BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Mestrado e Doutorado Pelo Mundo

Bolsa de mestrado: Quem paga por você? A Holanda!

Bolsa de mestrado na Holanda.

Já pensou em fazer um mestrado na Holanda com tudo pago? Se essa pergunta te interessou, fica aqui o primeiro aviso: PARE TUDO QUE ESTÁ FAZENDO e leia com atenção, pois o prazo de inscrição está terminando. Segundo aviso: as informações podem trazer fortes emoções para o leitor, então respire fundo e vamos lá!

A universidade de Maastricht (e somente essa universidade) tem um programa de bolsas de estudo chamado “Holland High Potential Scholarship” financiado pela própria faculdade em parceria com o Ministério da Educação, Cultura e Ciência. Esse programa oferece 24 bolsas completes de mestrado no valor de €29.000. Assustou? Não vou nem converter para reais para você não cair da cadeira. Para mestrados de um ano a bolsa corresponde a treze meses e para mestrados de dois anos a 25 meses. Eis que você pensa “Meu Deus, não sei nem como administrar tanto dinheiro” e aí vem a parte boa: você não precisará administrar tudo isso. A única parte do dinheiro destinada aos estudantes é a calculada para cobrir suas despesas de vida (moradia, alimentação, entre outros). Os demais gastos (seguros, visto, mensalidade e treinamentos pré-curso) serão organizados e pagos diretamente pelo departamento de bolsas. Está precisando que alguém te belisque? Parece mentira, mas o negócio é sério e como tudo que é bom dura pouco, CORRE que as inscrições só vão até o dia 01/02/2018!!

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Para facilitar a sua vida, segue a lista do que é preciso para se inscrever na bolsa:

1. Ser de um país fora da União Europeia (dessa vez a cidadania não vai te ajudar!) e poder ser elegível para aplicar para um visto e uma permissão de residência na Holanda.
2. Ter se candidatado para um dos mestrados da faculdade que fazem parte desse programa de bolsa (existe um PDF no link da bolsa que mostra os cursos).
3. Atender aos requisitos específicos da vaga de mestrado para a qual você se candidatou. Cada programa apresenta requisitos diferentes que podem ser encontrados no site da universidade.
4. Não ter estudado no Ensino Superior da Holanda.
5. Não ter completado 35 anos até 01/09/2018.
6. Ter notas excelentes no seu histórico escolar mostrando sua posição no ranking. Essa parte é muito importante, pois é considerado como critério de desempate. Você deve estar no TOP 5% da sua turma. Acho que isso vai ajudar nos trabalhos em grupo.

Leia também: Apostila de Haia, onde e como fazê-la

Se depois de ler essa lista você acha que preenche os requisitos, podemos seguir para o passo a passo para uma candidatura de sucesso:

1. Escolher um curso da universidade (daqueles que fazem parte da bolsa) e se candidatar para esse curso. Existe um link que explica certinho como se inscrever para cada um dos cursos. Assim que você se inscrever você receberá um número de identificação (ID number) que será necessário para completar sua candidatura para a bolsa. Sim, tudo está interligado e você precisa ser aprovado no programa de escolha para poder participar da bolsa, claro.
2. Para se inscrever na bolsa, entre na página da faculdade e clique no botão “Apply now”. É um retângulo incrivelmente verde, não tem como errar. Agora, você vai precisar enviar alguns documentos, mas ATENCÃO porque isso só poderá ser feito UMA VEZ! Ou seja, confira tudo certinho antes de enviar.
3. Documentos necessários (em inglês e devem ser enviados em “.doc”,”.docx” ou “PDF”) : currículo atualizado com até duas páginas, carta de motivação (explicando porque essa bolsa é importante, porque deveriam escolher você entre os milhões de inscritos e como você ajudaria a universidade nesse seu tempo de bolsa. Use a criatividade e acima de tudo, venda seu peixe como se fosse o ultimo que pode ser encontrado. Essa carta conta MUITOS pontos), histórico escolar que mostre seu ranking na classe ou uma carta da faculdade dizendo que você está nos TOP 20 alunos da sua faculdade e, por último, o contato da pessoa que escreveu sua carta de recomendação (escolha alguém de confiança e que te conheça bem!).
4. Converse com a pessoa que escreveu sua carta de referência (também em inglês) e se assegure que ela enviará essa carta para a faculdade até dia 01/02/2018. Foco nessa data e nos moldes da carta de referência que podem ser encontrados aqui. Outro aviso: seus familiares vão ficar chateados, mas infelizmente eles não são considerados como referência já que a imparcialidade ficaria “levemente” prejudicada.

Escorreu até um suor aqui de tanta coisa para enviar. Mas calma, vai dar tempo!! E não vamos esquecer do processo de seleção. Funciona assim, primeiro a universidade recebe todas as candidaturas e avalia se estão dentro dos conformes e envia para cada departamento para que eles façam um ranking dos top 5%. Esse ranking será avaliado por uma comissão que avisará os candidatos selecionados no dia 20/03/2018. Existem três possíveis status: selecionado, lista de espera (até 01/05/2018) e rejeitado. Foco no primeiro, galera!

Se animou? Agora esforço aí nesses últimos dias possíveis para a inscrição e caso precisem de ajuda só deixar um comentário, porque já passei por isso e sei bem quão desesperador pode ser! Sorte aos que pensam em se inscrever esse ano e, aos que estão com planos para o ano que vem, fica a dica de preparar a documentação o quanto antes para ter uma jornada de candidaturas mais tranquila.

Leia: como procurar emprego na Holanda.

Ah, para inspiração, segue aqui o link da página com o pacote de “Boas vindas” para os estudantes internacionais! Toda essa informação lembrou um pouco a época do vestibular né? Um spoiler: receber uma carta de aprovação é tão emocionante quanto! E que os e-mails de vocês estejam repletos de “Parabéns”, afinal, assim que se começa uma boa notícia.

Bedankt en tot ziens!

Related posts

Custo de vida em Amsterdã

Giovanna Prata

Johannes e eu: uma história de amor

Cintia Beatrice

Como funciona o Post Graduation Work Permit na Canadá?

Priscila Carda

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação