BrasileirasPeloMundo.com
Porto Rico

Bem-vindos a Porto Rico, um paraíso tropical

Bem-vindos a Porto Rico, um paraíso tropical!

Antes de começar a apresentar as particularidades, cidades e as ilhas que pertencem a Porto Rico, eu resolvi contar um pouquinho da história desse país que agora eu chamo de meu novo lar.

Porto Rico é um país localizado no mar do Caribe, que tem como capital a cidade de San Juan e que possui como vizinhos os países Republica Dominicana, Haiti, Jamaica e Cuba.

Somos uma das maiores ilhas das Antilhas que está mais próxima ao continente sul-americano. De Porto Rico é possível visitar todas as demais ilhas do Caribe, incluindo Aruba, Curaçao, St. Martin, Ilhas Virgens Americanas (St. Thomas e St. John), Ilhas Virgens Britânicas e muitas outras. A minha ideia é visitar todas elas!

História

Descoberta por Cristóvão Colombo em 1493, Porto Rico seguiu como colônia espanhola por quatro séculos e, desde 1898, é considerada colônia dos Estados Unidos. Isso significa que você precisa ter passaporte e visto americano para entrar aqui. Seu nome oficial é El
Estado Libre Asociado de Puerto Rico e a moeda oficial é o dólar americano.

Política

Aqui existe um governador e 78 prefeitos eleitos pela população, porém, os porto-riquenhos não podem votar nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, a menos que tenham residência oficial em um dos cinquenta estados que pertencem aos EUA. Porto Rico possui apenas um representante no Congresso dos EUA que tem direito a voz, mas
não a voto.

No dia 11 de Junho de 2017, o governo de Porto Rico convocou um plebiscito com o objetivo de consultar a opinião dos eleitores sobre a relação com os Estados Unidos.
Três opções foram dadas para que os porto-riquenhos pudessem optar em qual seria a melhor alternativa para o país:

Opção 1 – Estadidad, que significa solicitar aos Estados Unidos o reconhecimento de Porto Rico como o Estado número 51;
Opção 2 – Permanecer na atual posição, como Estado Libre Asociado;
Opção 3 – A Independência dos Estados Unidos.

Como o voto em Porto Rico não é mandatório, enquanto o governo atual defendia a Estadidad, a oposição organizou um boicote, pedindo para que os eleitores não votassem no plebiscito.

Leia também: vistos para morar nos Estados Unidos

Como resultado final, apenas 22% dos eleitores de Porto Rico, foram às urnas para votar, e a opção da Estadidad venceu. A Estadidad será considerada válida apenas se os Estados Unidos aprovarem a solicitação de Porto Rico no Congresso Americano.
Como próximo passo, os representantes do governo porto-riquenho estarão engajados em defender esta opção junto ao governo americano.

Todo mundo tem uma opinião diferente de quem ganhou o plebiscito: tanto os que votaram, quanto os que não votaram, porém, somente o tempo dirá quem tem a razão. O que eu vejo de positivo nesta história é que o povo porto-riquenho é envolvido com a sua política, e possui opinião forte sobre o que querem e o que não querem para o país.

acervo pessoal

Economia

Atualmente, o país possui cerca de 3,4 milhões de habitantes e é visitado por mais de um milhão de turistas por ano, vindos de toda parte do mundo e que chegam de avião ou em cruzeiros marítimos.
O país possui uma boa infraestrutura e é bem desenvolvido no campo industrial e tecnológico. Com relação aos produtos agrícolas consumidos, a grande maioria vem importada, mesmo que Porto Rico tenha uma boa produção de café, abacaxi e bananas, além de outros vegetais e legumes.

Idiomas e interesses

O principal idioma aqui é o espanhol, e por ser colônia dos Estados Unidos, uma boa parte da população fala inglês como segundo idioma. Os porto-riquenhos gostam de basquete, basebol e voleibol. Também é comum a prática de golfe, tênis e todo tipo de esporte aquático.

Até o momento, não existem voos diretos do Brasil para cá: as conexões geralmente são pelo Panamá, Colômbia, Nova Iorque e Miami. Como experiência própria e, na minha opinião, a forma mais rápida de se chegar em Porto Rico é via conexão pelo Panamá: são 10 horas aproximadamente, se considerarmos todo o trajeto.

Porto Rico é igual a 365 dias de praia: faz calor o ano inteiro, as quatro estações do ano não são tão bem definidas, e a diferença entre o inverno e o verão é que no verão chove um pouco mais, por este motivo é que o ar condicionado é um grande amigo e está por toda parte.

Minha primeira impressão do povo porto-riquenho é de que eles são muito prestativos, amigáveis e estão sempre celebrando algo: seja a vida, o calor, o verão, ou qualquer motivo importante o suficiente para ter muita música, dança, comida e bebida.

As mulheres porto-riquenhas são bem vaidosas e gostam muito de cuidar da aparência. Aqui eu já encontrei as principais lojas e marcas de roupas, sapatos e cosméticos do mundo. Aliás, eu amo uma loja que se chama Marshalls: gente é uma perdição! Tem vários produtos de marcas excelentes e com preços fantásticos!

Quando estiverem passeando por Porto Rico, não deixem de visitar. Na minha opinião é
a melhor loja considerando custo-benefício.

A natureza está presente em tempo integral: aqui é, sem dúvida, um paraíso tropical!

Related posts

Dicas para morar em Porto Rico

Cris Rivera

Porto Rico, o desafio de aprender um novo idioma

Cris Rivera

Bem-vindos a Condado em Porto Rico

Cris Rivera

4 comentários

Sofia Donola Junho 4, 2018 at 11:35 pm

Olá, eu sou uma adolescente deficiente visual que por algum motivo adora PR, e eu tenho algumas dúvidas sobre “la isla dek encanto“.
São elas:
1 È verdade que é mais barato estudar em Porto Rico do que no resto dos EUA?
2 Existe muito preconceito com deficientes aí em PR? [Sou deficiente visual]
3 Como são os chicos boricuas? Se não te ofender falar sobre eles, que choques culturais os brasileiros[as] enfrentam no relacionamento com um boricua?
4 È difícil arrumar emprego em PR sendo deficiente ou imigrante?
5 Qual a forma mais fácil de se mudar pra PR legalmente?
sâo só essas. Obrigada pela atenção Chris Rivera.

Resposta
Cris Rivera Junho 6, 2018 at 7:08 pm

Oi Sofia,
Vamos lá:
1) Geralmente sim, é mais barato estudar em Porto Rico do que nos Estados Unidos, mas como em qualquer outro país, as universidades possuem valores distintos.
2) Eu entendo que não, pelo menos nunca presenciei nada neste sentido.
3) Os boricuas são muito parecidos com os brasileiros e é claro que sempre vai haver exceção, mas no geral são muito amáveis e educados.
4) A economia em Porto Rico está complicada e depois dos dois furacões que passaram por aqui ficou um pouco mais difícil, porém aos poucos o turismo está aumentando e a economia começa a melhorar.
5) Porto Rico segue as mesmas leis de imigração dos Estados Unidos, ou seja, para morar aqui, é necessário ter visto americano, seja ele de trabalho, esposa, greencard, etc. Não existe uma forma mais fácil, o processo é exatamente o mesmo para todos os estados americanos.
Espero ter te ajudado com as minhas respostas e se tiver mais alguma dúvida estou a disposição, bjs!

Resposta
Terezinha nogueira Barbosa Junho 5, 2018 at 12:22 am

Amiga linda! Adoro seus vídeos,com eles posso viajar mentalmente.Bjos

Resposta
Cris Rivera Junho 6, 2018 at 6:57 pm

Obrigada Te! bjs

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação