BrasileirasPeloMundo.com
Belize

Belize – Os Natais

Ainda é bem cedo para dar minhas impressões sobre o Natal em Belize. É meu primeiro ano aqui e ainda não pude ver todas as celebrações natalinas. Basicamente, só fui exposta às opiniões das pessoas sobre o Natal e às preparações pré-natalinas.

É um país majoritariamente cristão, então, em termos de cerimônia e rituais,  em geral, não difere muito do que estamos acostumados no Brasil.

Agora, a preparação pré-Natal em Belize City, a maior cidade do país,  é bem interessante! Em um país com poucas lojas e estabelecimentos comerciais em geral, parece que o Natal traz toda a vontade de consumo que as pessoas não tiveram durante todo o ano! Uma das maiores lojas de departamento para coisas pra casa tem um display de Natal gigantesco e toneladas de decorações natalinas…

Dance Pastores
Dance Pastores

Envolvendo neve falsa, Papai Noel e todos esse ícones que como a gente bem sabe ficam completamente deslocados em nossos climas tropicais.  Apesar disso, um fator interessante, é a decoração da árvore de Natal com barcos de pesca, simbolizando profissão e garantia de subsistência de muitas famílias.

Eu perguntei para várias amigas do trabalho como é a ceia natalina, o que elas gostavam de fazer nessa época do ano. No geral, parece que, de fato, a “caça” pelos presentes perfeitos parece ser grande parte da diversão. Grande parte das famílias vivem juntas, então esse é mais um momento de integração familiar, mas existem outros feriados onde essa relação aparece mais forte aqui, como, por exemplo, a Páscoa.

Jerk_chicken_plate
Jerk_chicken_plate

Esse é o Natal de grande parte da população do país, mas não reflete o Natal de todos. Algumas comunidades aqui como a Maya e Garifuna tem tradições bastante diferentes. Os grupos mestiços, por exemplo, fazem uma procissão chamada “Las Posadas” por 10 dias, simbolizando a busca de Maria e José por abrigo antes do nascimento de Cristo. Nessa procissão, estátuas de Maria e José são deixadas em diferentes casa para que tenham abrigo e proteção pela noite.

Cada  noite as estátuas são deixadas em uma casa diferente até a véspera de Natal, onde elas são levadas novamente para Igreja para a “Dança dos Pastores”. Algumas comunidades Mayas também fazem a “dança do alce”, simbolizando um convívio harmônico entre o homen e a natureza.

Nacatamales_in_steamer
Nacatamales_in_steamer

Para essas comunidades Mayas a ceia também é um pouco diferente. Em vez da ceia tradicional “kriol” com peru, presunto, arroz e feijão, a ceia é mais uma sopa de porco, frango, azeitonas, passas e açafrão e porco assado com molho servido em tortillas de milho. Muitas dessas comunidades também comeriam tamales. Tamal é uma massa de aipim ou milho (quase como uma pamonha) cozida no vapor em uma folha de bananeira ou similares, recheada com carne, porco, frango, queijo… Ou basicamente qualquer coisa que você quiser.

Eu acabei descobrindo, nessa minha busca pelo “Natal em Belize” que realmente não existe um Natal e sim alguns “Natais”…  Formas diferentes de celebrar esse feriado, mas todas envolvendo famílias e boa comida.

Related posts

Mudando para Belize

Natasha Leite

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação