BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Carnaval Pelo Mundo

Carnaval na Alemanha

O Carnaval na Alemanha é uma data festiva e muito comemorado na minha região com direito a feriado e tudo! O feriado este ano acontece na segunda feira dia 08 de Fevereiro de 2016 e, diferentemente do Brasil, o feriado aqui tem um nome próprio (e não apenas segunda de carnaval). É o famoso Rosenmontag!

No Nordrhein-westfalen existe uma verdadeira tradição carnavalesca cujo preparo se inicia em meados de novembro do ano anterior.

Em geral, o carnaval nesta região funciona assim, no Rosenmontag existe o desfile dos carros enfeitados pela cidade onde cada um exibe sua matéria prima e o desfile encerra com o carro que carrega o Símbolo da Cidade e o Príncipe do Carnaval da Cidade. Normalmente, o carro do Príncipe é o mais enfeitado e o mais alto que os demais. Nesta foto abaixo do carnaval do ano passado, é possível ver o carro do Príncipe da cidade de Beckum que foi ornamentado em metal em formato de gato. O gato preto é o símbolo do carnaval da região. Este gatinho super famoso tem até nome próprio: o famoso Rumskedi Helau! Por isso, durante o desfile ouve-se com bastante frequência o locutor de cada carro chamando Rumskedi e a plateia respondendo Helau!

Todo ano existe a eleição de quem será o Príncipe do ano seguinte e quem terá a honra de se fantasiar de Rumskedi para acompanhar o príncipe.

Normalmente, é preciso pagar uma taxa para concorrer e ocupar este cargo que depende muito do tamanho da cidade. Já ouvi boatos que em Colônia, o príncipe eleito paga uma pequena fortuna para participar da festividade. Mais uma vez, ouvi boatos e não sei se é verdade de fato.

Bom mas primeiro vou falar dos carros do desfile. Cada carro é um time e este time tem várias equipes. Geralmente são amigos que começam o trabalho no carro em meados de novembro. Depois de escolhido qual será o tema do carro, a equipe de montagem inicia os preparativos. A equipe de decoração também começa a produção das centenas de milhares de flores de papel crepom que irão servir como material para a montagem do carro. A equipe dos doces já inicia as compras dos chocolates, balas e outras prendas que serão “jogadas” do alto do carro durante o desfile para alegria da plateia – adulta e infantil.

A equipe do desfile é que vai em cima do carro dançando, cantando e distribuindo os doces. São os animadores, digamos assim. Geralmente esta equipe tem um uniforme tradicional bem característico do chapéu pontudo. É tudo muito bem preparado, ensaiado e organizado para concorrer ao prêmio que, geralmente, é apenas simbólico. O carro é, em geral, puxado por um pequeno trator, o que faz com o que o desfile seja bem devagar.

Nesta foto abaixo é possível ver o carro já completo no dia do desfile. Este carro teve como tema um dragão e sua princesa na torre pedindo ajuda ao príncipe do Carnaval para salvá-la. O interessante é que da boca do dragão saía fumaça e a princesa jogava água na plateia para “apagar o fogo”. Com exceção do fato de que estava fazendo aproximadamente 2 graus negativos neste dia, a ideia foi super divertida!

Optimized-65e97e06-be58-4d32-a2c6-94d7b8d95543

Optimized-48ab5475-41e1-4f1f-8486-f57c8ac5e5cd

Entre os carros existem os times que desfilam no chão. Cada time tem uma equipe que usa fantasias que combinam (ou não!) com o carro e eles também dançam e cantam as marchinhas de carnaval alemão – que por sinal são bem diferentes das brasileiras. Se ficou interessado, procure vídeos como, por exemplo, “Die geile Raupe Nimmersatt”. Alguns carros têm até Fanfarras que são muito legais e animadas.

Cada carro fabrica broches e bottons que são distribuídos apenas para os envolvidos e/ou alguns amigos muito próximos. Se você ganhar um botton ou um broche de algum amigo seu, é obrigatório a presença no desfile usando os mesmos. Significa que você está torcendo por aquele time e, acredite em mim, eles ficam muito felizes quanto te veem na torcida!

Para assistir ao desfile, as pessoas se fantasiam e vão para as ruas na empolgação total! As crianças fazem a festa coletando as prendas jogadas pelos carros e contando para todos ao seu redor o que conseguiu no final do desfile. Geralmente as pessoas levam suas bebidas de casa pois é raro encontrar algum local aberto para comprar algo.

Bom mas também tem festa antes e depois do desfile. Geralmente antes do Rosenmontag, alguns clubes esportivos fazem festas particulares (todas à fantasia). O interessante é que sempre existe uma competição de melhor fantasia da noite e o Príncipe da Cidade, sempre acompanhado do Rumskedi Helau, tem a “obrigação” de ir em todas as festas. Isto torna uma verdadeira maratona para o Príncipe que às vezes fica durante toda a noite dos sábados anteriores ao Carnaval indo de festa em festa visitar os foliões.

Claro que todos aproveitam para tirar uma foto e dar um beijo no Gato – para dar sorte. Nesta foto abaixo, sou eu na festa do ano passado fantasiada de Cleópatra!

4e4e13ea-5f77-4119-b0ba-cadc77233b52

Então, estas são algumas características do carnaval aqui na minha cidade. O carnaval de Colônia, por exemplo, tem outras particularidades e características. E aí, ficou interessado?

Então venha conhecer o carnaval do Nordrhein-westfalen! A diversão é garantida!

Nota: Neste ano, devido ao mal tempo, o carnaval de Düsseldorf, Münster, Beckum e outras cidades foi cancelado. Não houve o desfile pois as Prefeituras acharam perigoso convidar a população a sair nas ruas com tempestade.

Related posts

Como se preparar para o teste de proficiência em alemão – TestDaF

Nathalia Vitola

O Norte da Alemanha e suas peculiaridades

Marcela Vieira

Recomeçar aos 40

Monique Abbehusen

2 comentários

Lótus Maio 21, 2016 at 3:34 am

Interessante, gostei.

Resposta
Sarah Oliveira Maio 21, 2016 at 1:14 pm

Obrigada!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação