BrasileirasPeloMundo.com
Itália Turismo Pelo Mundo

Calábria e turismo no sul da Itália

Moro na Itália há quase 11 anos. Nos meus primeiros dois anos morei em Roma, a Cidade Eterna; depois, para poder continuar os meus estudos, optei por viver na Calábria, onde o custo de vida é mais baixo.  E assim passaram-se quase 9 anos: terminei a faculdade de turismo, fiz um mestrado na mesma área e me casei.

Trabalho com turismo há 3 anos, organizando a viagem dos brasileiros por toda a Itália e acabei de receber a habilitação para guia de turismo na Calábria. Sou a primeira guia em língua portuguesa nessa região tão maravilhosa, mas pouco conhecida pelos brasileiros.

Se você estiver procurando um lugar onde se respira arte e história, a Itália é o lugar ideal para uma visita. Não é à toa que suas cidades são conhecidas como as mais populares do mundo quando o assunto é turismo cultural. Ricas em monumentos antigos, igrejas, castelos, museus, entre outros, elas são perfeitas para qualquer estação do ano!

Considerada um dos países mais bonitos do mundo, a Itália possui um patrimônio infinito de passeios culturais. O país tem cerca de 70% do patrimônio histórico e artístico do mundo e preserva séculos de história.

unnamed

Turim, Milão, Veneza, Bolonha, Verona, Ferrara, Florença, Perúgia, Roma, Nápoles e Palermo são as cidades de arte mais famosas do país mas o território é recheado de centros históricos de belezas incomparáveis! Somente para você ter ideia do que poderá encontrar neste país: 95 mil igrejas monumentais, 4o mil monumentos, entre fortalezas e castelos; 30 mil casas históricas com 4 mil jardins; 36 mil arquivos e bibliotecas; 20 mil centros históricos; 5 mil e 600 museus e sítios arqueológicos; mil e 500 mosteiros…

unnamed (1)

Pode-se realizar viagens para descobrir as residências das antigas famílias nobres ou para conhecer museus famosos mundialmente, como por exemplo os Museus Capitolinos, em Roma, os Museus do Vaticano, a Galleria degli Uffizi em Florença, a Pinacoteca di Brera, em Milão; conhecer zonas de imcomparável beleza natural como Cinqueterre na Ligúria, Capri e Costa Amalfitana na Campânia… Também é possível descobrir excepcionais sítios arqueológicos como Pompéia, Herculano, Paestum e Agrigento, onde se respira a história de um passado emocionante e majestoso.

Porém eu gostaria de falar de outro lado da Itália. Gostaria de contar um pouco sobre aquela Itália que ninguém valoriza, mas que esconde tantos tesouros artísticos e culturais que, quando você descobre, não consegue mais esquecer.

O sul da Itália, desconhecido e que esconde ângulos inesperados, possui um patrimônio artístico dos mais espetaculares da famosa “bota”: igrejas, museus, mosaicos e palácios que contam um passado de lutas e conquistas de uma zona da Itália que é mal reconhecida devido ao difícil acesso e, principalmente, por conta da pouca política de valorização.

Vamos conhecer juntos um pouquinho mais daquelas regiões do sul da Itália que quase nunca ouvimos falar?

Partiremos da região de Abruzzo que conta com importantes áreas arqueológicas pré-romanas, igrejas românicas, castelos e centros de arte como Chieti e L’Aquila.  O passado vem à tona nos pequenos burgos, ricos em história e em características arquitetônicas, e é contado no grande número de burgos de pedra espalhados entre as montanhas, numa região onde igrejas e mosteiros se localizam à beira des seculares florestas, em campos que ainda devem ser semeados, no profundo silêncio das vastas planícies e pastos verdes e em colinas com vista para o mar.

 Calabria, Morano Calabro
Calabria, Morano Calabro

Basilicata: Com um patrimônio arqueológico ligado aos centros da Magna Grécia (Heraclea, Metapontum), da Matera e de seus Sassi, declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993, é uma cidade inteira escavada em rochas de calcário entre as mais antigas do mundo. Contém evidências de ocupação humana desde o Paleolítico até os dias atuais e representa um livro extraordinário escrito pelo homem através de milênios de história. Esta cidade antiga foi transformada na obra-prima cinematográfica de Mel Gibson, “A Paixão de Cristo”. É um lugar único no mundo que vai deixar você sem palavras!

Calábria: Com 5 séculos de sobrevivência ao colapso do Império Romano e da Magna Grécia, as atrações turísticas são muitas e vão desde os aspectos ambientais e paisagísticos das costas até restos arqueológicos da Magna Grécia, passando pelas atrações artísticas dos séculos posteriores. Pontos fortes são as famosas estátuas, chamadas Bronzes de Riace, que foram descobertos em 1972 e estão entre as obras- primas mais importantes da escultura grega e testemunho direto dos grandes escultores da “idade clássica do século V a.C. Outras etapas obrigatórias do turismo artístico e cultural são a igreja bizantina em Stilo, a abadia cisterciense de San Giovanni in Fiori e a igreja barroca de Serra San Bruno.

Vista de Roma, do castelo Sant'Angelo
Vista de Roma, do castelo Sant’Angelo

Puglia: Oferece aos turistas um patrimônio artístico relacionado ao papel histórico da Apúlia e no passado foi a ponte comercial e cultural entre o Ocidente e o Mediterrâneo. O turismo de arte tem suas atrações principais nas catedrais em estilo românico pugliese (Bari, Trani, Barletta), nos castelos medievais de Gioia del Colle e Castel del Monte, nos palácios e nas igrejas barrocas de Lecce e nas originais habitações de Alberobello.

O que conhecer na Itália? Como viver uma experiência de busca do que é mais belo e único que a Itália pode nos oferecer? Enfim, como você percebeu, escolher o que visitar é difícil, especialmente se for sua primeira vez! Até mesmo se você estiver indo pela segunda vez, é sempre difícil escolher o que fazer!

No próximo mês continuaremos a nossa descoberta desse território único ao mundo!

 

Related posts

Sardenha: um sonho a ser realizado

Ana Patricia da Silva

Dicas de turismo em Cardiff

Daniela Pesconi-Arthur

Roma em três dias

Marina Sacco

17 comentários

Juraci Pike Maio 15, 2015 at 1:05 pm

Ana Patricia, Gostei muito! O seu texto e’ uma viagem….Obrigada!

Resposta
Ana Patricia Maio 20, 2015 at 6:22 am

OI querida, muito obrigada!! 🙂

Passa também no nosso blog, para conhecer mais sobre a Itália:)
http://www.touristico.it/blog
Abraços
Ana Patricia

Resposta
Da Ilha Maio 15, 2015 at 1:21 pm

Ana Patricia, muito sucesso ai neste canto lindo do planeta.

Resposta
Ana Patricia Maio 20, 2015 at 6:23 am

Obrigada cara!!! 🙂

Resposta
Aracilda M. Santos Maio 15, 2015 at 6:08 pm

Adorei, estou ansiosa pelo proximo post.

Resposta
Ana Patricia Maio 20, 2015 at 6:24 am

Aracilda vou sempre preparar post especial para o blog Brasileiras no mundo!!
De qualquer forma você pode conhecer o meu blog com tantos outros posts especiais sobre a Itália 🙂

Resposta
Por que visitar a Itália? | Touristico Maio 17, 2015 at 6:19 am

[…] Continue lendo o meu texto aqui. […]

Resposta
Luiz Carlos Antonelli Maio 19, 2015 at 10:44 am

Oi Ana interessante essa sua visão e divulgação do sul da Itália, como você diz pouco explorado pelos turistas, já fiu duas vezes para Itália tenho dupla cidadania e a terceira vez estou planejando conhecer melhor o sul,parabéns pelo seu sucesso profissional, Antonelli.

Resposta
Ana Patricia Maio 20, 2015 at 6:29 am

Oi Luiz!!
Infelizmente as pessoas preferem o turismo clássico.. mas vivendo na Itália e conhecendo as atrações turisticas do sul, posso garantir que vale a pena!!!

Continue me seguindo.. assim vc poderá organizar a tua viagem do melhor modo..
Grande abraço,
Ana Patricia

Resposta
Léia Silva Maio 31, 2015 at 6:10 pm

Ana Patrícia, sou apaixonada pela Itália e meu grande sonho é conhecer e explorar um pouco deste país algum dia nessa minha vida. É tanto amor que penso nem ser dessa vida, pois cada imagem que vejo parece que me leva a mergulhar numa história de cultura e encantamento, como se respirasse o ar daquele local; o Coliseu, então, é algo que me impressiona absurdamente… E seu texto, meu Deus, para a estudante de Letras que sou (pela Universidade Federal de Minas Gerais) é um presente que une dois sonhos, a rica e meravigliosa Itália e a arte de escrever. Li embevecida pelas duas razões, por isso, você está de parabéns pelo texto, por compartilhar um pouco desse lugar e, acima de tudo, por emprestar um pouco dessa paixão por um lugar que é, de fato, único! Quem sabe um dia consiga escrever tão bem como você e, de preferência, pra falar da minha experiência de conhecer e visitar e amar um pouco mais esse país que está na minha alma desde sempre e um pouco mais a cada dia! Se precisar de uma auxiliar na sua empresa, hehe, me candidato à vaga… Beijo no seu coração, sucesso e gratidão por dividir um pouco da sua vivência nesse lugar espetacular!

Resposta
Ana Patricia Junho 1, 2015 at 5:34 pm

Oi querida!!
Obrigada pelo teu comentário!
Fiquei super emocionada!
Conheça o meu blog Viajando para Itália.. tenho certeza que vai ser super útil no teu sonho de conhecer a Itália!
Grande abraço,
Ana Patrícia
http://www.touristico.it/blog

Resposta
Mariane Junho 14, 2015 at 2:50 pm

Que lindo post Ana! Estive em Roma em 2013, que cidade belíssima! Sempre digo que Roma é tão linda que dá vontade de chorar, rs. Um dia volto para conhecer mais deste país maravilhoso.

Resposta
Ana Patricia Junho 24, 2015 at 7:01 am

Oi querida!!
Obrigada pelo teu comentário!
è verdade, Roma é maravilhosa, cada vez que volto tenho a sensação de estar em um sonho..
Conheça o meu blog Viajando para Itália.. tenho certeza que vai ser super útil no teu sonho de conhecer a Itália!
Grande abraço,
Ana Patrícia
http://www.touristico.it/blog

Resposta
Itália – Calábria, terra do meu coração # (JULHO) Fotos pequenas, devem ser trocadas por um tamanho maior. Ann Junho 16, 2015 at 4:25 pm

[…] anunciado no post anterior, tenho intenção de  explorar as regiões italianas menos conhecidas, valorizando principalmente […]

Resposta
Ilma Madureira Junho 23, 2015 at 8:46 pm

Muito bom seu relato. Eu amo a Itáli (particularmente Florença); lógico que nao conheço tudo, mas por incrível que pareça, como sou curiosa e amante das artes em geral estou pensando em conhecer justamente o sul “da Bota” 😉 . Vou acompanhar seu blog. Abbracci

Resposta
Ana Patricia Junho 24, 2015 at 7:02 am

Oi querida!!
Obrigada pelo teu comentário!

Conheça o meu blog Viajando para Calábria, assim começa a conhecer um pouco mais do sul..
http://www.viajandoparaacalabria.com/

Grande abraço,
Ana Patrícia
http://www.touristico.it/blog

Resposta
Leni Junho 27, 2016 at 12:19 pm

Olá Ana Partrícia. Vc saberia informar o custo de vida em Bari e sobre ofertas de emprego?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação