BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Holanda

As casas holandesas

Ao procurarmos um lugar para alugar, acabamos conhecendo um pouco melhor sobre como são as casas aqui na Holanda, pois apesar de acharmos que casa é tudo igual, acabamos descobrindo que não é bem assim. Nem sempre encontramos espaços e características tão semelhantes com o que conhecemos no Brasil.

Claro que as casas não são todas iguais, mas o que vou comentar foram alguns aspectos que reparei em algumas delas.

Escadas

Antigamente, o imposto na Holanda era cobrado por metro quadrado. Para pagar menos, os holandeses, conhecidos até hoje por serem muito econômicos, resolveram construir casas estreitas. Foi assim também que surgiram as escadas estreitas.

É muito comum vermos, principalmente nas construções mais antigas, escadas com degraus pequenos onde geralmente não cabe o pé inteiro, e bem íngremes.

Se vier para cá, com certeza vai se deparar com uma dessas em museus ou restaurantes.

11903397_858925457537701_323431328_n

Janelas

As casas costumam ter janelas bem grandes.

Quando estão no térreo, é possível você ver tudo o que se passa do lado de dentro em cômodos inteiros.

É um pouco estranho no começo, esteja você do lado de dentro sendo observado ou do lado de fora parecendo um intrometido; contudo, eles não parecem se incomodar com isso. No máximo, colocam uma cortina para ter um pouco de privacidade.

Lavanderia

Não tem. Estranho, não é?

A máquina de lavar (e, às vezes, a secadora) costumam ficar em cômodos como cozinha ou banheiro. Também podem ficar em algum hall ou espaço um pouco mais “escondido”.

Além disso, as casas não têm tanque. Usam-se as pias para substituí-lo, mas não é bem a mesma coisa.

Iluminação

Na maioria das casas, a iluminação é bem discreta. É raro ter lâmpadas fortes que deixam os ambientes claros como estamos acostumados. E não é só uma questão das lâmpadas, os próprios lustres ou posição escolhida para instalá-las não são propícias a muita claridade.

Em grande parte dos espaços há abajures e luzes mais fracas que criam ambientes mais intimistas. Talvez isso justifique a necessidade de janelas tão grandes que ajudem na iluminação.

Cozinhas

Nas cozinhas, acho que não há tanta diferença.

Em muitas casas que visitei, elas são do estilo americano, ou seja, dividem espaço com a sala. Em algumas, estranhei porque não há nem o balcão de divisão e elas realmente parecem estar inclusas no espaço do sofá e da TV.

Algumas pequenas diferenças são: todas que vi até agora têm máquina de lavar louça (com isso, foi bem fácil se acostumar), a geladeira tem porta igual a dos móveis, parece camuflada, e o forno também é micro-ondas.



IMG_0924

Portas

Nenhuma porta possui maçaneta para abrir do lado de fora da casa, só abre com chave. Se você esquecer de levar a chave quando sair, ainda que seja só para pegar a correspondência, vai precisar de um chaveiro para poder entrar.

Banheiros

Em algumas casas há mais de um banheiro e podem ser divididos sendo um para tomar banho e outro com o vaso sanitário. Nem sempre há pia em todos eles.

Como em muitos países, não há lixeira, pois o papel higiênico deve ser jogado no próprio vaso.

Na maioria dos banheiros, não tem box, e sim, aquela cortininha de plástico.

Acho que essas são as principais diferenças entre nossas casas – nada com o que não consigamos nos acostumar depois de passar um tempo aqui. É muito interessante a oportunidade que temos de perceber que as coisas que nos parecem “normais” e “óbvias” só são assim por causa da sociedade e da cultura em que estamos inseridos. Se estamos acostumados com algo é porque aprendemos que isso era importante. No entanto, pessoas que não sabem que isso existe, continuam vivendo muito bem.

Related posts

Nove pontos negativos da vida na Armênia

Leticia Tostes Ortega

Sistema de saúde para crianças na Holanda

Cintia Beatrice

Hollywood é em Vancouver no Canadá

Ana Luíza Aranha

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação