BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Espanha

Celebrando a Semana Santa na Espanha

pixabay

Semana Santa na Espanha.

A Páscoa está se aproximando e pensei que seria uma boa oportunidade de falar um pouco de como celebram a Semana Santa na Espanha. Como todas as demais festas, cada comunidade tem seus próprios costumes. Mas se você associa a festa de Páscoa a supermercado cheio de chocolates, aqui está bem longe disso.
Se tiver muita sorte, quem sabe conseguirá encontrar dois ou três modelos diferentes de ovos de Páscoa no mesmo supermercado, em alguma estante, em alguma esquina. Aqui ninguém vai dar de presente aos seus amigos, professores ou familiares um chocolate. Para falar bem a verdade, o domingo de Páscoa não é um dia para dar presentes como no Brasil.

Então o que eles celebram? Pois a Semana Santa! Essa semana antes do domingo de Páscoa é o feriado escolar que as famílias aproveitam para descansar, viajar e tomar um fôlego antes do último trimestre escolar. As festas são celebradas com muita emoção e as pessoas estão dia e noite nas ruas de várias cidades, onde podemos encontrar uma mistura de cores, flores, música e esculturas religiosas. As festas mais tradicionais estão no sul da Espanha , com procissões e costumes muito antigos com os quais são lembradas a paixão e a morte de Jesus Cristo, sendo Sevilha a mais conhecida internacionalmente por sua natureza espetacular e pela intensidade com que seus cidadãos vivem. A cidade atrae muitos turistas que vão em busca dessa riqueza cultural e única além de pratos típicos dessa época.

As festas são celebradas assim:
Domingo de Ramos – o dia em que é comemorada a chegada de Jesus em Jerusalém;
Quinta-feira Santa – a instituição da Eucaristia na Última Ceia de Cristo;
Sexta-feira Santa – a morte de Jesus na cruz;
Domingo de Páscoa – o regresso à vida de Jesus e sua ascensão ao céu são celebrados, de acordo com a tradição cristã;
Segunda-feira – em alguns lugares, o feriado continua e é o dia em que as famílias se reúnem para almoçar ou lanchar. Os padrinhos levam aos seus afilhados a famosa Mona de presente (quase sempre até que a criança faça a primeira comunhão). Oferecer uma Mona é uma tradição antiga que tem como principal significado simbolizar o final da quaresma. Antes, a Mona era como um bolo e, pouco a pouco, foi sendo decorada e feita em vários formatos. Hoje, existem muitas confeitarias que realizam concursos para escolhar qual é a Mona mais bonita. Porém, as mais vendidas são as decoradas com as personalidades mais famosas do ano, desde personagens de filmes, como Carros ou princesas, até figuras como Messi ou Neymar.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Espanha

E porque as procissões atraem tantos turistas? De acordo com a história: “A origem das procissões da Semana Santa remonta ao final do século 13, quando surgiram as irmandades penitenciais e com elas os desfiles de congregações flagelantes que bateram suas costas para expiar seus pecados. Atualmente, este costume de flagelação é preservado em San Vicente de la Sonsierra (La Rioja). Também na antiguidade foram realizadas representações teatrais das passagens da Paixão de Jesus Cristo, e mais tarde essas dramatizações foram substituídas. A inclusão das imagens nas procissões ocorreu a partir do século XVII. Embora a celebração deste evento tenha suas próprias características em diferentes áreas da Espanha, há uma série de características comuns. Em procissões, uma ou mais “cofradías” ou fraternidades carregam em seus ombros, ou em uma plataforma com rodas, um passo com esculturas que representam a Paixão de Cristo, imagens de virgens ou santos. Estas esculturas religiosas pertencem a igrejas e muitas são valiosas peças de arte religiosa espanhola com mais de cinco séculos de antiguidade. Outro dos traços distintivos das procissões é a roupa dos nazarenos, ou penitentes. Em suas cabeças eles tomam o denominado “capirote”, um chapéu com forma cônica de que cai um tecido que lhes esconde o rosto. Nazarenos muitas vezes carregam cruzes ou flagelos e podem até andar descalços em cumprimento de qualquer promessa.

pixabay

Também existem várias celebrações em formatos diferentes que vocês podem consultar neste site: 10 tradições para desfrutar na semana santa

Leia também: culinária espanhola

Eu vou seguindo também a nossa tradição brasileira e preparo uma cesta de Páscoa com os meus filhos no sábado, daquela bem tradicional, com caixa de sapatos decorada com papel de seda, e deixamos pertinho da porta para que pela noite passe o coelhinho e nos deixe alguns ovinhos.
Afinal, são esses pequenos detalhes que serão lembrados das suas infâncias!

Related posts

Por que conhecer as quatro províncias da Catalunha

Carolina Lauzen

Como se locomover em Barcelona

Carolina Lauzen

Filho de pai espanhol, também precisa ser registrado na Espanha

Susana Sawa Toledo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação