BrasileirasPeloMundo.com
Estônia Páscoa Pelo Mundo

Celebração da Páscoa na Estônia

Celebração da Páscoa na Estônia.

Apesar da Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa serem feriados nacionais na Estônia, essa data festiva carrega um valor mais simbólico do que religioso para os estonianos: a transição do inverno para a primavera.

Sendo um país pouco religioso, a maioria dos feriados católicos são celebrados aqui quase como um ritual de passagem e uma data especial para se reunir com a família. O feriado de Páscoa representa, para os estonianos, o fim do período escuro (quando as noites são mais longas que o dia) para um período de luz, sol e temperaturas mais amenas.

No Domingo de Ramos, é costume comprar ramos de salgueiro para decorar a casa. Nessa época, é possível encontrá-los em todos os lugares, e os ramos representam a natureza que está reflorescendo, os pássaros que voltam a cantar, e o verde que começa a despontar nos campos e florestas.

Durante o Domingo de Páscoa, a família se reúne o dia todo para almoçar, jogar jogos de mesa, conversar e, principalmente, colorir ovos de Páscoa. Os ovos de galinha sao cozidos com corantes de alimentos ou casca de cebola roxa (para dar um tom lilás ao ovo) ou cebola dourada (para um tom acobreado). Depois de cozidos, há uma brincadeira chamada “munade koksimine” (choque de ovos) onde cada um segura um ovo cozido, e com um pareceiro “choca” um ovo contra o outro. O ovo que quebrar, perde o jogo, e o ganhador continua chocando com outros ovos até haver apenas um ovo inteiro – este será o ganhador.

Leia também: Páscoa na Eslovênia

Celebração da Páscoa na Estônia

Além das brincadeiras, a comida é muito importante nesse dia. Se acostuma a colocar uma mesa farta com comida tradicional estoniana: batatas cozidas, carne de porco, molhos e conservas. De sobremesa, não pode faltar a tradicional Pasha – um doce feito a partir de ricota, que é branco (para representar o Cordeiro de Deus) e triangular (representando a Igreja). Além da ricota, se adiciona à Pasha manteiga, creme de leite, ovos, uvas passas, amêndoas, baunilha, frutas cristalizadas e especiarias.

A Pasha é um doce tradicional russo geralmente preparado por cristãos ortodoxos, que as preparam durante a Semana Santa para serem levadas à Igreja no Sábado de Aleluia, para receber a benção. A Estônia conta com aproximadamente 30% da sua população sendo de origem russa, então muitas tradições de Páscoa ainda são celebradas por essas famílias aqui.

Outra atividade que se torna mais especial durante o feriado de Páscoa na Estônia é brincar em um balanço tradicional – é um balanço grande de madeira, onde você pode ficar de pé ou sentado, dos dois lados do balanço. Cada lado deve se mover para fazê-lo funcionar.

Balanço Estoniano. Fonte: http://tallinn2011.1kdigital.com

O Museu a Céu Aberto oferece um evento especial para quem quiser conhecer mais sobre o feriado e participar de atividades tradicionais estonianas para esse dia.

Boa Páscoa a todos e que a primavera chegue logo para nós aqui na Estônia!

Related posts

A Celebração da Páscoa na China

Christine Marote

Páscoa nas Filipinas

Tati Sato

Páscoa na Romênia

Bruna Roland

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação