BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para abrir conta bancária pelo mundo México

Banco digital no México

Banco digital no México

Uma das coisas mais difíceis para uma estrangeira quando chega num país diferente é abrir uma conta bancária. A burocracia é muita, e a opção de um banco digital pode lhe ajudar. Aqui no México com certeza me ajudou, e eu vou lhe explicar como.

Para abrir uma conta em um banco físico, normalmente você irá precisar de uma série de documentos que estão atrelados a sua condição de residente no país. Ao menos no México, se não estou enganada, apenas o HSBC dá a opção de abertura de conta para não-residentes, e mesmo assim é uma burocracia só. E outra, existe valor mínimo para abrir a conta, taxas de manutenção que são um pouco salgadas e valor mínimo mensal de rotatividade. Bom, já deu pra ver que é tão “gostoso” ter uma conta física em terras mexicanas, quanto é em terras tupiniquins certo?

Leia também: Como abrir uma conta bancária no México

Albo: banco digital mexicano

Quando eu cheguei aqui, eu passei muito tempo manejando dinheiro vivo. Pagando minhas contas todas em dinheiro vivo. Guardando dinheiro vivo em casa. E isso é muito perigoso. Até porque, a moeda mexicana circula em valores altos, ou seja, as notas variam de 20 a 1000 pesos (essa de mil pesos eu nunca nem vi, mas sei que existe. Por ser muito alta, a circulação é muito baixa). Imagina se eu sou assaltada, se eu perco meu dinheiro, não sei. Fato é que eu precisava achar uma solução enquanto não pudesse abrir uma conta física em um banco. Eis que encontro um banco digital no México. E quem usa Nubank no Brasil, N26 na Europa, e outros nos EUA, sabe como banco digital é amor. Aqui no México ele se chama Albo.

Albo é a conta digital mais simples que eu já tive. Em todos os sentidos (e eu sou cliente NuBank e N26). A abertura da minha conta demorou exatos cinco minutos através do aplicativo, e o meu cartão demorou quatro dias para chegar na minha casa (o cartão é bem bonitinho, por sinal).

Como abrir a conta

Para abrir a minha conta, eu precisei seguir alguns passos bem simples. Baixei o aplicativo, criei o meu usuário através do meu e-mail e inseri os meus dados, foto do passaporte, e a foto do meu comprovante de residência mexicano. Uma pausa nessa parte. Eu não tenho comprovante de residência no meu nome ainda, pois todas as minhas contas chegam no nome da proprietária do meu apartamento, então logo pensei que o meu pedido de abertura de conta seria rejeitado. Mas não. A verdade é que eles pedem, porém não há necessidade do comprovante estar no seu nome. Uma baita facilidade para quem está chegando agora no país e precisa fazer transações via conta bancária ou cartão.

O cartão eu recebi, como disse, em mais ou menos quatro dias, pelo correio. Tudo certinho, muito rápido. É um cartão de débito, mastercard, internacional. Por ser de débito, não tem taxas como o de crédito. Porém aqui tudo pode ser passado no débito, não é como no Brasil que compras pela internet, por exemplo, só podem ser feitas na modalidade crédito. E no modo internacional também não tem taxas, você apenas irá pagar o câmbio do momento da transação com o cartão. Eu ainda não usei no modo internacional, mas quando usar eu conto por aqui. Só sei que é uma festa de não-taxas!

Leia também: Como é viver na fronteira do México com os EUA

Taxas

Ah, também não tem taxa de manutenção a conta! As únicas três taxas que existem são a de saque, porque cada caixa eletrônico, de cada banco físico, tem a sua própria taxa de manutenção (e essas sim são salgadas, não recomendo); a de pagamentos de serviços, ou seja, para pagar uma conta via aplicativo, você terá que pagar uma pequena taxa cobrada pelo operador em questão, mas é bem baixa; e a terceira taxa eu vou falar aqui embaixo.

Você deve estar se perguntando, então, como fazer para colocar o dinheiro na conta, já que é tudo digital. Você tem duas opções: ou transfere do seu banco físico direto pra sua conta Albo ou deposita, em forma de pagamento, em qualquer loja OXXO (que é o que eu faço) por uma taxa de 12 pesos (a terceira taxa que eu comentei).

A opção de banco digital é uma das melhores pra mim. Aqui no México esse serviço ainda está engatinhando, quando comparamos com outros países. Porém, funciona muito bem e é muito melhor do que andar com dinheiro vivo na carteira.

Se você tiver alguma dúvida, deixa nos comentários que eu tento responder da melhor forma possível!

Related posts

Dez motivos para morar no México

Melissa Lima

Dia dos Mortos no México

Simone Gonçalves

Sistema bancário no País de Gales

Daniela Pesconi-Arthur

6 comentários

Matheus Junho 12, 2019 at 11:45 pm

Olá! Você consegue fazer remessa internacional para a conta digital? Já usou o transferwise?
Obrigado

Resposta
Stephanie Caires Junho 12, 2019 at 11:50 pm

Olá Matheus,
A Albo ainda não tem a modalidade de remessa internacional, por estar muito no início das operações por aqui.
Quanto ao Transferwise, ele não funciona no México. Se você quiser enviar dinheiro do México para outro país, precisa utilizar PayPal, WesterUnion ou MoneyGram. Porém, de outros países para o México, o Transferwise funciona, mas somente para bancos grandes, ou seja, os digitais ainda não estão incluídos.
Espero ter te ajudado.
Abraço,
Sté

Resposta
Rachel Julho 23, 2019 at 3:02 am

Oii. Voce tentou usar conta de banco que tenha nos 2 paises? O santader pir exemplo. Fiquei curiosa se nao funciona

Resposta
Stephanie Caires Julho 23, 2019 at 3:06 am

Oi Rachel, tudo bem?

Não tinha tentado, porém agora tenho conta no Santander por conta empresa.
Sim, existe banco nos dois países porém os sistemas são independentes, logo, eles se tratam como se fosse outro banco. Ou seja, as taxas são iguais de transferência internacional e não existe qualquer facilidade, porque também sou cliente Santander no brasil e nada me adiantou aqui.

Espero ter ajudado!

Um abraço,
Steh

Resposta
Emmanuel Caldas Novembro 12, 2019 at 3:02 am

Olá Stephanie,

Primeiro, obrigado pelo texto! Apresentou soluções interessantes. Muita gentileza sua compartilhar suas experiências.

Tenho dúvida parecida com a do Matheus. Vou em janeiro pro México e ficarei seis meses em intercâmbio. Estou a procura de uma solução bancária. Fiquei interessado no Albo. Porém, precisaria encontrar um jeito de enviar o dinheiro do meu banco no Brasil para ele. O Transferwise já funciona? O PayPal serve?

Obrigado novamente.

Resposta
Stephanie Caires Novembro 12, 2019 at 3:05 am

Olá Emmanuel,

Muito obrigada pelo seu feedback!
Então, vai Transferwise do Brasil pro México você conseguirá fazer. Do México pro Brasil, não.
Via PayPal somente entre contas PayPal, e por enquanto aqui so se transfere do PayPal para bancos físicos.

Espero ter ajudado!!

Um abraço,
Sté

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação