BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Turismo Pelo Mundo

Miniaturas, castelo e canais na Holanda

A imagem turística mais citada quando se fala em Holanda é a de Amsterdã com seus bares, parques, “coffee shops”, “distrito da luz vermelha” e museus. Claro que Amsterdam é interessante e charmosa e pretendo futuramente escrever um post sobre ela mas, nesse momento, decidi sair um pouco do lugar comum e focar em outros atrativos além da cidade mais famosa da Holanda.

O meu critério de escolha foi puramente pessoal e se baseou nos primeiros passeios que fiz quando visitei o país pela primeira vez.

Sempre adorei miniaturas, sejam elas de casas, de móveis, e cidades , enfim toda a sorte de miniaturas sempre me atraíram muito. Acho fascinante ver o mundo reproduzido em tamanho menor e por isso ao conhecer Madurodam, simplesmente fiquei encantada.

Madurodam é um parque de miniaturas, ou melhor, é um parque que representa os lugares mais conhecidos da Holanda em miniatura. É de fato impressionante a qualidade das maquetes e os detalhes apresentados. Os aviões e barcos se movimentam e é possível interagir em algumas maquetes.

CIMG0360

Fonte : Arquivo Pessoal

A minha maquete predileta é da praia…pessoas praticando kitesurf, tomando sol, jogando bola… uma graça!

O interessante é que o parque é conhecido aqui na Holanda como uma atração turística infantil, mas eu particularmente amei e acho que é para todas as idades.

CIMG0399

 Fonte : Arquivo Pessoal

Fundado em 1952 (pela família Maduro)  Madurodam, tem restaurantes (onde é possível se fazer eventos) e lojas. O único ponto desfavorável é que fica á céu aberto , por isso o dia da visita tem que ser bem escolhido. Quando visitei estava um vento congelante, mesmo achando que ia virar um cubo de gelo, me mantive firme e forte e valeu a pena.

CIMG0364

Fonte : Arquivo Pessoal  

O parque fica en Den Haag (Haia), o valor é de 15,50 euros por pessoa, mas é possível comprar o ticket familiar, que sai mais barato.

Mais informações ver aqui www.madurodam.nl

Sendo uma apaixonada por História, não podia deixar de visitar  o famoso Castelo Muiderslot localizado em Muiden.

Muiderslot tem tudo o que um castelo tem que ter, ao menos na minha imaginação: ponte levadiça, fosso, masmorra, canteiro de ervas, falcões e ponteiras anti-bruxas. Sim isso mesmo, ponteiras anti- bruxas.

Muiden-20120424-00112

Fonte : arquivo pessoal

Mas antes de escrever mais sobre esse interessante objeto, ou seja lá o que for, é interessante saber um pouco mais sobre esse castelo que por sinal é o mais conhecido da Holanda.

Muiderslot  teve sua construção iniciada pelo Conde Floris V em 1285, que para arrecadar dinheiro para sua obra arquitetônica passou a cobrar pedágio dos barcos que quisessem atravessar o rio Vecht. Extraordinariamente para a sua época, Floris não fazia tantas distinções sociais e por isso era adorado pelos pobres. Após sua morte o castelo foi destruído e só voltou ser reconstruído novamente por outro Conde em 1370.

Muiden-20120424-00102

Fonte : Arquivo Pessoal

O Castelo foi residência de muitos intelectuais, tais como Jacob Cats, Joost van den Vondel e Pieter Corneliszoon Hoof (esse último considerado o Shakespeare holandês).

Internamente o castelo também está em perfeito estado de conservação e é possível ver como e o que as pessoas comiam  e se vestiam, as salas de armas, os quartos de dormir, enfim o dia a dia de uma grande casa medieval. Para quem é apaixonado por história como eu, a visita vale muito a pena. E foi assim prestando atenção em todos os detalhes que me deparei com algo no mínimo interessante e que apelidei de ponteiras anti-bruxas. Olhando para o teto durante o tour, notei várias ponteiras de ferro. Fiquei quebrando a cabeça para saber o que seria aquilo, seria uma moda de decoração da época? Até que o guia explicou que o objetivo das ponteiras era deter as bruxas, que certamente entrariam voando…. Hã ???!!! Isso mesmo – na Idade Média, as pessoas de fato acreditavam em bruxas (na verdade acho que até hoje, não?) e que elas voavam. Com medo de que as bruxas entrassem voando pelas janelas do castelo as pessoas colocaram as ponteiras para que as bruxas, ao entrarem, batessem nelas e caíssem . Prático, não é mesmo? Bom, até aonde eu saiba até hoje não pegaram nenhuma….ou elas não entraram voando!

Muiden-20120424-00106

Fonte : Arquivo Pessoal

O castelo tem várias atividades interativas para adultos e  crianças como vestir armaduras, testar espadas e roupas, assim como demonstração de falcões.

IMG_3069

Fonte: Arquivo Pessoal

Claro que não podia faltar a lojinha de souveniers e o restaurante….

Dica importante: é possível fazer a visita guiada tanto em inglês quanto em holandês.

Muiden-20120424-00104

Fonte : Arquivo Pessoal

Para completar a visita, vale a pena dar uma volta pela “dorp” (vila) de Muiden , onde fica localizado o castelo. A vila é charmosíssima, com lojas e cafés cheios de estilo.

O valor da entrada é de 13,50 euros por adulto e para crianças de 4 a 11 anos 9,00 euros por criança.

Obtenha mais informações no site do castelo:  www.muiderslot.nl .

Outro passeio muito interessante e cheio de charme é o passeio de barco pelos canais de Amsterdã; tá, tudo bem, eu disse que não ia falar de Amsterdã nesse post, mas não posso deixar de citar o passeio pelos canais.

IMG_3217

Fonte : Arquivo Pessoal

Entre curvas e mais curvas pode-se apreciar melhor a arquitetura da cidade, já que de barco não se fica trombando com as pessoas nas calçadas (porque Amsterdã é sempre cheia de turistas) e saber um pouco mais de sua história. É possível também ter uma visão melhor das famosas casas-barco que fizeram sucesso no Brasil anos atrás devido a uma novela global.

IMG_3221

Fonte : Arquivo Pessoal

Para esse passeio, obviamente o melhor é um dia de sol, então verificar bem a previsão do tempo antes de comprar os ingressos é imprescíndivel.

 

Em frente à Estação Central de Amsterdã existem várias empresas que vendem o tour pelos canais, assim é possível escolher a melhor opção.

E quando vier à Holanda não deixe de fazer esses passeios, mas lembre-se de sempre consultar a previsão do tempo!!!

Related posts

Dicas para conhecer Portugal? Comece pelo Minho

Giselle Costa

10 Atrações imperdíveis na Arábia Saudita

Diene Buffon

Dicas de turismo em St. Augustine, na Flórida

Joana Miller

6 comentários

Carla Guanais Janeiro 25, 2015 at 4:20 pm

Sou louca pra conhecer a Holanda!!! Adorei as dicas! baci

Resposta
Cintia Beatrice Janeiro 25, 2015 at 7:34 pm

OI Carla

Que bom que gostou !!!! Venha assim, a Holanda tem lugares lindos e atrativos muito interessantes. Beijos

Resposta
Carlos Maniçoba Janeiro 26, 2015 at 12:54 pm

Cíntia, gostei do seu post! Não conheço a Holanda, mas quando fizer esta viagem vou me lembrar das suas dicas! Grande beijo! Saudades!

Resposta
Cintia Beatrice Janeiro 26, 2015 at 9:32 pm

Oi Carlos,

Obrigada fico feliz que tenha gostado das dicas. Voce vai adorar a Holanda. Também saudades. beijos

Resposta
Regina Abril 16, 2015 at 6:14 pm

Obrigado pelas dicas! Quase que perco de ir a este Castelo, vou dia 08?06 para Amsterdam e ainda não sabia nada sobre ele. bjo

Resposta
Cintia Beatrice Abril 16, 2015 at 8:50 pm

Que bom Regina !!! Voce vai gostar tenho certeza. Boa viagem !!! Abraços.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação