A imagem turística mais citada quando se fala em Holanda é a de Amsterdã com seus bares, parques, “coffee shops”, “distrito da luz vermelha” e museus. Claro que Amsterdam é interessante e charmosa e pretendo futuramente escrever um post sobre ela mas, nesse momento, decidi sair um pouco do lugar comum e focar em outros atrativos além da cidade mais famosa da Holanda.
O meu critério de escolha foi puramente pessoal e se baseou nos primeiros passeios que fiz quando visitei o país pela primeira vez.
Sempre adorei miniaturas, sejam elas de casas, de móveis, e cidades , enfim toda a sorte de miniaturas sempre me atraíram muito. Acho fascinante ver o mundo reproduzido em tamanho menor e por isso ao conhecer Madurodam, simplesmente fiquei encantada.
Madurodam é um parque de miniaturas, ou melhor, é um parque que representa os lugares mais conhecidos da Holanda em miniatura. É de fato impressionante a qualidade das maquetes e os detalhes apresentados. Os aviões e barcos se movimentam e é possível interagir em algumas maquetes.
Fonte : Arquivo Pessoal
A minha maquete predileta é da praia…pessoas praticando kitesurf, tomando sol, jogando bola… uma graça!
O interessante é que o parque é conhecido aqui na Holanda como uma atração turística infantil, mas eu particularmente amei e acho que é para todas as idades.
Fonte : Arquivo Pessoal
Fundado em 1952 (pela família Maduro) Madurodam, tem restaurantes (onde é possível se fazer eventos) e lojas. O único ponto desfavorável é que fica á céu aberto , por isso o dia da visita tem que ser bem escolhido. Quando visitei estava um vento congelante, mesmo achando que ia virar um cubo de gelo, me mantive firme e forte e valeu a pena.
Fonte : Arquivo Pessoal
O parque fica en Den Haag (Haia), o valor é de 15,50 euros por pessoa, mas é possível comprar o ticket familiar, que sai mais barato.
Mais informações ver aqui www.madurodam.nl
Sendo uma apaixonada por História, não podia deixar de visitar o famoso Castelo Muiderslot localizado em Muiden.
Muiderslot tem tudo o que um castelo tem que ter, ao menos na minha imaginação: ponte levadiça, fosso, masmorra, canteiro de ervas, falcões e ponteiras anti-bruxas. Sim isso mesmo, ponteiras anti- bruxas.
Fonte : arquivo pessoal
Mas antes de escrever mais sobre esse interessante objeto, ou seja lá o que for, é interessante saber um pouco mais sobre esse castelo que por sinal é o mais conhecido da Holanda.
Muiderslot teve sua construção iniciada pelo Conde Floris V em 1285, que para arrecadar dinheiro para sua obra arquitetônica passou a cobrar pedágio dos barcos que quisessem atravessar o rio Vecht. Extraordinariamente para a sua época, Floris não fazia tantas distinções sociais e por isso era adorado pelos pobres. Após sua morte o castelo foi destruído e só voltou ser reconstruído novamente por outro Conde em 1370.
Fonte : Arquivo Pessoal
O Castelo foi residência de muitos intelectuais, tais como Jacob Cats, Joost van den Vondel e Pieter Corneliszoon Hoof (esse último considerado o Shakespeare holandês).
Internamente o castelo também está em perfeito estado de conservação e é possível ver como e o que as pessoas comiam e se vestiam, as salas de armas, os quartos de dormir, enfim o dia a dia de uma grande casa medieval. Para quem é apaixonado por história como eu, a visita vale muito a pena. E foi assim prestando atenção em todos os detalhes que me deparei com algo no mínimo interessante e que apelidei de ponteiras anti-bruxas. Olhando para o teto durante o tour, notei várias ponteiras de ferro. Fiquei quebrando a cabeça para saber o que seria aquilo, seria uma moda de decoração da época? Até que o guia explicou que o objetivo das ponteiras era deter as bruxas, que certamente entrariam voando…. Hã ???!!! Isso mesmo – na Idade Média, as pessoas de fato acreditavam em bruxas (na verdade acho que até hoje, não?) e que elas voavam. Com medo de que as bruxas entrassem voando pelas janelas do castelo as pessoas colocaram as ponteiras para que as bruxas, ao entrarem, batessem nelas e caíssem . Prático, não é mesmo? Bom, até aonde eu saiba até hoje não pegaram nenhuma….ou elas não entraram voando!
Fonte : Arquivo Pessoal
O castelo tem várias atividades interativas para adultos e crianças como vestir armaduras, testar espadas e roupas, assim como demonstração de falcões.
Fonte: Arquivo Pessoal
Claro que não podia faltar a lojinha de souveniers e o restaurante….
Dica importante: é possível fazer a visita guiada tanto em inglês quanto em holandês.
Fonte : Arquivo Pessoal
Para completar a visita, vale a pena dar uma volta pela “dorp” (vila) de Muiden , onde fica localizado o castelo. A vila é charmosíssima, com lojas e cafés cheios de estilo.
O valor da entrada é de 13,50 euros por adulto e para crianças de 4 a 11 anos 9,00 euros por criança.
Obtenha mais informações no site do castelo: www.muiderslot.nl .
Outro passeio muito interessante e cheio de charme é o passeio de barco pelos canais de Amsterdã; tá, tudo bem, eu disse que não ia falar de Amsterdã nesse post, mas não posso deixar de citar o passeio pelos canais.
Fonte : Arquivo Pessoal
Entre curvas e mais curvas pode-se apreciar melhor a arquitetura da cidade, já que de barco não se fica trombando com as pessoas nas calçadas (porque Amsterdã é sempre cheia de turistas) e saber um pouco mais de sua história. É possível também ter uma visão melhor das famosas casas-barco que fizeram sucesso no Brasil anos atrás devido a uma novela global.
Fonte : Arquivo Pessoal
Para esse passeio, obviamente o melhor é um dia de sol, então verificar bem a previsão do tempo antes de comprar os ingressos é imprescíndivel.
Em frente à Estação Central de Amsterdã existem várias empresas que vendem o tour pelos canais, assim é possível escolher a melhor opção.
E quando vier à Holanda não deixe de fazer esses passeios, mas lembre-se de sempre consultar a previsão do tempo!!!
6 Comments
Sou louca pra conhecer a Holanda!!! Adorei as dicas! baci
OI Carla
Que bom que gostou !!!! Venha assim, a Holanda tem lugares lindos e atrativos muito interessantes. Beijos
Cíntia, gostei do seu post! Não conheço a Holanda, mas quando fizer esta viagem vou me lembrar das suas dicas! Grande beijo! Saudades!
Oi Carlos,
Obrigada fico feliz que tenha gostado das dicas. Voce vai adorar a Holanda. Também saudades. beijos
Obrigado pelas dicas! Quase que perco de ir a este Castelo, vou dia 08?06 para Amsterdam e ainda não sabia nada sobre ele. bjo
Que bom Regina !!! Voce vai gostar tenho certeza. Boa viagem !!! Abraços.