Os Bastidores da Oktoberfest

15
761
Advertisement

A Oktoberfest é um dos mais esperados eventos no mundo, o mais famoso festival Alemão, e a festa que reúne mais pessoas no mundo.

Para quem não sabe, a origem da Oktoberfest data de 1810, quando foi celebrado o casamento do Príncipe Ludwig – mais tarde Rei Ludwig I – com a Princesa Therese da Saxônia-Hildburghausen. Toda a população foi convidada à essegrande evento, o qual aconteceu nos campos próximos aos portões da cidade de Munique. Esse local passou a ser chamado de Theresienwiese, o que quer dizer os campos de Therese, nome esse abreviado pelos locais para Wies’n, outro nome dado à Oktoberfest.

IMG_0484Ao longo dos anos a festa continuou sendo celebrada e começou a ganhar espaço. De corridas de cavalos – que não mais existem – e feiras agrícolas até às tendas das famosas cervejarias e parque de diversões, a Oktoberfest dura 3 finais desemana, e durante esse tempo mais de 6 milhões de pessoas passam por lá.

O mais curioso é que o evento começa no mês de Setembro e perdura até o primeiro final de semana de Outubro, ou seja, ontem foi o último dia.

O primeiro dia da Oktoberfest sempre é em um Sábado, e o evento já começa pela manhã com uma passeata que fecha as ruas e atrai milhares de expectadores, a qual é feita com charretes, pessoas vestidas com os trajes tradicionais da Bavária- o Tracht – e bandas locais. Ao final, todos seguem para o local do evento para dar oficialmente início à tão famosa e esperada Oktoberfest.

O grande evento conta com um eficiente “achados e perdidos”, o qual em 2013 devolveu mais de 4 mil itens aos seus donos, dentre os quais mais de 300 eram celulares! Mais de 900 banheiros e 1Km de mictórios estão à disposição dosvisitantes, além de ambulâncias, médicos, policiais e uma própria prisão!

A entrada para a Oktoberfest é de graça. O evento começa às 10 da manhã e vai até à 23:30 durante a semana e de 9:00 – 01:00 da manhã nos finais de semana, que corresponde ao horário de funcionamento das famosas tendas, aquichamadas de Bierzelte – tendas de cerveja. Conseguir um lugar nas tendas requer chegar cedo antes que fiquem lotadas, ter feito uma reserva praticamente com 1 ano de antecedência ou esperar em uma fila até aparecer um lugar!

A Augustiner, Hacker Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten – as famosas cervejarias de Munique – possuem suas tendas na Oktoberfest. Cada uma delas possuem entre 5.000 e 11.000 lugares para receber os fãs do festival.

IMG_4669Ao entrar em uma delas, você irá embarcar em uma experiência que só vendo para acreditar, os Alemães cantam e bebem o tempo todo, há bandas bávaras tocando e algumas pessoas aceitando o desafio de subir na mesa e beber um Maßinteiro sem pausa! Haja fôlego!

Apesar de muita gente aqui em Munique não gostar muito do festival, ou já não frequentar mais, a maioria faz questão de fazer uma pausa no trabalho para almoçar em uma das tendas da Wies’n. Nesses dias, é bem comum encontrarseus colegas de trabalho vestidos com os famosos trajes bávaros, já que muitas empresas usam esse evento para reunir o pessoal do escritório e descontrair um pouco. Já imaginou que legal?

IMG_4684A Oktoberfest atrai pessoas de todo o mundo, alguns já são “fregueses” e fazem questão de vir todos os anos, organizando-se em grupos que vêm dos quatro cantos do mundo. Os milhões de visitantes lotam a cidade de Munique, o queresulta em hotéis, restaurantes e transporte público lotados.

A cidade toda entra em clima de Oktoberfest, os supermercados, lojas, restaurantes e até os cachorrinhos.

Agora é só contar os dias e esperar a próxima, em 2015!

15 Comentários

  1. Vou conhecer a Alemanha em Jan. Estou mto feliz. Pena que ñ pegarei a Oktoberfest! 🙁 Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Obrigada!

    • Olá Simone tudo bem? Que bom que vem por aqui ano que vem… é a Oktoberfest só em Setembro…mas não tenho dúvidas que você encontrará coisas muito interessantes para fazer por aqui nessa época também!
      Seguro não conheço nenhum para indicar, desculpa. Boa sorte! Beijos, Allane.

  2. Allane, adorei a publicacao. Esse ano foi o meu segundo ano no evento. O plano era passar somente dois dias mas acabei ficando uma semana. Foi maravilhoso, amo a Alemanha. 🙂

  3. Foi minha primeira vez. Adorei tudo, muita descontração e alegria, só estando presente para saber como é maravilhoso… Se pudesse iria todos os anos

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.