BrasileirasPeloMundo.com
Polônia

Canonização do Papa João Paulo II

Como muitos de vocês devem saber, aconteceu no dia 27 de Abril deste ano no Vaticano  a canonização do nosso querido Papa João Paulo II. Eu não poderia deixar passar em branco o assunto, mesmo com um pouco de atraso, resolvi trazer o minhas impressões para todos que acompanham o blog.

Karol Wojtila, polonês nascido em 18 de Maio de 1920 na cidade de Wadowice (50km de Cracóvia), era um jovem amante de esportes e da arte, em especial do teatro. Estudou Filologia na Uniwersytet Jagielloński em Cracóvia. Aprendeu 12 idiomas diferentes dos quais 9 deles usou durante seu papado.

Polonia - Cracóvia
Polonia – Cracóvia

Bem se eu escrever a história dele aqui, precisaria mais que uma única página, pois este homem tem uma vida rica de acontecimentos! Mas encorajo você que gosta do assunto a buscar a biografia dele e saber mais.

Seguindo  na linha do objetivo deste texto, quero relatar o que eu vi e vivenciei aqui em Cracóvia no dia da canonização.

A cidade deu inicio às comemorações desde sexta feira, dia 25. Haviam bandeiras brancas e amarelas que sinalizavam a igreja católica. Missas especiais em diversas igrejas, apresentação de coral na praça entre outros acontecimentos. No domingo, estive no Santuário da Divina Miseriocórdia para conhecer e participar de alguma forma ao evento que acontecia, com direito a transmissão ao vivo por telões.

Nunca em toda a minha vida eu poderia imaginar o que estava por presenciar naquele dia! Uma multidão enorme que ocupava todos os espaços e cantos do local. Devotos e abnegados, todos juntos em uma só fé. Me uni à eles envolvida com toda aquela energia positiva, todo aquele respeito e carinho por ele como beato e agora santo.

Era impossível não se emocionar, não encher o coração de encanto ao presenciar a grandeza daquele momento. E a única resposta para o que eu via, era o carisma que ele teve com o povo e pelo ser humano que foi antes e o ícone que se tornou durante e após o papado.

Eu vi senhoras idosas em uma espécie de transe, onde elas oravam e se transbordavam em lágrimas.

Neste local há também uma pequena colina, e no topo dela, um centro de estudos de teologia com o nome dele. Um lugar incrível, com muita paz, e muito bonito de se visitar.

 

Polonia - Cracóvia
Polonia – Cracóvia
Polonia - Cracóvia
Polonia – Cracóvia
Polônia - Cracóvia
Polônia – Cracóvia

Cracóvia tem como uns dos principais patrimônios da Polônia,  diversos lugares onde o João Paulo viveu, estudou, e militou a favor do povo. A casa dele tornou-se museu e em breve pretendo conhecer! É possível fazer a rota do Papa, e conhecer tudo acompanhado por um guia. Convido todos a visitar a cidade e quem sabe conhecer estes locais e um pouco da história dele no local onde ele viveu.

Related posts

Alcoolismo na Polônia

Vivian Kulpa

Poluição na Polônia

Juliana Cavalher

A Comunidade LGBT na Polônia

Vivian Kulpa

1 comentário

Gabriela Schabatoski Abril 10, 2015 at 3:51 am

Oi,tudo bem!Gostaria de saber se você sabe se existe universidades de medicina que possam aceitar brasileiros na Polônia e se precisa falar fluente inglês ou polonês?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação