BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica

Aventuras no país “pura vida”

Aventuras no país “pura vida”.

Minha história com o país mais feliz do mundo é curiosa. Sou de São Paulo e estava em uma fase de muito estresse na vida pessoal e pensando em morar fora, mas os países que me vinham à mente eram Estados Unidos, Canadá e Austrália e nunca, jamais América Central, mesmo porque conhecia pouco sobre esta parte do mundo.

Nos dias de maior estresse no escritório em São Paulo eu escutava da gerente de projetos: “Vou largar tudo isso e vou para uma praia na Costa Rica”. Eu ria muito com essa até então “piada”, porém um dia o assunto ficou sério e ela me disse: “Iraci, essa história da Costa Rica é real, estou participando de um processo seletivo para ir morar lá, fui selecionada mas não vou, não é pra mim, isso é para você”. Fiquei com aquela cara de paisagem, mas enviei meu CV. Pensei que isso não ia sair da conversa que tivemos e para minha surpresa, um dia depois de mandar o curriculum recebi uma ligação marcando os primeiros testes. Sete anos e meio se passaram e ainda moro na Costa Rica. Vim a trabalho, casei e tenho um filho de 2 anos.

Quando cheguei a Heredia, uma das principais cidades, era como uma cidadezinha do interior e o centro de San José era como ir a Santo Amaro (bairro da zona sul de São Paulo); no entanto o verde das montanhas ficou para sempre na minha memória.

unnamed (4)

 

A Costa Rica é um país pequeno, com muita diversidade de climas e vegetações, e é tudo muito perto: você pode ir da praia para as montanhas no mesmo dia. Temos duas estações do ano apenas – seca e molhada: de dezembro a abril é seco e de maio a novembro, chove.

As pessoas me perguntam muito sobre as praias. Comparando com as praias brasileiras eu respondo que são lindas, mas diferentes. Algo que me ajudou muito no processo de adaptação foi não comparar; cada país tem suas belezas e não são melhores nem piores, apenas diferentes. Acredito que comparando, você acabará não aproveitando o que o país oferece de bom.unnamed

unnamed (2)

Para quem gosta de natureza e tranquilidade é um país maravilhoso, mas para uma pessoa que nasceu em São Paulo, Selva de Pedra, a vida noturna faz falta e neste quesito esse pequeno país ainda deixa muito a desejar. No começo, quando me convidavam para sair às 20 h eu pensava que primeiro íamos jantar ou ir ao cinema e depois iríamos para a balada, mas não – as baladas começam e terminam cedo. Hoje em dia tem mais variedade de lugares, mas a vida noturna ainda continua muito pacata.

unnamed (1)

sapo

A comida, ahhh… A comida é um capítulo à parte: o primeiro impacto é no café da manhã. Eles comem “pinto con huevos” que é típico e consiste em  arroz e feijão preto preparado com pimentões e coentro, servido com ovo frito ou mexido, banana da terra frita, salsicha, tortilla e em alguns lugares incluem carne cozida e uma espécie de maionese/requeijão chamado natilla… Ufff, é muita comida para o café da manhã!  E eles comem tudo isso com uma caneca cheia de café com leite ou suco de laranja. Além disso, aqui o café da manhã é sagrado – todos em algum momento param para tomar café da manhã, seja em casa antes de sair para trabalhar ou uma marmitinha, e nada de comer na mesa de trabalho: eles vão até o restaurante.  A minha rotina no Brasil sempre foi tomar um café com pão com manteiga e suco e sempre correndo antes de sair de casa, e no trabalho, apenas um cafezinho para acordar. Pensar em comer a quantidade normal por aqui é um costume ao qual eu ainda não me adaptei.

unnamed1

No almoço o “casado” é parecido com nosso “PF”: arroz, feijão preto, carne, frango ou peixe, salada e banana da terra frita.  Durante as refeições não tem muita variedade de saladas; aqui, rúcula é raridade, e se usa muita farinha, arroz, feijão e tortilla. O bife é diferente; se come muito frango e o consumo de peixe é pouco, e  as frutas são frescas e saborosas.

A minha adaptação foi fácil, apesar de sempre sentir muita falta da família e amigos. Aqui se usa a teoria dos 2 anos de “Pura Vida”(termo utilizado para quase tudo, como o termo “beleza”, no Brasil).

 

vulcão2

Nos dois primeiros anos você fica como uma pessoa apaixonada; tudo é lindo e verde, clima agradável, praia, montanhas e festa; depois essa fase vai passando e você descobre que nem tudo é tão “pura vida”,  mas quando pensa bem e decide optar por qualidade de vida, aí sim, a Costa Rica é o país.

Fotos: Acervo pessoal

Related posts

Como abrir uma empresa na Costa Rica

Lorena Schramm

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Mini roteiro pela Costa Rica

Lorena Schramm

24 comentários

Goianira Julho 7, 2015 at 8:57 pm

Que linda descrição de como aconteceu e como é atualmente, sua percepção é realista e verdadeira. Parabéns pelo texto! Abraços..
-Goianira

Resposta
iracigaspar Julho 8, 2015 at 7:42 pm

Obrigada Goia !

Resposta
adboni Julho 7, 2015 at 10:00 pm

Oi Iraci, seu blog está ótimo gostei demais. Costa Rica tem muitas coisas boas para mostrar.

Resposta
iracigaspar Julho 8, 2015 at 7:43 pm

Sim é um pedacinho de paraiso 🙂

Resposta
Cicero H P Silva Julho 7, 2015 at 10:25 pm

Parabéns Iraci…. Excelente post…

Resposta
iracigaspar Julho 8, 2015 at 7:43 pm

Brigaduuu amigo !

Resposta
Aurea Maria Julho 7, 2015 at 10:44 pm

Oh, prima linda quanta saudade muito bom saber de vc mesmo que seja pela.net Parabéns ficou ótimo. Se cuida amada Beijos carinho meu eterno cheiro no baby e no marido Deus os abençoe.

Resposta
iracigaspar Julho 8, 2015 at 7:45 pm

Aurea muito obrigada prima não vejo a hora de encontrar vocês falta menos agora 🙂 Beijãooo

Resposta
karoline oliveira Julho 30, 2015 at 6:31 pm

Iraci tudo bem,e o trabalho na costa rica e algo fácil,e possível morar proximo a praia e trabalhar tranquilamente ou e nessesario morar em são Jose

Resposta
iracigaspar Agosto 5, 2015 at 9:19 pm

Oi Karoline, vou falar sobre isso no próximo texto mas já te adianto que se você o documento que te permite trabalhar no pais não é muito dificil conseguir trabalho, para morar próximo a praia você tem que conseguir um trabalho em um hotel, restaurante ou com turismo em geral mas os melhores trabalhos nesta area são para pessoas bilíngues já que a maioria dos turistas que vem pra Costa Rica são dos Estados Unidos ou Europa, também precisa levar em consideração que temos aproximadamente 5 meses de chuvas e duante este periodo não tem muitos turistas nas praias, a maioria das oportunidades está em San José, Heredia.

Resposta
Leonardo Agosto 26, 2015 at 7:31 pm

Olá Iraci Boa Tarde, primeiro parabéns pelo Blog, tenho algumas dúvidas, moro em São Paulo e surgiu uma oportunidade para transferência para Heredia, trabalho com TI em uma grande multinacional, mas antes de aceitar gostaria de estudar bem, aqui tenho uma qualidade de vida muito boa, moro em apartamento próprio tem carro e meu filho estuda em em uma excelente escola, minha esposa está desempregada mas com meu salário vivemos muito bem, mas esse pais já deu o que tinha que dar! Minhas dúvidas são com relação a saúde, educação, segurança e moradia, como são essas coisas por ai?

Desde já agradeço.

Resposta
iracigaspar Novembro 19, 2015 at 10:26 pm

Leonardo,

Peço desculpas por não ter respondido antes. Se preferir envia um email pra mim no [email protected] e respondo melhor suas dúvidas e se você já estiver aqui na CR e precisar de apoio com alguma coisa escreve pra mim.
Um abraço
Iraci

Resposta
Patricia Dezembro 9, 2016 at 1:59 pm

Iraci,boa tarde!!
Meu esposo recebeu uma proposta para a Costa Rica, a situação é igual a do Leonardo, estou desempregada e temos um filho de 1 ano mas vivemos bem em São Caetano do Sul apenas com o salario do meu esposo.Minhas duvidas são as mesma em relação a saúde, educação, segurança e moradia por ai?

Agradeço!!

Resposta
Ann Moeller Dezembro 12, 2016 at 11:14 am

Ola Patricia, a Iraci não colabora mais com o BPM. Sugiro seguir os textos da outra colunista na Costa Rica, A Fran Reis. Equipe BPM

Resposta
vÂNIA Novembro 1, 2015 at 10:34 pm

GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES, MEU MARIDO E EU ESTAMOS PENSANDO EM NOS MUDAR ASSIM QUE APOSENTARMOS, COMO SE FAZ PARA ADQUIRIR UMA CASA OU APARTAMENTO SEM SER DE ALUGUEL, PARA APOSENTADOS FICA MELHOR OU PIOR O CUSTO DE VIDA, SOMOS BRASILEIROS E MINEIROS.

Resposta
iracigaspar Novembro 19, 2015 at 10:33 pm

Oi Vânia,
Aqui para adquirir uma casa sendo estrangeiro não é muito complicado desde que você tenha o dinheiro, os bancos só permitem abertura de conta para pessoas que já tem cédula de residencia e só assim você conseguirá um empréstimo.
Normalmente o que pedem é 20% de entrada e os bancos financiam o restante, tanto para apartamento quanto casa.
O custo de vida depende muito da qualidade de vida que você deseja ter, tem muitas cidades pequenas onde o custo de vida é mais baixo. Tenho outro texto publicado aqui no Blog onde falo sobre custo de vida.
Qualquer dúvida pode me mandar um email.
Até mais
Iraci

Resposta
Adriana Dezembro 20, 2015 at 6:10 pm

Olá meu marido faz prancha de surf e quer muito ir morar aí , minha filha tem 5 anos, como são as escolas aí? É o custo de vida?

Resposta
Ann Moeller Dezembro 22, 2015 at 9:26 pm

Ola Adriana,a Iraci não colabora mais com o BPM. O melhor a fazer é seguir os textos da outra colunista e sobre custo de vida, ja tem um texto no blog sobre esse assunto. Obrigada. Equipe BPM

Resposta
Namir niblan minardi Dezembro 21, 2015 at 12:21 am

Ola Iraci,
Estive na Costa Rica por 30 dias e adorei. Tal como Vania, estou de malas prontas para a aposentadori e para sair do pais. Como nao me vejo sem trabalhar, penso em dar aulas de portugues. Quando ai estive havia procur de professores de portugues. Quais sao, hoje, as possiilidades?
Obrigada,
Namir

Resposta
Margarida Abril 5, 2016 at 2:26 pm

Oi, Iraci. Quando lia teu texto, viajava. Já passei por Costa Rica, San Jose, foram só dois dias mais adorei. Morei 10 anos en Honduras, me formei lá em psicologia. Desde 2006, voltei ao Brasil. Infelizmente as coisas não estão nada fáceis por aqui por isso estou pensando seriamente em ir morar em outro país onde possa criar meu filho, hoje com 13 anos, que tenha melhores condições de vida. Gostaria de saber sobre trabalho na minha área de psicologia ou também como professora de português , tenho pos em docência do ensino superior, documentação, etc.. Grata!!

Resposta
Ann Moeller Abril 5, 2016 at 8:59 pm

Ola Margarida, a Iraci não colabora mais com o BPM. Siga os textos da outra colunista da Costa Rica. Equipe BPM

Resposta
sabrina Julho 12, 2016 at 2:04 pm

Oi Iraci, sou fisioterapeuta. Tenho muito interesse em morar em Costa Rica. Existe alguma pessoa que indica para ajudar nesse processo de mudança?

Resposta
Cristiane Leme Julho 13, 2016 at 9:39 pm

Sabrina, a Iraci parou de colaborar conosco mas temos outra colunista no país. Procure pelos textos mais recentes e redirecione a sua pergunta para ela, se preferir.
Edição BPM

Resposta
edson santos Julho 28, 2016 at 10:26 pm

Olá., vc trabalha na Intertec Intl … ?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação