BrasileirasPeloMundo.com
Peru Relacionamentos Multiculturais

Casar com um peruano

A pedido de uma leitora, vou escrever neste texto, sobre o meu casamento e também como é o casamento com um homem peruano.

Quando conheci meu esposo, que é peruano, não busquei informações sobre sua origem, seu país e cultura. Na verdade, para mim, o Peru era um mundo totalmente desconhecido.

Como toda mulher que conhece seu príncipe encantado, eu estava completamente apaixonada e só me preocupava com os nossos planos, só enxergava o mundo ao nosso redor e estávamos nesse tempo tendo uma amizade a distância. Ele foi umas duas vezes para o Brasil para me conhecer melhor e eu, fui pela primeira vez conhecer o Peru. Lembro-me que resolvi tomar coragem para ir sozinha, comprei minhas passagens, e quando percebi, já estava chegando em solo peruano. Muitos, não acreditavam em nossa história, as pessoas dividiam opiniões sobre nosso relacionamento a distância. Graças a Deus, minha família me apoiou em tudo, só me achavam um pouco louca, mas estavam comigo sempre que tomei qualquer decisão.

Foi um ano de namoro a distância, depois noivamos e nos casamos no Brasil, apenas no civil. Foram muitos trâmites, muitos gastos e no final deu tudo certo.

Depois do civil, voltei com ele para o Peru e nos casamos no religioso. Confesso, que não foi o casamento dos meus sonhos, afinal, as pessoas mais importantes da minha vida estavam no Brasil e 90% dos convidados eu mal conhecia. Na verdade, eles decidiram tudo para mim e esse foi o primeiro choque cultural que sofri, porém, me emocionei por estar realizando o sonho de casar com o amor da minha vida.

Um dos motivos pelos quais me fez vir para o Peru, deu-se por conta da estabilidade que meu esposo tinha aqui, além do fato de que eu estava achando o máximo sair do país, também era uma aventura.

E foi aí que eu comecei a descobrir milhares de diferenças entre nós – meu esposo e eu -, como as nossas diferenças culturais, os pensamentos, as ideologias, dentre outras coisas que uma pessoa só descobre, quando está casada e vivendo sob o mesmo teto.

Para começar, as comidas que ele comia eram todas desconhecidas para mim. Meu pensamento de fazer aquelas comidas rápidas que a gente faz em trinta minutos, porque não temos tempo suficiente devido a correria da nossa vida no Brasil, aqui não rola. Por aqui, a gente tem que preparar uma comida que passa por diversos processos e recebe temperos diferentes. Até hoje não tenho paciência para fazer as comidas peruanas.

É comum a utilização do frango nos pratos peruanos. Se deixar, eles comem frango todo o dia e eu particularmente não gosto desta proteína, sou chata para comer. Quando meu esposo me levava para visitar algum parente ou amigos, sempre tinha frango e ele tinha que inventar alguma desculpa, pois não comer a comida que te oferecem é uma desfeita.

Reconheço também, que existe uma grande diferença entre a mulher brasileira e a mulher peruana: nós somos mais livres e independentes; algumas peruanas acabam sendo mais dependentes dos seus esposos, e por diversas vezes, notei como os homens caminham a frente enquanto a mulher caminha sempre atrás.

Foram muitas etapas difíceis no meu casamento, contudo estamos conseguindo vencer porque na verdade, nosso propósito de vida era o mesmo, somos da mesma comunidade Cristã, guiados por um mesmo Deus que nos ensina apenas uma linguagem de vida e através disso, estamos aprendendo a cada dia enfrentar a barreira transcultural. Meu esposo, tem a mente um pouco mais aberta e por ser jovem, se adapta mais fácil a minha cultura e minha forma de ser.

O machismo do homem peruano

Escrevo tudo isso, porque descobri que aqui no Peru, existe um grande índice de violência contra a mulher e infelizmente, todos os dias é noticiado um caso mais chocante que o outro. Muitas mulheres aqui não tem voz para tomar decisões no casamento, os homens são extremamente machistas acreditando que as mulheres, devem sempre obedecer, além de serem donas de casa perfeitas que cozinham, lavam e cuidam dos filhos.

Para se ter uma ideia, Arequipa, a cidade onde vivo é a segunda cidade do país com maior índice de violência contra a mulher. Dados de uma pesquisa realizada em 2016, revelou que 74% dos entrevistados consideram que o Peru é uma sociedade machista,  21% dos entrevistados acreditam que é uma sociedade igualitária e somente 2% pensa ser uma sociedade feminista. Em torno deste machismo, estão atitudes cotidianas de violência verbal, física e sexual.

É realmente assustador e agora sabendo de tudo isso, sempre recomendo que antes de buscar um amor estrangeiro, busquem informações sobre esse tema na internet, busquem saber sobre a cultura dos outros países ao invés de entrar em um barco que possa não ter volta. E, estando longe da família pode-se passar por tudo e ninguém nunca nem ficar sabendo.

Graças a Deus tenho um bom esposo. Mas de repente, existem outras mulheres aqui ou em outros países, brasileiras ou não, que podem estar passando por situações difíceis.

E só esclarecendo: não escrevo aqui para dizer que os peruanos são homens maldosos, até porque não estou falando de 100%. Meu intuito, é apenas fazer um alerta sobre as sociedades onde ainda existe machismo, sabendo que o Peru não é o único. Se a gente for investigar há diversos países onde o machismo prevalece quase em 100%.

Related posts

Alugar ou comprar um imóvel em Lima

Viviane Naves de Alencar

Vale do Colca no Peru

Rafaela Queirós

Um passeio pelos Andes, no Peru

Viviane Naves de Alencar

30 comentários

Felippe Julho 17, 2017 at 12:45 pm

Jessica, bom dia!
Adorei o relato. Estou com uma namorada peruana, quase 1 ano. Irei noivar em setembro. Como é a mulher peruana?

Resposta
Jéssica Soares Julho 17, 2017 at 5:59 pm

Oun dificil falar, só posso te dizer que nao é nada facil um casamento transcultural. E que a cultura peruana é muito diferente da nossa. Os dois com certeza vao enfrentar um grande choque cultural ao casar, mas se existe um verdadeiro amor, podem enfrentar os problemas juntos. Penso que é mais dificil para a mulher, no caso para mim é muito complicado estar longe da minha cultura e familia. Penso que para o homem é mais facil se adaptar em outro país.

Resposta
Géo Mendes Julho 17, 2017 at 7:22 pm

Ta fudido Felippe… hahahahahaha não mentira, to zuando… mas sou casado com uma peruana, não é facil… é quase como ela falou do marido dela… mas tbm depende da personalidade da pessoa, independente do país… mas to ae se quiser bater um papo, é nóis… PARABÉNS JÉSSICA pelo post

Resposta
Cassia Julho 17, 2017 at 2:03 pm

Ahh, que legal! Uma vicentina pelo mundo!

Resposta
Jan Julho 17, 2017 at 11:57 pm

Olá, bonito relato, é assim que deve se falar, sem generalizar, porque existe de todo em este mundo de Deus. Eu sou peruano, sou casado com uma brasileira há 15 anos, somos muito felizes e temos um filho de 12 anos. Eu por morar no Brasil a muito tempo já estou acostumado à forma de ser do brasileiro, mas para ser sincero eu não gosto de muitas formas de ser do brasileiro e outras sim. Eu acho que a favor do brasileiro é a forma extrovertida de ser e a favor do peruano é o ser mais familia com a esposa e os filhos, deixando mais uma vez claro que não estou generalizando, porque existe dos dois tipos nos dois paises. Estamos indo morar no Peru, na minha terra, Trujillo ano que vem, certamente que ela e meu filho já conhecem e gostam de lá, e outra coisa, nós do norte somos mais extrovertidos que o pessoal do sul, eles são bem mais fechados “sem generalizar”. Abraços.
Obs: Ela cozinha a comida peruana muito bem e nunca morou lá rsrs.

Resposta
Erika Julho 17, 2017 at 11:59 pm

Desculpa más vc só fala por falar menina !

Eu moro em SP. faz dez anos conheço São Vicente e falar “CUIDADO OS HOMENS PERUANOS SÃO MACHISTAS”
Me poupe!!!!
Países Latinos são machistas e aqui em Brasil não é diferente.
Sou casada tenho um filho de 20 anos e ele sabe fazer de tudo em casa e eu ensine para que ele faza suas coisas sozinho.
Não tem nada de errado que o homem saiba fazer as coisas de casa.
Meu irmão sabe fazer tudo se casou com uma Boliviana que não sabia fazer nada,ele ensina a ela a fazer as coisas de casa.
Machistas!!!! Kkkkk
Que as mulheres vão atrás kkkk
Eu vou atrás pq gosto de olhar as lojas como toda mulher e até vc faz isso kkkk…
Vc vai achar de tudo em qualquer lugar.
E sou Cristã.
Deus te abençoe ??

Resposta
Leticia Agosto 9, 2017 at 4:09 am

Desculpa, moro no Peru há quase três anos e eles são muito peruanos sim!
Muito mais que brasileiros e de uma forma diferente.
Eu sendo solteira aqui sofri muito com o preconceito dos homens.
Não é falar por falar. Meus amigos peruanos dizem o mesmo deles.
É um choque cultural grande!

Resposta
Marcela Agosto 6, 2017 at 1:47 pm

Ai que medo!!!! Namoro um peruano. Mas quero trazê-lo ao Brasil. Apesar de gostar muito de Lima, não sei se gostaria de viver lá.
Eu recusei pollo a la brasa na casa da avó dele, devem me amar. Além disso, tenho um filho do meu ex marido é uma tatuagem, tudo que adoram.

Resposta
Jéssica Soares Agosto 7, 2017 at 5:28 pm

Marcela, eu me casei com um peruano e meu esposo é super tranquilo. Lima é uma cidade que nao é tao tradicional como arequipa e tem muitos brasileiros vivendo lá. O problema de Lima é que a cidade é tao violenta como algumas cidades do Brasil, o indice de violencia é bem grande.
Neste texto eu falo de que aqui tambem existe o machismo, assim como em outros paises, do meu ponto de vista e por dados sobre o indice de violencia.

Resposta
Sheila Agosto 8, 2017 at 2:09 am

Eu namorei um
Peruano e terminei pelo machismo dele por achar que toda mulher tem que ser submissa, ciumento ao extremo, desconfiado ao extremo, pão duro ao extremo, muito difícil q convivência, sorte a tua de ter encontrado um peruano gente boa porq a minha experiência foi péssima com essa raça

Resposta
leonardo Fevereiro 28, 2018 at 10:20 pm

kkkkkkkk poxa, escolheu um peruano errado.
nem todos são assim; é que nem matéria de faculdade… tem que fazer pesquisa.

e sou Peruano kkkk

Resposta
Luana Dezembro 9, 2018 at 2:53 pm

Sheila tive a mesma experiência que você. E pra acrescentar, ainda foi mentiroso e cafageste. Só depois de vários meses de namoro descobri que ele era casado e tinha filhos. Ele sempre me falou que era solteiro e não tinha filhos.

Resposta
Roseane Agosto 30, 2017 at 10:49 am

Estou começando com um peruano como eu sei que ele realmente me ama ou se gosta de mim ele sempre que nos falamos me chama de sua rainha e diz que vai vim ao Brasil e que me ama e quer está ao meu lado será verdade fico meu pé atrás pois às vezes ele fica oline mas não fala comigo

Resposta
Ann Moeller Agosto 30, 2017 at 1:02 pm

Ola Roseane,te convidamos a ler os textos sobre relacionamentos online e muita cautela para não ser mais uma vítima. Equipe BPM
http://www.brasileiraspelomundo.com/category/relacionamentos-online

Resposta
Suelene Alves Setembro 11, 2017 at 2:45 pm

Percebi que você era do litoral, quando vi a foto e logo pensei: “Nossa, parece São vicente rs”, ai qd leio sua pequena biografia, Bingo!!! Não é que vc é mesmo de São Vicente rsrsrsrs…..
Jessica, vejo minha vida na sua rsrs. Sou de São Vicente e vou me casar com um peruano em março do ano que vem, pertencemos a mesma comunidade cristã e depois do casamento me mudo para o Peru com ele.
Queria saber se vc poderia compartilhar comigo como foi o processo do casamento civil. Vc fez o civil em São Vicente mesmo? Poderia me passar informações? as vezes me sinto tão perdida…agradeceria muito se vc pudesse me ajudar com isso

Ameiiii a sua história,
Obrigada por compartilhar.
Que Deus te abençoe!

Resposta
amelia Outubro 10, 2017 at 6:12 pm

Oi… super me identifiquei com seu texto…kkkk eu e meu noivo moramos no Brasil mas iremos casar no religioso no Peru, você tem alguma dica…pls pls

Resposta
Angel Outubro 11, 2017 at 4:32 pm

Namorei com um peruano é realmente é vdd ele era muito machista …me ofendeu muito tô com meu coração despedaçado pq ele largou o país dele dizendo que me amava e chegou aqui me assustou muito o jeito dele …me tratou muito mal …tô passando com psicologa p tentar me erguer ?

Resposta
marino paredes Outubro 29, 2017 at 5:48 pm

quero falar com a senhora sou peruano ja casei aqui no brasil e preciso casar de novo la no Peru por favor que docuementos minha esposa precisa levar pra la ekla esta entrando como turista que tenho que fazer para que ela fique permanente me responda vou dexar meu whatsapp e urgente obrigado 98981447996 por favor pelo meu gmail

Resposta
Daniele Novembro 20, 2017 at 10:50 pm

Sou Brasileira e sou casada com um peruano, o meu maior problema aquí no Peru é a comida, meu Deus, é horrível você sair para comer na casa de algum familiar e nada do que te oferecem Te agrada , e ter que lidar com as pessoas te olhando diferente quando você recusa a comida.

Resposta
LUIZ CARLOS DOS SANTOS Dezembro 2, 2017 at 6:54 pm

CADA FALA O QUE QUER CERTO E SAIR DO BRASIL PRÁ SE CASAR NO PERÚ OU VISE E VERSA É COMPLICADO MESMO COM TUDO QUE EU VEJO FALAR QUANDO UMA MULHER BRASILEIRA SE CASA COM HOMEM PERUANO PASSA A SER DOMINADA E ESCRAVA NÄO TEM VEZ NA VOZ E AS LEIS DO PERÚ SÓ APOIAM MAIS OS HOMENS POR MOTIVO DO MACHISMO QUE É RADICAL MESMO E QUANDO UMA MULHER BRASILEIRA OU NÄO É AGREDIDA QUE PROCURA A LEI É NEGADA MESMO TEM QUE APANHAR E FICAR QUIETA NA BOA CERTO? MAIS CADA UM PENSA O QUE PENSA COM TODOS OS PROBLEMAS QUE O BRASIL PASSA EU ACONSELHO A MULHER BRASILEIRA TOMAR MUITO CUIDADO AO SAIR DO BRASIL PRÁ SE CASAR OU ATÉ PRÁ TRABALHAR POIS MUITAS FORAM E NUNCA MAIS FOI ENCONTRADA E TEM O CHAMADO O TRÁFICO DE ORGÄOS PRECISA FALAR MAIS ALGUMA COISA ?

Resposta
Marcia pires Dezembro 13, 2017 at 10:42 am

Ola Jéssica to conversando com um peruano ele mora aqui no Brasil ele fala de se casar comigo mais tenho medo é como vc disse cultura diferente falei sobre isso com ele e ele falou que é a mesma coisa em qualquer lugar com certos tipos de homens mais mesmo assim tenho

medo do machismo do ciúmes doentiu querer ser submissa a ele já que não conheço muito bem mais lendo aos comentários vi que algumas mulheres que envolveram com eles tiveram decepções.Mais ele disse que gosta de mim que quer se casar comigo mais não sei tbm se e por motivo de ser casar e ficar legal aqui no Brasil mais tenho medo quando ele diz que quer vir mim conhecer eu moro no espírito santo e ele em rondonia ele mim viu no face e mim acionou e agora agente conversa pelo zap eu ja fiz muito teste com ele mais ele falou que não vai mim abadonar e vai fazer de tudo pra mim conquistar acho ele pegajoso ele parece muito carioso prtetor mais mesmo assim eu teenhho muito medo de cair numa fria
Gostei do seu relatos muito bom beijos

Resposta
Aline gomes Abril 24, 2018 at 3:25 pm

oi marcia eu estou numa situação parecida com a sua, eu sei que ele gosta de mim mais tenho muitas duvidas tb com sera viver la.

Resposta
Luana Dezembro 9, 2018 at 3:02 pm

Eu estava nomarando um peruano. Ele me enganou completamente. vinha todo carinhoso dizendo que queria casar, que me amava. Namoramos vário meses até eu descobri que ele mentiu pra mim. Ele falava que morava aqui no Brasil há muito tempo. Sempre falou pra mim que era solteiro que não tinha filhos. Descobri que ele era casado, tem esposa e filhos que moram la em Peru. Foi uma decepção pra mim.

Resposta
jaun Julho 4, 2018 at 2:23 am

que gran historia, curioso encontrar este hilo

Resposta
Odileia Ravena Outubro 1, 2018 at 9:29 pm

Oi amiga Jessica Soares, amei tua declaração. Eu namoro com um homem peruano por internet, e tua declaração me ajudou muito. Podes me enviar seu endereço do facebook? Gostaria de falar com voce sobre este tema.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 2, 2018 at 2:32 pm

Olá Odileia,
A Jéssica Soares, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Luciana Fevereiro 6, 2019 at 2:12 am

Gente tô passada com todos esses comentários..estou conhecendo um peruano pela internet mas já estou pensando em desistir …algumas histórias tem sentido mas imagina comer frango e pato todos os dias fica difícil conviver assim e ainda machista vixi acho que não dá pra mim não kkkkk boa sorte pra todos

Resposta
JULIANA Maio 8, 2019 at 7:55 pm

HUMM estou com o mesmo caso, já me disseram para tomar cuidado com peruanos… vou repensar

Resposta
Thalia Junho 23, 2019 at 4:23 am

Eu também sou casado com um peruano, só que a diferença é que ele trabalha e mora no Brasil, foi bom para mim, porque fiquei pertinho da minha família. O meu esposo é uma ótima pessoa, mas tem sobre essas coisas, faz questão de ter comida pronta, casa limpa etc. No começo foi um pouco difícil, mas depois eu mesma coloquei ele nas rédeas, agora ele me ajuda nos afazeres domésticos, cuida do nosso cachorrinho etc Não temos filhos ainda, mas é bom que ele vai treinando rs

Resposta
Sônia Julho 2, 2019 at 7:05 pm

Tô namorando um peruano e ele é muito ignorante, não posso fazer perguntas que levo fora. Diz que me ama outro dia quase me agrediu, fiquei super assustada. Não sei o que fazer amo esse homem

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação