tiver vindo de férias, e aproveite! Encontramos pistas de patinação em várias cidades e em mercados de Natal, nesses locais também podemos alugar os patins tanto para crianças como para os adultos.  Uma dica importante para quem não souber patinar: tem sempre um apoio para alugar, eles deslizam com você, assim fica um pouco mais fácil!

Aqui tem um link com algumas pistas de patinação na Suíça.

4) Piscinas Termais

Apesar de esse ser o quarto item da lista, na minha preferência ele é o primeiro. Parece estranho tomar banho de piscina no inverno, mas é muito legal e divertido, até porque você vai mergulhar numa piscina com água bem quentinha, em torno de 35/37 graus. O legal das piscinas termais é que sempre tem um espaço ao ar livre para você curtir a vista da cidade ou da montanha, enquanto está mergulhado na piscina com água quente.  Essa sensação de misturar o frio com o calor é muito agradável, mas se o frio piorar é só entrar para as piscinas cobertas e aquecer as orelhas, risos.

As piscinas termais oferecem muitas opções que vão além do lazer, como massagens, saunas e hidromassagem. Você pode escolher piscinas termais nas cidades ou nas montanhas. Uma das mais legais que já visitei foi a Mineraldbad & Spa Rigi Kaltbad, que além das maravilhas das piscinas quentes te oferece uma vista linda da região de Lucerna. Eu adorei!

Aqui está o link da piscina que visitei: clique aqui.

E esse link tem outras opções de piscinais termais na Suíça: clique aqui.

5) Brincar na Neve e Fazer Boneco de Neve

Claro que não podia falar o tão famoso boneco de neve. Como brincar na neve e não fazer um boneco? Mas vou logo de contando, para nós  que não temos experiência, é algo bem difícil de fazer, até pegarmos o jeito certo de fazer as bolas do corpo e do rosto do boneco demoram, mas é uma atividade mega divertida e que não pode faltar quando estamos num dia de neve. Não esqueça também de fazer guerra de neve é muito divertido e as crianças adoram.

Curtir e brincar no inverno não é muito habitual para nós brasileiros, mas aproveite o momento e a oportunidade que vocês estão tendo, porque tem muitas coisas legais para fazer no frio!  Eu aprendi muito a curtir e passear no inverno, e agora já estou preparada para mais um inverno recheado de atividades divertidas!

Related posts

O perigo dos carrapatos na Suíça

Mel Barbieri

Viver na Suíça é…

Teca Hungria

Cinco motivos para morar na Suíça

Lúcia Bastos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação